Brasil bate Turquia em prévia olímpica e já garante a prata

Brasil bate Turquia em prévia olímpica e já garante a prata

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:11

Gazeta

Em uma prévia dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, a Seleção Brasileira venceu a Turquia por 3 sets a 1 na madrugada deste domingo, com parciais de 25/21, 23/15, 25/20 e 25/15, em Ningbo-CHI. Desta forma, o time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães se despede do Grand Prix e garante, pelo menos, a medalha de prata.

Com quatro vitórias e uma derrota na fase final, o Brasil encerra sua campanha com 13 pontos ganhos. Para ficar com o título, a Seleção precisa torcer por um improvável triunfo dos invictos Estados Unidos sobre a China em confronto marcado para a manhã deste domingo. A Turquia, por sua vez, tem o bronze assegurado.

Ainda que esteja com um time reserva, já que as titulares ficaram treinando para os Jogos Olímpicos de Londres, os Estados Unidos, time considerado por Zé Roberto como favorito ao ouro na Inglaterra, tem boas chances de conquistar o terceiro título consecutivo do Grand Prix - a Seleção Brasileira ficou com a prata nas duas últimas temporadas.

Apontada como uma das seleções que mais evoluíram nas últimas temporadas, a Turquia, comandada pelo brasileiro Marco Aurélio Motta, com passagens pelas seleções do Brasil e da Itália, se prepara para disputar os Jogos Olímpicos pela primeira vez na história - a estreia em Londres, por sinal, será diante da equipe de Zé Roberto, no dia 28 de julho.

Após decepcionar na Copa do Mundo-2011 e oscilar na primeira fase do Grand Prix, a Seleção Brasileira ganhou confiança na fase final do torneio. Diante da Turquia, Zé Roberto mantave o time titular com Fernandinha, Sheilla, Adenízia, Fernanda Garay, Paula Pequeno e Thaísa, mas viu outras jogadoras se destacarem durante o confronto, como Jaqueline e Fabiana.

Responsável por 19 acertos, 11 de ataque, cinco de bloqueio e três de saque, Thaísa foi a maior pontuadora do Brasil. Já Sheilla, que completou 29 anos, fez 13 tentos, 11 de ataque, um de bloqueio e um de saque. A maior pontudora da partida foi a turca Darnel, que anotou 20 tentos, 17 de ataque, um de bloqueio e dois de saque.

Superior nos primeiros momentos do confronto, o Brasil abriu 5/0. Zé Roberto chegou a trocar Fernandinha e Sheilla por Fabíola e Mari, mas desfez as alterações diante da queda de rendimento da equipe. O time nacional manteve uma vantagem segura durante todo o primeiro set e fechou em 25/21 com um ponto de Thaísa. Em alguns momentos, Camila Brait foi aproveitada no fundo ao lado da líbero Fabi.

Depois de um início marcado pelo equilíbrio no segundo set, a Turquia fez 11/10 e passou a ditar o ritmo. Insatisfeito, Zé Roberto fez uma série de alterações durante a parcial, colocando Jaqueline, Mari, Fabíola e Fabiana. O Brasil chegou a reagir com bons saques de Fernandinha e diminuiu a vantagem para um ponto (23/22), mas as turcas fecharam em 25/23 após um toque na rede do bloqueio da Seleção.

No terceiro set, as duas seleções se alternaram na liderança até o momento em que o Brasil fez 13/12 em um inusitado de bloqueio de Fernandinha, 1,72m. Mantida no lugar de Paula Pequeno, Jaqueline teve papel fundamental, assim como Fabiana, que substituiu Adenízia, na vitória por 25/20 após um ataque para fora das turcas.

Embalada, a Seleção Brasileira abriu 5/1 logo de cara no quarto set e permaneceu à frente no placar até o final da parcial. Mantida na equipe, Fabiana cresceu ainda mais, especialmente pela série de pontos no bloqueio. O último tento da equipe de Zé Roberto veio em um ataque de Jaqueline, que fechou em 25/15.

 


Leia também: Guiame

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições