MENU

Brasil chega ao Circuito Mundial com time mais forte dos últimos dez anos

Brasil chega ao Circuito Mundial com time mais forte dos últimos dez anos

Atualizado: Sexta-feira, 25 Fevereiro de 2011 as 2:43

O Circuito Mundial de 2011 começa com a dúvida sobre a aposentadoria do americano Kelly Slater e uma certeza para o Brasil: o país tem, sim, o time mais forte dos últimos dez anos. Desde 2001, com Teco Padaratz e Guilherme Herdy, o surfe verde-amarelo não chegava a uma temporada com dois atletas no top 16. Isso graças a Adriano de Souza, o Mineirinho, e Jadson André. Alejo Muniz, novato na elite e revelação de 2010, Raoni Monteiro e Heitor Alves completam o quinteto. A janela de espera abre neste sábado e vai até dia 9, na Gold Coast australiana.  

Mineirinho, décimo do ranking, e Jadson, 13º, escaparam com tranquilidade da degola no ano passado. Neco Padaratz e Marco Polo caíram no corte que reduziu de 45 para 34 o número de surfistas na elite. Alejo, Raoni e Heitor se classificaram pela divisão de acesso, o WQS.

No distante ano de 2000, Teco, assim como Mineiro em 2010, terminou como décimo do ranking. Herdy chegou logo atrás, em 12º, numa temporada em que o Circuito Mundial era mais verde e amarelo. O Brasil tinha outros sete surfistas. Peterson Rosa (18º), Renan Rocha (19º) e Armando Daltro (21º), Fábio Gouveia (24º), Neco Padaratz (27º), Victor Ribas (32º) e Yuri Sodré (39º). Desses, apenas Neco e Yuri continuam disputando etapas do WQS.

Para 2011, as apostas brasileiras se dividem. Se em um lado estão os favoritos Mineiro e Jadson são favoritos, no outro se destacam um novato e dois veteranos. Agora mais experientes, Heitor e Raoni voltam depois de terem caído para a "Segundona". Alejo chega ostentando o troféu de revelação da ASP.

Mineirinho e Jadson foram personagens importantes no décimo título mundial de Kelly Slater. O americano perdeu a final da etapa brasileira, em Imbituba, para o potiguar Jadson. Em Porto Rico, garantiu o caneco ao vencer uma polêmica bateria contra o paulista Mineirinho - saiu da água reclamando muito de uma suposta interferência e chamou a situação de "ridícula". Disse que o brasileiro o fez lembrar Andy Irons, falecido dias antes .

Slater não teve uma boa recepção na Gold Coast. Durante um treino, sofreu um corte na cabeça , depois de ser atingido por sua prancha. Recuperado, foi à festa de gala, recebeu o troféu e o dedicou a Andy Irons.

Se as ondas estiverem boas neste sábado, o americano vai estrear contra o australiano Kai Otton e um surfista convidado. Mineirinho e Alejo estão na mesma bateria, junto com o aussie Joel Parkinson. Raoni também terá uma estreia difícil. Vai enfrentar o defensor do título da etapa, o australiano Taj Burrow, e o havaiano Fred Patacchia. Heitor vai encarar os aussies Adrian Buchan e Julian Wilson. Jadson terá como adversários o americano Damien Hobgood e o português Tiago Pires. No feminino, o Brasil terá Silvana Lima e Jacqueline Silva.

Primeira fase masculina na Gold Coast:

1: Adrian Buchan (AUS), Heitor Alves (BRA), Julian Wilson (AUS)

2: Bede Durbidge (AUS), Matt Wilkinson (AUS), Gabe Kling (EUA)

3: Mick Fanning (AUS), Bobby Martinez (EUA), Cory Lopez (EUA)

4: Taj Burrow (AUS), Fredrick Patacchia (HAV), Raoni Monteiro (BRA)

5: Jordy Smith (AFS), Patrick Gudauskas (EUA), convidado

6: Kelly Slater (EUA), Kai Otton (AUS), convidado

7: Owen Wright (AUS), Taylor Knox (EUA), Dusty Payne (HAV)

8: Jeremy Flores (FRA), Brett Simpson (EUA), Josh Kerr (AUS)

9: Adriano de Souza (BRA), Joel Parkinson (AUS), Alejo Muniz (BRA)

10: Michel Bourez (TAH), C.J. Hobgood (EUA), Daniel Ross (AUS)

11: Chris Davidson (AUS), Kieren Perrow (AUS), Adam Melling (AUS)

12: Jadson André (BRA), Damien Hobgood (EUA), Tiago Pires (POR)

Primeira fase feminina na Gold Coast:

1: Sofia Mulanovich (PER), Paige Hareb (NZL), Jacqueline Silva (BRA)

2: Silvana Lima (BRA), Rebecca Woods (AUS), Pauline Ado (FRA)

3: Stephanie Gilmore (AUS), Tyler Wright (AUS), convidada

4: Sally Fitzgibbons (AUS), Laura Enever (AUS), Claire Bevilacqua (AUS)

5: Carissa Moore (HAV), Jessi Miley-Dyer (AUS), Alana Blanchard (HAV)

6: Chelsea Hedges (AUS), Coco Ho (HAV), Courtney Conlogue (EUA)    

veja também