MENU

Brasil conquista seis ouros no Pan-Americano Sub-20

Brasil conquista seis ouros no Pan-Americano Sub-20

Atualizado: Sexta-feira, 24 Outubro de 2008 as 12

Brasil conquista seis ouros no Pan-Americano Sub-20

O levantamento de peso brasileiro conquistou em Maracaíbo, na Venezuela, seis medalhas de ouro no Campeonato Pan-Americano sub-20. Fernando Saraiva dos Reis (até 105 kg) e Rafael Lima de Andrade (94 kg) foram os campeões nas três categorias: arranco, arremesso e total. O feito é inédito para a modalidade, que começa um trabalho de renovação visando aos Jogos de Londres 2012.

Além das medalhas, Fernando Reis também garantiu outro feito histórico para o país. Pela primeira vez um brasileiro é o atleta de um torneio internacional a levantar a maior quantidade de peso. No total, Fernando contabilizou 332kg, sendo 152 no arranco e 180 no arremesso, escrevendo seu nome como também recordista brasileiro.

Este foi o terceiro título pan-americano de categorias de base consecutivo de Fernando Reis, já tendo faturado a primeira colocação nos pans sub-15 e sub-17. Já Rafael Andrade estreou com o pé direito e conquistou sua primeira medalha internacional.

Na competição, o Brasil superou países de tradição como Colômbia, México e Venezuela. Completaram o pódio na categoria de Fernando Reis o México (prata) e Venezuela (bronze). No peso de Rafael, os mexicanos mais uma vez foram prata, seguidos pelos venezuelanos. Primeira vez na história o país ficou no lugar mais alto do pódio em duas categorias.

"A melhor colocação do Brasil num Campeonato Mundial aconteceu há 50 anos, com o quinto lugar de Ricardo Calmont. Trabalhamos com estes jovens para que a história do levantamento de peso do Brasil mude e a modalidade seja vitoriosa. Todo o trabalho desenvolvido hoje pela Confederação visa esta renovação. Estamos colhendo os primeiros frutos com estas medalhas e estes resultados maravilhosos", diz o presidente da CBLP, Amilton Barreto de Barros Júnior.

veja também