Brasil leva sustos, mas passa fácil pelo Zimbábue em 1º teste pré-Copa

Brasil leva sustos, mas passa fácil pelo Zimbábue em 1º teste pré-Copa

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

Jogando contra um adversário muito fraco e em um campo com condições precárias, a seleção brasileira passou fácil em seu primeiro teste antes da estreia para a Copa do Mundo. Na casa do adversário, na cidade de Harare, o time comandado por Dunga venceu o Zimbábue por 3 a 0 em amistoso preparatório para o Mundial.

Mas mesmo com os gols marcados por Michel Bastos e Robinho, no primeiro tempo, e Elano, no segundo, os brasileiros chegaram a levar sustos na etapa inicial de partida. Os zimbabuanos chegaram duas vezes com perigo. Além disso, o goleiro Julio Cesar teve de ser substituído com apenas 26min de jogo, depois de ‘travar’ as costas em uma disputa de bola dentro da área.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA

PRIMEIRO TEMPO

19min - UHHH!!! Depois do vacilo da defesa do Brasil, a bola sobra livre para Owidy que chuta sobre o gol de Júlio César

23min - Robinho arrisca chute de longe, a bola pula no gramado e Sibanda defende com o peito

27min - UHHH!!! Knowleose recebe lançamento, leva para dentro da área, Gomes sai do gol, fecha o ângulo para o atacante, que chuta na trave. Mas o juiz já parava o jogo assinalando impedimento do atacante

41min - GOL DO BRASIL!!! Michel Bastos cobra falta forte, a bola pega efeito e entra no ângulo direito de Sibanda, que não alcança

43min - GOL DO BRASIL!!! Maicon faz lançamento longo, de três dedos para Robinho, que chuta de primeira, para marcar o segundo gol da seleção brasileira

SEGUNDO TEMPO

10min - GOL DO BRASIL!!!! Troca de passes do ataque brasileiro, Júlio Baptista devolve de calcanhar para Daniel Alves, que rola para Elano. Sozinho, sem goleiro, chuta para o fundo do gol da seleção de Zimbábue

12min - Elano lança Robinho na ponta esquerda, o atacante chuta de primeira, a bola passa com perigo ao gol de Sibanda

16min - Antipas arrisca chute da entrada da área, a bola passa com perigo ao gol de Gomes

31min - Júlio Baptista toca para Elano, que gira e chuta de primeira. A bola passa com perigo ao gol de Sibanda

CONFIRA AS IMAGENS DA PARTIDA EM HARARE

O Brasil já havia começado a partida com um desfalque de última hora. Depois de treinar na última semana com a equipe que considera ideal para a Copa do Mundo, o técnico Dunga preferiu poupar o zagueiro Juan, por conta da temporada desgastante do jogador, dando lugar a Thiago Silva no time titular.

Depois de enfrentar o Zimbábue, a seleção tem apenas mais um amistoso preparatório: enfrenta a Tanzânia na próxima segunda-feira. A estreia brasileira no Mundial da África do Sul acontece no dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte, às 15h30 (de Brasília)

O jogo

O time do Zimbábue não se intimidou, conseguiu tocar melhor e ficou mais com a bola nos minutos iniciais. A primeira chegada mais incisiva ao ataque foi do time da casa. O Brasil sofria principalmente com as condições do gramado e demorou 12 minutos para alcançar a área adversária em uma jogada ofensiva.

A partir dos 15min do primeiro tempo, a seleção brasileira passou a se soltar e chegar mais à frente, principalmente com Robinho, mas falhava na hora de buscar a conclusão. Com isso, dava espaço para os zimbabuanos contra-atacarem com perigo. Aos 19min, Owidy desperdiçou grande oportunidade, chutando por cima.

O segundo susto importante que a seleção brasileira sofreu foi com substituição do goleiro Julio Cesar. O jogador da Inter de Milão levou uma pancada nas costas e deu lugar para Gomes. Assim que entrou, o arqueiro do Tottenham, da Inglaterra, já teve de trabalhar, mas viu a bola explodir em sua trave.

Sem conseguir infiltrar na defesa adversária e sofrendo com a marcação do Zimbábue, que não pensava duas vezes antes de entrar forte nos brasileiros, a seleção ia se arriscando nos chutes de fora da área e dando o contra-ataque aos rivais.

Com essa dificuldade, o Brasil abriu o placar apenas em uma bola parada. Michel Bastos cobrou falta forte, no ângulo, indefensável para Sibanda. Apenas dois minutos depois, a seleção brasileira finalmente acertou uma bola enfiada. Maicon fez grande lançamento para Robinho, que tocou na saída do goleiro para marcar o segundo.

O Zimbábue não conseguiu fazer um bom início de segundo tempo, como havia feito no primeiro, e logo foi envolvido pelos brasileiros. Com isso, o terceiro gol do Brasil saiu em apenas 10min de bola rolando na etapa. Após ótima triangulação entre Daniel Alves e Júlio Baptista, a bola sobrou para Elano, livre, apenas tocar para as redes.

Dominando o jogo com facilidade, o técnico Dunga começou a fazer experiências, substituindo mais da metade da equipe que havia começado como titular. O Brasil então perdeu um pouco de ritmo, mas não teve problemas em manter a posse de bola e conduzir o resultado positivo até o final da partida.

ZIMBÁBUE x BRASIL

Data: 02/06/2010, quarta-feira

Horário: 10h30 (horário de Brasília)

Local: estádio Nacional, em Harare (Zimbábue)

Árbitro: Abdul Basit Ebrahim (África do Sul)

Auxiliares: Somi Luyanda e Rezeers Andren (ambos da África do Sul)

Gols: Michel Bastos aos 41min, e Robinho aos 43min do primeiro tempo; Elano, aos 10min do segundo tempo

Zimbábue

Sibanda; Mapenba, Markonese (Sweswe), Mwanjali e Jambo (Prince Nyoni); Nengomasha, Rambanepasg (Alumenda) e Antipas (Mushekwi); Benjani, Knowleose e Owidy (Nkatha)

Técnico: Norman Mapeza

Brasil

Julio Cesar (Gomes); Maicon (Daniel Alves), Lúcio (Luisão), Thiago Silva e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká (Júlio Baptista); Robinho (Nilmar) e Luís Fabiano (Grafite)

Técnico: Dunga

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições