Brasil vence a Coreia do Sul no Grand Prix

Brasil vence a Coreia do Sul no Grand Prix

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:32

A seleção brasileira feminina venceu sua terceira partida no Grand Prix de vôlei e segue invicta na competição. O adversário na madrugada deste domingo foi a Coreia do Sul, que jogava em casa, na cidade de Busan. O Brasil fez 3 sets a 0 em apenas 1h16m de partida, com parciais de 25/17, 25/20 e 25/22. As brasileiras não tiveram muitas dificuldades com as coreanas, mas sofreram com altos e baixos durante o jogo, além de diversos erros da arbitragem, principalmente dos juízes de linha. Sheilla, com 14 pontos e Thaísa, com 11, foram os grandes destaques da seleção.

- A equipe jogou melhor hoje. Bloqueamos e defendemos bem. Esse é o tipo de jogo importante para o grupo. A Coreia do Sul é um time muito técnico, com muitas variações de jogadas. Isso exige muita atenção. Nosso bloqueio tocou em muitas bolas e conseguimos contra atacar bem. Gostei bastante do jogo - disse o técnico José Roberto Guimarães.

O jogo

No primeiro set, o Brasil não deu chances para a Coreia do Sul. Com um início arrasador, a seleção chegou a abrir 8/1 graças aos ótimos saques e erros de recepção do time da casa. Daí pra frente, o Brasil só administrou a grande vantagem e chegou à segunda parada técnica com 5 pontos de vantagem, vencendo por 16/11. A troca de pontos até o final do set só foi novamente quebrada com a entrada de Sassá no saque. Ela conseguiu três pontos seguidos e aumentou a vantagem brasileira para fechar o primeiro set em 25/17.

O equilíbrio marcou o início do segundo set. O placar se manteve igual até o 5/5, quando o Brasil abriu uma pequena vantagem de três pontos, vencendo por 8/5 na primeira parada obrigatória. Mas a Coreia do Sul melhorou e chegou a assumir a dianteira no placar pela primeira vez quando fez 13/12. O Brasil sentiu muito a queda de produção de Sheilla, que havia sido o destaque do time no primeiro set.

Após a segunda parada obrigatória, quando a Coreia vencia por 16/15, o Brasil teve um ponto a seu favor, assinalado pelo árbitro principal, mas no qual o segundo árbitro apontou para o time adversário. O técnico José Roberto Guimarães reclamou assiduamente e foi advertido pela arbitragem. O equilíbrio do set só foi quebrado quando a seleção abriu 20/19, no sexto erro de saque da Coreia do Sul no set. Daí pra frente só deu Brasil, que fez 2 a 0 no placar em um ataque de Sheilla após grande rali.

Seleção brasileira teve altos e baixos durante a partida e sofreu com os erros de arbitragem, mas ainda ssim conseguiu sair com a vitória em Busan. (Foto: FIVB/ Divulgação) O terceiro set também começou com muito equilíbrio, mas o que chamou mais a atenção foram os constantes erros da arbitragem. Os juízes de linha – normalmente estes árbitros são do país que recebe a competição, neste caso, da própria Coreia do Sul - erravam bolas claras, o que irritava as jogadoras e a comissão técnica brasileira. Com o jogo empatado em 5/5, Zé Roberto voltou a reclamar e levou cartão amarelo, gerando um ponto para as adversárias. Antes da primeira parada técnica, novo erro e nova reclamação, mas dessa vez sem punição.

O Brasil chegou a abrir 15/9 com a cobertura e o bloqueio funcionando bem, com destaque para Thaísa, que marcou tres de seus 11 pontos nesse fundamento. Mas aos poucos, as coreanas se aproximaram, se aproveitando das grandes defesas de seus bloqueios que começaram a funcionar. A Coreia teve a chance de empatar quando o jogo estava 23/22 para o Brasil, mas outro bloqueio brasileiro, o nono na partida, garantiu o match point. Com um ataque de Sheilla, maior pontuadora da seleção com 14 pontos, o Brasil fechou o set e o jogo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições