Brasileiros dominam Maratona Internacional de São Paulo

Brasileiros dominam Maratona Internacional de São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Brasileiros dominam Maratona Internacional de São Paulo

Claudir Rodrigues e Maria Zeferina Baldaia vencem a 14ª. edição da prova, que teve novo percurso

O gaúcho Claudir Rodrigues e a mineira Maria Zeferina Baldaia venceram na manhã fria e úmida do domingo, dia 1º de junho, a 14ª. Maratona Internacional de São Paulo, que teve novo percurso e reuniu 12.000 atletas inscritos nas corridas de 4,5 km e 10 km, 42.195 km, além da caminhada de 4,5 km. A largada da competição foi dada pela primeira vez na Avenida Jornalista Roberto Marinho, próximo à Ponte Estaiada, novo cartão postal da cidade, no Brooklin. A maratona e a prova dos 10 km terminaram no Ibirapuera, enquanto a corrida e caminhada de 4,5 km tiveram chegada na própria Avenida Roberto Marinho.

Depois de dois anos de hegemonia queniana, a competição voltou a ser dominada pelos brasileiros, com muitas surpresas no pódio. Claudir, da equipe Athletic Sports, de 32 anos, não estava entre os favoritos, mas fez uma prova tática perfeita. Manteve-se o tempo todo no pelotão principal e só alcançou a liderança na parte final da corrida.

"A Maratona de São Paulo é muito técnica, mas acho que o frio me ajudou", comentou o atleta nascido na cidade de Santa Maria (RS) e que fez a última fase de preparação nas cidade de Taubaté e Campos do Jordão, ambas em São Paulo. "Havia competido aqui apenas em 2002 e não cheguei a completar o percurso. Agora, corri mais tranqüilo", completou o tricampeão da Maratona de Porto Alegre (2002, 2004 e 2006).

A largada foi dada às 9horas, com 14 graus centígrados, 68% de umidade relativa do ar e alguns trechos com garoa. As condições climáticas, certamente, ajudaram um grupo de atletas especializados em provas mais curtas na corrida. Tanto assim que Luiz Carlos Fernandes da Silva, Marcos Antônio Pereira e Francisco Barbosa dos Santos, que chegaram em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente, são corredores de 10.000 metros a meia maratona (21,097 km).

A vitória de Maria Zeferina Baldaia no feminino foi da superação. Campeã da prova em 2002, após vencer a tradicional São Silvestre em 2001, ela passou por momentos muito difíceis por causa de uma série de contusões. Desde o ano passado, vem melhorando novamente de rendimento. Foi terceira na São Silvestre de 2007, venceu este ano a Meia Maratona Stramilano, em Milão, quase conseguiu o índice para a Olimpíada (ficou a um minuto da marca exigida, obtendo vaga para o Mundial de Berlim, em 2009), e agora conquistou o bicampeonato em São Paulo.

"Agradeço a Deus pela minha volta e por estar novamente entre as melhores. A prova foi muito difícil, principalmente por causa do frio. Treino no calor de Sertãzinho e tive de correr de luvas e de meias especiais para agüentar", comentou a atleta do Pinheiros, que teve de teimar com o técnico Cláudio Castilho para competir. "Ele estava preocupado porque disputei a Maratona de Hamburgo, na Alemanha, há um mês, e não tinha certeza de minha recuperação física. No final, ele concordou e nós dois ganhamos."

Além do prêmio em dinheiro, os campeões ganharam uma moto Neo Yamaha. Claudir Rodrigues ganhou ainda um bônus especial da organização por ter vencido o confronto homem x mulher. Esta foi a quarta edição do confronto e os homens estão em vantagem por 3 a 1.

A prova contou também com a participação de uma equipe especial, formada por atletas, ex-atletas e artistas num revezamento paralelo. Os destaques foram os maratonistas José Teles e Marily dos Santos, que estão convocados para a Olimpíada de Pequim. Estiveram na equipe também os ex-jogadores de basquete Hortência e Oscar; o ex-atacante Tande (vôlei); o ex-judoca Rogério Sampaio; o ex-jogador Caio (futebol), os cantores Tico Santa Cruz (Detonautas) e Leandro (KLB); e os atores Guilherme Goski e Armando Babaiosi.

Resultados da prova

Masculino

1-Claudir Rodrigues, Athletic Sports ? 2h17min07s

2-Luiz Carlos Fernandes da Silva, Cruzeiro ? 2h17min24s

3-Marcos Antônio Pereira, UNIDF ? 2h18min09s

4-Francisco Barbosa dos Santos, Cruzeiro/CAIXA ? 2h18min25s

5-Rotich Chemlany, Quênia/Fila ? 2h18min46s

Feminino

1-Maria Zeferina Baldaia, Pinheiros ? 2h42min20s

2-Edielza Alves dos Santos, Cruzeiro ? 2h42min44s

3-Marizete Moreira dos Santos, Mizuno ? 2h43min28s

4-Luzia de Souza Pinto, Fecam/CAIXA/Unicsul ? 2h46min05s

5-Sueli Aparecida Vieira, CAIXA/Usina Pedra ? 2h50min14s

A Maratona Internacional de São Paulo, que conta pontos para o Ranking Yescom, para o Ranking CBAt/CAIXA de Corredores de Rua e para o Ranking da Rede Globo/Yescom, foi uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, patrocínio da Caixa Econômica Federal e Oi, com apoio de Gatorade, Mizuno, Yamaha, Montevérgine e Água Mineral Schincariol. A supervisão foi da IAAF, CBAt, AIMS e FPA, com apoio especial da Prefeitura de São Paulo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições