Bruno falha e Flamengo perde na Libertadores

Bruno falha e Flamengo perde na Libertadores

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Herói no último domingo ao defender dois pênaltis de Dodô no clássico contra o Vasco, o goleiro Bruno falhou feio no gol que deu a vitória ao Universidad de Chile por 2 a 1, em Santiago, na noite desta quarta-feira. É a gangorra do futebol. Um dia em alta, outro em baixa. O goleiro aceitou um chute de Seymour de fora da área e viu a bola passar por baixo do seu corpo. E o Flamengo, que descontou com Rodrigo Alvim, conheceu, no estádio Monumental, a primeira derrota nesta Taça Libertadores.

O Fla tinha vencido Universidad Católica (2 a 0) e Caracas (3 a 1) nas duas rodadas iniciais. Curiosamente, o duelo desta quarta foi o primeiro em que o Rubro-negro não teve um jogador expulso nesta competição.

Com o resultado, o Flamengo perdeu a liderança do Grupo 8 da Taça Libertadores. O clube carioca permanece com seis pontos e foi ultrapassado justamente pelo Universidad de Chile, que chegou aos sete. O Universidad Católica tem dois pontos e o Caracas está em último, com um. Agora, o Flamengo volta a enfrentar o Universidad de Chile na próxima rodada. A partida vai ser no Rio de Janeiro, no dia 7 de abril. Também nesta quarta-feira, Caracas e Católica empataram por 0 a 0, na Venezuela.

O jogo foi apenas o segundo do Universidad do Chile após o terremoto de 8,8 graus na escala Ritcher no final de fevereiro, que levou caos e destruição ao país. O primeiro em Santiago - antes a equipe duelou contra o Universidad Católica, em Coquimbo (2 a 2). “La U” foi obrigada a pegar emprestado o estádio do Colo Colo, que só liberou o Monumental após o rival aceitar pagar R$ 210 mil em caso de danos ao patrimônio.

Apesar de melhor, Flamengo sai em desvantagem no primeiro tempo

O pânico de um sismo semelhante ao que ocorreu no dia 27 de fevereiro e provocou mais de mil mortes no Chile fez a delegação do Flamengo dormir em Porto Alegre de terça para quarta-feira e desembarcar em Santiago apenas cinco horas antes do início do jogo. No estádio, um esquema especial foi armado caso ocorresse um novo tremor.

Apesar do cansaço da viagem horas antes do duelo, o Flamengo começou bem a partida, dominando o meio-campo. A esperada pressão do time chileno nos primeiros minutos não aconteceu. Aos cinco, Juan cobrou falta da intermediária e Adriano, todo desequilibrado, cabeceou meio estranho. Mas a bola, mesmo sem força, subiu e bateu no travessão.

A partir daí, o que se viu foi uma série de chutes sem direção. Dos dois lados. E também muitos passes errados. Kleberson não acertava um. E o Flamengo falhava na última bola.

O jogo só voltou a ficar interessante a partir dos 30 minutos. Na primeira chance de perigo do Universidad, Oliveira recebeu e tentou tocar rasteiro para o meio da área. Álvaro, de carrinho, evitou que a bola chegasse ao meia Montillo, que estava pronto para marcar o gol. Pouco depois, escanteio para o Flamengo. Álvaro desviou e Vagner Love apareceu para cabecear quase na pequena área. O goleiro Conde conseguiu espalmar, evitando o primeiro gol.

Assista aos gols da partida:

Aos 36 minutos, Adriano deu o ar da graça. O Imperador, que estava saindo muito da área para se livrar da marcação, dominou na intermediária e soltou a bomba. A bola passou muito perto da trave esquerda de Conde, que pulou assustado. Foi a única boa finalização do atacante na partida.

O castigo veio aos 42 minutos. Após jogada rápida do Universidad pela direita, Estrada cruzou, Vargas se antecipou a Bruno na primeira trave e tocou de cabeça: 1 a 0. Na comemoração, o atacante tirou a camisa e recebeu o cartão amarelo.

- Foi um erro nosso. Eles fizeram um "dois contra um" e jogaram a bola na área. Não tive como fazer nada - explicou o goleiro Bruno no fim do primeiro tempo.

E o Flamengo foi para o vestiário com a sensação de que havia complicado uma partida que parecia controlada.

- Foi uma bobeira. O jogo nem estava tão complicado - completou Léo Moura.  

Vagner Love perde a chance de empatar a partida  

A conversa com Andrade no vestiário parecia ter dado certo. O empate rubro-negro veio logo aos cinco minutos do segundo tempo, na primeira chance. Adriano tocou para Vagner Love. Mesmo impedido, o atacante dominou a bola, atrapalhando Léo Moura, que vinha de trás. O lateral insistiu na jogada e conseguiu chutar, mas o goleiro Conde defendeu. A bola bateu novamente em Léo Moura e sobrou limpa para Rodrigo Alvim. O lateral-esquerdo, improvisado como volante, só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio: 1 a 1.

Após o gol, o Universidad ainda perdeu um de seus principais jogadores. Estrada sentiu um problema no tornozelo direito e acabou substituído por Nelson Pinto. Aos nove minutos, porém, o time chileno ficou novamente em vantagem. Felipe Seymour recebeu na intermediária e chutou de longe. A bola saiu com força, mas era defensável. Bruno, no entanto, colaborou e deixou a redonda passar por baixo do seu corpo: 2 a 1.

O gol animou os chilenos. Aos 13 minutos, Montillo entrou bem pela esquerda e chutou. Bruno espalmou para o meio da área, e a defesa afastou o perigo. A torcida do Universidad começou a cantar enlouquecidamente. Andrade resolveu, então, tirar o apagado Kleberson para colocar o chileno Fierro. O ex-jogador do Colo Colo foi bastante vaiado pelos torcedores do clube rival ao entrar em campo.

O Universidad estava bem armado em campo. E levava muito perigo nos contra-ataques. Aos 19 minutos, Olivera recebeu pela esquerda, entrou na área e chutou com força. Desta vez, Bruno fez ótima defesa e salvou o Flamengo de levar o terceiro. Neste momento, Andrade resolveu chamar Petkovic. O meia sérvio entrou no lugar de Vinícius Pacheco, que levava pouco perigo. O time melhorou e deu sinais de que poderia reagir.

Aos 25 minutos, Fierro recebeu bom passe de Léo Moura e chutou cruzado. O goleiro Conde caiu bem no canto direito para defender. Aos 33, a grande oportunidade. Petkovic tabelou com Vagner Love, que entrou na área e ficou na cara do goleiro chileno. Mas o toque por cobertura não foi preciso e acabou indo para fora, por muito pouco. O atacante não acreditou na chance perdida e colocou as mãos no rosto em sinal de desespero.

No fim da partida, Léo Moura deixou o campo machucado. Éverton Silva entrou, e o time ficou enfraquecido pela direita. Adriano ainda teve uma chance em contra-ataque, mas foi facilmente travado pelo zagueiro, em arrancada que evidenciou sua má forma física.

Com falha de Bruno, Adriano em noite apagada e Love perdendo gol, o Flamengo conheceu a segunda derrota na temporada - a primeira foi para o Botafogo, na semifinal da Taça Guanabara, pelo mesmo placar.

Por: Eduardo Peixoto e Rodrigo Benchimol

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições