Bruno Mendonça e Maria Suellen disputam o Masters de Judô

Bruno Mendonça e Maria Suellen disputam o Masters de Judô

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

O leve Bruno Mendonça e a peso pesado Maria Suelen Altheman, integrantes do projeto Judô em Ação, desenvolvido pela Associação de Judô Rogério Sampaio, com os patrocínios da Telefônica e da Iharabrás, já estão em Baku, no Aberbaijão, onde disputarão o IJF Masters, no próximo final de semana, dias 15 e 16/1.

Restrita aos 16 primeiros colocados em cada uma das 14 categorias de peso no ranking mundial da Federação Internacional de Judô, a competição é a que mais distribui pontos para o ranking, depois dos Jogos Olímpicos e do Mundial. Apesar de fora do Top 16, Bruno – 18º entre os leves – e Suelen – 21ª entre as pesados - foram anunciados pela FIJ para substituir atletas de outros países não confirmados na competição

“São muitos pontos em jogo e estou feliz por ter tido a oportunidade de integrar a equipe. É uma disputa tão especial que só tem uma por ano”, analisa Maria Suelen Altheman, uma das quatro judocas que defenderão o Brasil em Baku. No Masters, a medalha de ouro garantirá 400 pontos, a prata 240, o bronze 160 e o quinto lugar 80 pontos. “Um quinto lugar nesse final de semana valerá mais do que uma prata em Copa do Mundo”, compara a judoca, que foi prata no Grand Slam do Rio de janeiro e quinta colocada no Grand Slam de Tóquio, em dezembro.

Mais um pódio

Vice-campeão em número de pódios conquistados na temporada 2010, com cinco, atrás apenas de Leandro Guilheiro e Rafael Silva, que alcançaram seis, o santista Bruno Mendonça não teve folga no final do ano e treinou duro para conquistar uma medalha no IJF Masters. “O ano passado foi muito proveitoso. Foi a primeira temporada em que fiquei rodando bastante e, graças a Deus, consegui bons resultados. Quero começar o ano com mais um pódio e somando muitos pontos para o ranking”, declarou o atleta da AJ Rogério Sampaio.

Bruno agradece aos companheiros pela força dada a ele na fase de preparação para a competição deste final de semana. “Felizmente, muitos dos meus companheiros de equipe também não deram pausa nos treinos porque vão disputar a Seletiva, no fim desse mês. Mesmo os que não vão para a Seletiva se dispuseram a treinar no fim do ano para me dar uma força e isso é muito gratificante. Só paramos no Natal e no Ano Novo. Meu objetivo é a vaga na Olimpíada e não posso me dar ao luxo de tirar férias”, explica Bruno, que, em 2010, foi campeão da Copa do Mundo de São Paulo, prata na Copa do Mundo de Roma, bronze nos Jogos Sul-Americanos, no Campeonato Pan-Americano e no Grand Slam de Moscou; e quinto colocado no Grand Slam de Tóquio, no final do ano.

O Projeto "Judô em Ação" é desenvolvido pela Associação de Judô Rogério Sampaio com os patrocínios da Telefônica e da Iharabrás, e o apoio do Santos Futebol Clube, graças a convênio entre o Governo Federal, por intermédio do Ministério do Esporte, e a AJRS, autorizado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Por Myrian Rosário

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições