MENU

Bruno Senna bate na chuva, e Schumi é o melhor no primeiro treino

Bruno Senna bate na chuva, e Schumi é o melhor no primeiro treino

Atualizado: Sexta-feira, 26 Agosto de 2011 as 9:07

Schumi de capacete dourado (Foto: Getty Images)

  A sexta-feira começou como um dia tradicional em Spa-Francorchamps. O primeiro treino livre para o GP da Bélgica começou com sol e os dois carros da Mercedes foram rapidamente à pista. Completando 20 anos de sua estreia na Fórmula 1, Michael Schumacher fez o melhor tempo, com 1m54s355, seguido pelo companheiro Nico Rosberg. Só que, com apenas 10 minutos de sessão, um temporal desabou sobre o circuito belga e inviabilizou qualquer tentativa de melhora dos pilotos. No molhado, o melhor foi Jenson Button, da McLaren, com 2m02s740, 8s385 atrás.

Mas o treino acabou marcado mesmo pelo acidente de Bruno Senna, que assumiu a vaga de titular na Renault-Lotus no lugar de Nick Heidfeld. O brasileiro vinha em uma volta rápida, quando seu carro saiu de traseira na curva 9, logo após o hairpin da Rivage, e acertou a barreira de pneus, danificando a suspensão traseira direita de seu carro. Entretanto, ele ficou apenas sete décimos atrás do companheiro Vitaly Petrov, que andou com a pista em melhores condições. Os resultados de ambos, entretanto, não foram bons: o russo foi o 22º e o brasileiro, o 23º colocado.

    Os outros brasileiros foram bem neste primeiro treino em Spa-Francorchamps. Preocupados em avaliar novidades aerodinâmicas, Felipe Massa e Rubens Barrichello andaram bastante, apesar da chuva ter atrapalhado bastante seus objetivos. A pista chegou a ficar vazia por 25 minutos. O piloto da Ferrari, que chegou a reclamar do peso de seu capacete no início da sessão, acabou em sétimo, com 2m04s728. Já o da Williams ficou logo atrás, em oitavo, com 2m05s391.

Líder do campeonato, Sebastian Vettel ficou na quarta posição no geral, a segunda no molhado, atrás apenas de Button. O alemão da RBR foi um dos poucos a se arriscar na encharcada pista no meio do treino, saindo dos boxes logo após o temporal. Lewis Hamilton, da McLaren, foi o quarto, bem à frente do espanhol Fernando Alonso, o 11º. Entre os postulantes ao título, o pior foi o australiano Mark Webber, que deu oito voltas e marcou só o 16º tempo na primeira sessão.

Perto do fim do treino, Paul di Resta bateu no mesmo lugar de Bruno Senna e provocou a interrupção da sessão com bandeira vermelha. Apesar do acidente ter sido mais leve, sete minutos foram necessários para tirar o carro do local, já que a equipe de apoio colocada naquele ponto ainda lidava com o Renault-Lotus do brasileiro. O escocês da Force India ficou apenas na 20ª posição.

Confira os melhores tempos do primeiro treino livre em Spa-Francorchamps:

1 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m54s355 (13 voltas)

2 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m54s829 (15)

3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 2m02s740 (8)

4 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 2m03s752 (10)

5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 2m04s301 (7)

6 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 2m04s663 (18)

7 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 2m04s728 (10)

8 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 2m05s391 (12)

9 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 2m06s583 (16)

10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 2m06s886 (15)

11 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 2m07s055 (12)

12 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 2m07s481 (15)

13 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 2m08s233 (14)

14 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 2m08s239 (14)

15 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 2m08s918 (10)

16 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 2m09s792 (8)

17 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 2m12s278 (13)

18 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 2m12s389 (10)

19 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 2m12s772 (13)

20 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 2m13s058 (8)

21 - Karun Chandhok (IND/Lotus-Renault) - 2m13s090 (11)

22 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 2m13s601 (10)

23 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - 2m14s340 (7)

24 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - 2m14s933 (11)                      

veja também