MENU

Caio Júnior traça metas curtas para a 'maratona' do Brasileirão

Caio Júnior traça metas curtas para a 'maratona' do Brasileirão

Atualizado: Quarta-feira, 18 Maio de 2011 as 10:17

Caio Júnior traça estratégia para o Brasileirão (Foto: Fernando Maia/O Globo)

  Quando fala sobre o Campeonato Brasileiro, Caio Júnior costuma compará-lo a uma maratona. Em vez de 42 quilômetros, são 38 rodadas de extensão, com um desempenho invariavelmente de altos e baixos. Perto de iniciar a disputa no comando do Botafogo, o treinador tem definida sua estratégia para a longa corrida.

- Numa longa viagem de avião entre dois continentes sempre haverá turbulências no meio do caminho. Numa maratona, se o corredor não tomar uma água, não der uma recuperada e não administrar as dificuldades, não chega bem na reta final. Minha ideia é trabalhar por etapas, traçando metas e objetivos curtos. É algo que ajuda no trabalho, fazendo o jogador pensar de forma imediata. Se for algo muito vago, perde o foco. Trato tudo de forma interna, mas nosso primeiro planejamento é em relação às quatro partidas iniciais - explicou o treinador.

O primeiro desafio será contra o Palmeiras, neste domingo, em São José do Rio Preto (SP). Caio Júnior, que comandou o time paulista no Brasileirão de 2007, identificou a equipe de Luiz Felipe Scolari como vivendo uma situação semelhante à do Botafogo.

- O Botafogo vive sob desconfiança e ainda busca melhorar sua autoestima. O Palmeiras tem problemas e também espera por reforços. De qualquer maneira, os dois precisam começar bem. Imagino um jogo duríssimo, no qual o lado emocional terá muito peso. Estréia é sempre mais difícil, e o frio na barriga é maior. O resultado vai depender de como as duas equipes vão sentir isso.          

veja também