Câmara de SP aprova lei que dá incentivo a estádio do Corinthians

Câmara de SP aprova lei que dá incentivo a estádio do Corinthians

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:36

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta nesta sexta-feira (1º) o substitutivo apresentado pelo governo ao projeto de lei 288/2011, do próprio governo, que trata da concessão de incentivos de R$ 420 milhões para a construção do estádio do Corinthians, na Zona Leste de São Paulo, possível sede da abertura da Copa do Mundo de 2014.

Por volta das 21h, o líder do governo, Roberto Trípoli, apresentou nova redação incoporando ao texto uma frase que deixa mais claro que o dinheiro só será liberado caso o estádio seja realmente sede da abertura da Copa do Mundo. A medida foi tomada por reivindicações de vereadores próximos ao governo, entre eles, Gilberto Natalini (sem partido) e Marco Aurélio Cunha (DEM), que propunham a especificação dessa garantia.

O projeto ainda tem de ser submetido à sanção do prefeito Gilberto Kassab. Aprovada em primeira discussão na quarta-feira (29), a concessão é parte das pré-condições necessárias para que a Fifa aceite o estádio do Corinthians como palco de abertura da Copa. Outro item é a liberação de R$ 400 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O presidente do Corinthians, Andrés Sanches, disse aos vereadores em visita à Câmara no dia 21 de junho que o acordo financeiro precisa ser concluído antes de 10 de julho. Apesar da pressa do Corinthians e da proximidade do recesso parlamentar de julho, vereadores que não concordam com a concessão de incentivos obstruíram a tramitação do projeto. Aurélio Miguel (PR) pediu vistas e ficou com o texto em mãos entre os dias 21 e 28 de junho. Depois dele, o vereador Adilson Amadeu (PTB) também pediu vistas e devolveu o projeto à tramitação apenas no dia 29.

Nesta sexta-feira, Aurélio Miguel anunciou que protocolou uma representação contra o projeto no Ministério Público Estadual. Ele reiterou que se a proposta for sancionada pelo prefeito, vai entrar com uma ação popular. Miguel considera o projeto inconstitucional, por ferir o princípio da impessoalidade, uma vez que, segundo ele, direciona os benefícios para entidades privadas específicas, no caso o Corinthians e a Odebrecht.

Apesar do movimento contrário, o projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça na tarde de quarta-feira por cinco votos a três. Também passou pelo conjunto das outras comissões, que aprovaram em um único voto.

Imagem de como ficará o futuro estádio do Corinthians (Foto: Divulgação)

  Engenharia financeira

O projeto de lei prevê incrementar o fundo de investimento a ser criado pelos empreendedores do estádio - o Corinthians e a Odebrecht - com Certificados de Incentivo de Desenvolvimento (CID). Estes títulos poderão no futuro ser utilizados para o pagamento de impostos. Os papéis poderão ser vendidos pelo empreendedor no mercado financeiro. O comprador do título pode obter desconto sobre o valor de face. O novo detentor do CIDs poderá utilizar os papéis no futuro para o pagamento de dívidas municipais: Imposto sobre Serviços (ISS) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

A construção do estádio do Corinthians ainda depende também da liberação de um empréstimo do BNDES. Se durante as obras a construtora necessitar, ela vai tentar negociar os títulos. No entanto, a intenção do dos empreendedores, segundo o presidente do Corinthians, é que os CIDs sejam negociados o mais tarde possível. “Nós vamos tentar vender o mais demorado possível, porque se vender agora, além de não ter garantia para terceiros, você vai ter um grande deságio.” OsCIDs terão validade de dez anos, no valor de até 60% do investimento realizado.

Terreno onde será o estádio do Timão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)              

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições