'Campeão de regularidade': Timão se manteve no top 3 por 38 rodadas

'Campeão de regularidade': Timão se manteve no top 3 por 38 rodadas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

Não foi possível conquistar o título brasileiro em 2010. O Corinthians empatou com o Goiás por 1 a 1, mas mesmo se vencesse não seria campeão, pois o Fluminense bateu o Guarani por 1 a 0 e acabou levando a taça. Mesmo sem o caneco, o Timão tem uma razão para comemorar: é a equipe mais regular na parte de cima da tabela neste Brasileirão. Em 38 rodadas, nunca ficou abaixo da terceira posição, se mantendo na zona de classificação para a competição continental o tempo todo.

Logo na primeira rodada do Brasileiro, o Corinthians terminou na terceira posição, após vencer o Atlético-PR por 2 a 1. Na segunda, bateu o Grêmio por 2 a 1, fora de casa, e assumiu a liderança da competição. Ficou no topo até a décima rodada, quando perdeu para o Atlético-GO por 3 a 1, no Serra Dourada, e caiu para segundo. Depois de ser novamente primeiro na rodada seguinte, ficou na vice-liderança até a 23ª, quando retomou o topo.

O pior momento foi entre a 28ª e 32ª rodadas, quando amargou a terceira colocação. A liderança voltou para as mãos do Timão apenas na 35ª rodada, mas ela logo foi perdida com um empate por 1 a 1 com o Vitória, no Barradão. Ao mesmo tempo, o Fluminense vencia o São Paulo por 4 a 1, na Arena Barueri e assumia a primeira colocação para não mais perder. E com o empate com o Goiás, o Timão terminou o Brasileirão na terceira posição, conseguindo uma vaga na pré-Libertadores de 2011.

Para Tite, a regularidade do Corinthians é reflexo de uma equipe forte, que tinha condições de ser campeã, mas deixou o título escapar por detalhes.

- O time chegou com a chama viva até o fim, é frustrante por ter chegado tão perto, mas é uma lição, dá pra melhorar. Desde que cheguei eu vi que o time tinha potencial para ser campeão - ressaltou o treinador.

Curiosamente, além de o Corinthians ter sido regular durante toda a competição, o clube ganhou projeção com a chegada de Tite ao comando. Em oito jogos, o treinador conquistou cinco vitórias e três empates, com um aproveitamento de 75% dos pontos. O time paulista poderia ter sido campeão se tivesse contratado Tite antes, já que Adilson Batista não foi tão bem no comando da equipe? E a saída de Mano Menezes, que foi para a Seleção Brasileira, afetou o desempenho do grupo? O atual treinador do Timão não sabe dizer, mas para ele foi importante ver que, com sua chegada, o time voltou a brigar pela taça.

- Campeonato tem jogos decisivos do início ao fim, não dá pra dizer como seria se o Mano estivesse, se o Adilson fizesse isso, se o Tite fizesse aquilo, não dá. O Fluminense teve méritos. O fundamental é que o Corinthians construiu e reconstruiu a possibilidade de título quando eu cheguei, o olho do atleta brilhou, em campo senti isso contra o Goiás. Demorou dez minutos pra os jogadores respirarem no vestiário ao fim do jogo - completou Tite, esperando que a regularidade se repita em 2011, mas desta vez com títulos.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições