MENU

Campeonatos estaduais já começam a conhecer os primeiros classificados

Campeonatos estaduais já começam a conhecer os primeiros classificados

Atualizado: Domingo, 13 Fevereiro de 2011 as 9:42

Começo de ano é sempre assim. Aqueles jogos com cara de pré-temporada, os times ainda se ajustando... Neste domingo, porém, o futebol começa a ficar à vera: vários campeonatos estaduais já terão a definição de quem segue na briga para faturar o primeiro turno. O Carioca e o Gaúcho já saberão quem enfrenta quem, e nesse confronto podem aparecer clássicos emocionantes antes de uma decisão.

O torcedor gaúcho, por exemplo, poderá até ver um Gre-Nal nas quartas de final da Taça Piratini. Isso porque oito clubes se classificam para a próxima fase, e os maiores rivais vivem situações distintas em suas chavez. O Grêmio, com 17 pontos ganhos, não tem mais como ser alcançado na liderança do Grupo B. Portanto, enfrentará o quarto colocado do Grupo A, que tem na ponta o Caxias, com 13, e em segundo o Inter, com 12.

Só que, logo abaixo, vêm Lajeadense, São José e Ypiranga, com 11.  Uma derrota ou até empate do Colorado para o Pelotas, no Beira-Rio, e vitórias de duas das três equipes que estão atrás na tabela deixariam o bicampeão da Libertadores na quarta colocação, o que causaria o confronto com o grande rival de forma prematura.

Confira a classificação do Campeonato Gaúcho A situação pode até ser pior se Lajeadense, São José e Ypiranga derrotarem - todos em casa- Juventude, Santa Cruz e Veranópolis, respectivamente, e o Inter tropeçar. Nesse caso, o Colorado estaria até fora das quartas de final. Como os confrontos são de um grupo contra o outro, os times que estão brigando por vagas não se enfrentam. E isso deixa os clubes envolvidos nessas partidas com chances de classificação.

Vice-líder com 13 pontos, o Juventude é o único que se dá o luxo de poder tropeçar. Veranópolis, com 10, Pelotas e Cruzeiro, com 8, e Santa Cruz, com 6, ainda têm chances se vencerem e os adversários por briga direta se saírem mal na tarde domingo - todas as partidas começam às 17h.

O pior é que tanto Inter quanto Grêmio estão com a cabeça mais na Libertadores do que no Gaúcho. Mas também não podem abandonar por completo a disputa regional, principalmente pela grande rivalidade que existe. Tanto que o técnico Celso Roth relacionou para a partida contra o Pelotas Bolatti, Cavenaghi e Zé Roberto, e deve aproveitar pelo menos dois jogadores para a partida. Na quarta-feira, o time estreia no Sul-Americano contra o Emelec, em Guaiaquil, no Equador - na quinta, o Grêmio receberá o Oriente Petrolero, da Bolívia.

Carioca: Fla saberá se pega Flu ou Bota

No Campeonato Carioca, três dos quatro grandes já estão garantidos na semifinal da Taça Guanabara - o Vasco, que neste sábado goleou o América por 9 a 0, só acordou no fim e ficou fora da disputa.  Garantido como primeiro colocado do Grupo A, o Flamengo enfrentará o Resende, vice da chave, com 13 pontos, à espera de seu adversário e com a possibilidade de ajudar a definir quem será o outro classificado do seu lado.

Se o Rubro-Negro ganhar, dará ao vencedor do confronto direto Nova Iguaçu x Boavista, no Laranjão - todos os jogos serão às 17h (de Brasília) -, a possibilidade de avançar às semfiinais. Terceiro colocado, o time da Baixada é o terceiro, com 11 pontos, e uma vitória o poria na próxima fase. A equipe da Região dos Lagos, com 10, precisaria bater o Laranja e torcer para superar o Resende no saldo de gols - a vantagem do time do interior do estado é de três gols.

No Grupo B, o Botafogo lidera, com 16 pontos ganhos, o que lhe daria a vantagem de fugir de um confronto com o Flamengo nas semifinais. O Alvinegro terá pela frente o Macaé no Engenhão, e tem tudo para terminar em primeiro lugar. O Fluminense, em segundo na chave, com 15, precisa derrotar o Madureira e torcer por um tropeço do time de Joel Santana para escapar do Fla-Flu nas semifinais.

Pernambucano decide confrontos

A 11ª rodada do Campeonato Pernambucano, a última da primeira fase, servirá apenas para definir os confrontos nas semfinais. Central, com 23, Porto e Santa Cruz, com 21, e Náutico, com 20, ocupam as quatro primeiras posições e já estão classificados - o quinto colocado, o Salgueiro, está com 14 e não tem como alcançá-los.

Fora da disputa, o Sport terá o clássico com o Náutico, na Ilha do Retiro. Se vencer, deixará o Timbu com o quarto lugar. Se o Santa Cruz bater o Cabense fora, o Porto tropeçar para o Petrolina e o Central para o Vitória, acontecerá o clássico Santa Cruz x Náutico nas semifinais.

No Campeonato Alagoano, a nona rodada definiu nesse sábado os classificados, mas falta saber os confrontos. Na liderança, com 19 pontos, o Corinthians, que goleou o CSE por 4 a 0, praticamente garantiu o primeiro lugar. O Coruripe bateu o ASA por 3 a 1 e está em terceiro, com 18 pontos. O derrotado ocupa o segundo, também com 18 mas com saldo melhor. Só que o Murici, em quarto, com 16, enfrenta no Rei Pelé o já eliminado CRB, e matematicamente pode até terminar em primeiro, desde que goleie o adversário por mais de seis gols de diferença. Nas semifinais, o primeiro enfrentará o quarto, e o segundo, o terceiro colocado.

Santa Catarina e Paraná

Em Santa Catarina, a briga é boa para definir os quatro primeiros que irão às semifinais. O Avaí, que abriu a 10ª rodada nesse sábado e bateu o Concórdia por 4 a 3, está fora, em sexto, com 11 pontos. Seis clubes continuam na briga. Líder,  com 15, o Criciúma pegará fora o Marcílio Dias, sétimo, com 10. O Joinville, vice, com 13, receberá o Metropolitano. O Figueirense, em terceiro, também com 13, enfrentará em casa o Imbituba. O Brusque, em quarto, com 12, fará um confronto direto com a Chapecoense, em quinto, com 12, em Chapecó.

Líder invicto do Campeonato Paranaense, com 20 pontos ganhos, o Coritiba pode se aproximar um pouco mais, na nona rodada de 11 da competição, do título do primeiro turno. Neste domingo, o Coxa precisa vencer o Roma Apucarana e torcer para que o Cianorte, em terceiro com 16 pontos, perca em casa para o Operário, e o Atlético-PR, em quarto com 15, no máximo empate na rodada com o Paranavaí.

Mesmo que vença, o Coxa não pode garantir o título do turno com duas rodadas de antecedência porque o Iraty venceu o Paraná, por 1 a 0, e ainda poderá superar a equipe alviverde na classificação, apesar de no saldo de gols a equipe alviverde ter 11 gols de vantagem.    

veja também