Canto do Baguary encerra segunda etapa do Local Motion SP Contest 08

Canto do Baguary encerra segunda etapa do Local Motion SP Contest 08

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Seletiva define equipe da Zona Leste e registra a primeira nota 10 do campeonato

Encerrou no último domingo, dia 28 de setembro, a segunda seletiva do Circuito Local Motion SP Contest 08. Com ondas de até dois metros de altura no canto do Baguary, na praia Grande, em Ubatuba (SP), foi definida a equipe da Zona Leste nas categorias Open, Longboard e Master. Novos campeões do SP Trials, divisão de acesso ao Confronto Final, foram conhecidos com direito a nota máxima na Open.

Apesar da definição do time da Zona Leste, que representará a região nos dias 06 e 07 de dezembro, para as disputas dos títulos da temporada na praia de Itamambuca, em Ubatuba, o destaque da segunda seletiva ficou por conta de Alexandre Miranda. Morador do bairro de Alphaville, na Zona Oeste, ele correu nas duas categorias do Trials, Open e Longboard.

No sábado, quando foi realizada as três primeiras fases da Open SP Trails, Miranda já tinha registrado a maior nota entre todos os competidores (8,25). Classificado para a final no domingo, ele competiu ao lado de Pedro Regatiere, bicampeão do Circuito, Carlos Tizon e Flavio Boca, seu companheiro de trabalho. Boca, abriu a bateria decisiva com uma onda 6,5 pontos e se manteve na frente por um bom tempo.

Com um mar difícil e ondas grandes, a sorte de achar uma abrindo era o caminho para garantir o título. Regatiere, da Zona Oeste, teve essa sorte e em uma direita, surfou bem para arrancar 6 pontos dos juízes. Mas sua liderança foi substituída por Alexandre Miranda, terceiro colocado, que precisava de 5,01 para ser o líder. Em sua quarta onda, ele remou em uma esquerda e com total controle e precisão, deu três ótimas batidas, o suficiente para registrar um marco na história do campeonato.

Por unanimidade, recebeu 10 pontos dos juízes, levando o público ao delírio. "Há sempre um pouco de sorte, mas eu acabo me destacando quando as ondas estão maiores. Não tenho muito o que falar, estou sem palavras, é muita emoção", disse o surfista que dedicou a vitória para os seus filhos. Nos segundos finais, Tizon, da Zona Sul, e Pedro Regatiere até encontraram boas ondas, mas não o suficiente para superar o campeão.

Miranda ainda competiu na Long SP Trials, mas a comemoração ficou por conta de Danilo Silva, da Zona Norte. Campeão Longboard de sua seletiva, realizada no final do mês de agosto, na praia de Maresias, Silva atacou as direitas para conquistar seu segundo título neste ano. "Tem bastante onda e o canto está bem forte, dificultando um pouco para pegá-las, mas como costumo treinar aqui no Baguary, acabei me dando bem mais uma vez".

Já entre os surfistas da Zona Leste, Paulo Menezes garantiu o título em duas categorias, Master, para surfistas com 35 anos em diante, e Longboard. "Estou na batalha há muito tempo, desde o começo do circuito. Já fiz várias finais e tive algumas vitórias. É muito gratificante estar neste evento com outros atletas de bom nível e conseguir um resultado expressivo", disse o primeiro campeão Master do SP Contest, de 2004.

Além dos títulos, Menezes, morador do bairro da Penha e proprietário de uma fábrica de pranchas, marcou a maior nota entre os surfistas da Zona Leste. O feito ocorreu na bateria final da Master e em uma direita, ele ganhou 7,75 pontos, tirando a premiação da Melhor Onda Surf Team das mãos de Jefferson Paiva, que tinha registrado 7 pontos, na primeira fase da categoria Open ZL.

Nesta categoria, a festa foi toda de Higor Inaba. Morador de Itaquera, no bairro Cidade Líder, o surfista de 26 anos encontrou a onda da vitória nos minutos finais, saindo do terceiro lugar para ser o campeão. Ao lado de uma grande torcida, ele comemorou. "Vieram os meus familiares, minha noiva, vários amigos. Foi a maior vibe. Até o pessoal mandou mensagens pela internet passando uma energia positiva".

A equipe da Zona Leste ficou formada pelos oito melhores da Open, composta por Higor Inaba, Ricardo Saheli, Marcos Vinicius, Jefferson Paiva, Adriano Degasperi, Jonathan Paiva, Felipe Freire e Claudemir Santos. Na Longboard encontra Paulo Menezes, Jefferson Paiva, Juliano Iaco e Jonathan Paiva. A Master será representada por Paulo Menezes e Eduardo Gatz.

Salva Surf

A segunda seletiva do Circuito Local Motion SP Contest 08 recebeu durante os dois dias de competição a importante participação do Salva Surf de Ubatuba. Responsável pela segurança aquática do evento, a equipe estava formada por surfistas treinados com cursos de primeiro socorros e salva-vidas.

Infelizmente, um dos competidores, Michel Cestarolli, acabou sendo atendido pela equipe, depois de sofrer uma torção no joelho esquerdo. "Ajudamos a retirá-lo do mar, já que ele estava na beira sinalizando dor e dificuldade para andar. Trouxemos para a barraca e chamamos a ambulância do Corpo de Bombeiros, que o levou para o hospital", disse Claudinei Jardim.

Com oito anos de experiência nas praias de Florianópolis, a ONG Salva Surf Resgate Brasil aproveita a prática do surf para treinar e capacitar surfistas voluntários com ensinamentos básicos de primeiros socorros e salvamento aquático. Desde 2000, cinco mil voluntários já passaram pelo curso e cerca de duas mil vidas foram salvas.

ABC

A próxima seletiva será realizada nos dias 11 e 12 de outubro, no Pier Agenor de Campos, em Mongaguá, litoral sul. A região que formará a equipe será a do Grande ABC. O Confronto Final está previsto para os dias 06 e 07 de dezembro, na praia de Itamambuca, em Ubatuba, e definirá os campeões do Local Motion SP Contest 08, incluindo as categorias Junior e Feminino.

Os melhores colocados no ranking final irão representar a Grande São Paulo nos Circuitos Paulista de Surf Amador de 2009. Além disso, uma premiação especial está reservada. Os cinco campeões passarão uma semana no Peru e toda viagem será filmada para a produção de uma matéria para TV.

Com a apresentação da Tent Beach, o Circuito Local Motion SP Contest 08 conta com o patrocínio da Local Motion. Apoio: FreeSurf Wetsuit e BHS. Melhor Onda: Surf Team. Prancha Oficial: Glasser Future Surfboards. Divulgação: Waves.Terra. Organização: Event Tools Promoções e Eventos Ltda. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo; Associação Ubatuba de Surf; Federação Paulista de Surf; Governo do Estado de São Paulo; Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo; Deputado Willian Woo e Prefeitura de Ubatuba.

Resultados da segunda seletiva - Zona Leste

Open ZL

1 - Higor Inaba

2 - Ricardo Saheli

3 - Marcos Vinicius

4 - Jefferson Paiva

Longboard ZL

1 - Paulo Menezes

2 - Jefferson Paiva

3 - Jonathan Paiva

4 - Juliano Iacovantuono

Master ZL

1 - Paulo Menezes

2 - Eduardo Gatz

Open SP Trials

1 - Alexandre Miranda - Zona Oeste

2 - Pedro Regatiere - Zona Oeste

3 - Flavio Boca - Zona Oeste

4 - Carlos Tizon - Zona Sul

Long SP Trials

1 - Danilo Silva - Zona Norte

2 - Alexandre Miranda - Zona Oeste

3 - Maurício Barros - Zona Sul

4 - Allan Gregory - ABC

Melhor Onda Surf Team - Paulo Menezes (7,75)

Calendário:

3ª etapa - Seletiva Grande ABC - 11 e 12/10 - Píer de Agenor de Campos - Mongaguá

4ª etapa - Seletiva Zona Sul - 01 e 02/11 - Praia de Juquehy - São Sebastião

5ª etapa - Seletiva Zona Oeste - 22 e 23/11 - Guarujá

6ª etapa - Confronto Final - 06 e 07/12 - Praia de Itamambuca - Ubatuba

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições