Capitão Fred marca dois, e garante vitória do Flu sobre o Verdão

Capitão Fred marca dois, e garante vitória do Flu sobre o Verdão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Quatro dias, dois jogos e cinco gols. Inspirado e de bem com as redes, Fred pegou mais um. Na tarde deste domingo, o capitão tricolor fez os gols da vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, no Canindé, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. De quebra, manteve o clube das Laranjeiras mais vivo do que nunca na disputa pelo tetracampeonato nacional. De pênalti, mal marcado, Valdívia descontou para o Alviverde.

Com a vitória, a oitava em onze jogos do returno, o Fluminense pulou para os 50 pontos e terminou a rodada na quinta posição, na zona de classificação para a Libertadores de 2012. Sem Felipão, que foi a Portugal para o casamento de um dos seus filhos, o Palmeiras completou a marca de cinco jogos sem vencer e estacionou nos 41 pontos. Foi ainda a primeira derrota do Verdão no Canindé na temporada 2011.

O Palmeiras volta a campo no próximo sábado, às 18h (de Brasília), para enfrentar o Figueirense, também no Canindé, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. No mesmo dia e horário, o Fluminense recebe o Atlético-MG, no Engenhão.

Domínio tricolor e, de novo, Fred

O início do jogo foi um reflexo do momento das duas equipes. Líder do segundo turno e na luta pelo título, o Fluminense tocava a bola com tranquilidade. E encontrava espaços diante de um Palmeiras em crise por causa da agressão de torcedores ao volante João Vítor e do afastamento do atacante Kléber. Com o domínio da posse de bola, não demorou muito para o Tricolor abrir o placar no Canindé. Marquinho já tinha obrigado Deola a fazer grande defesa quando, aos 10 minutos, Carlinhos cruzou da esquerda e Fred, livre na pequena área, cabeceou para marcar o primeiro gol da partida.

Do outro lado do estádio, a torcida tricolor demorou alguns segundos para entender que a bola tinha entrado e comemorou atrasado. Mas o clube carioca não perdeu o ritmo e quase ampliou nos dois lances seguintes, ambos com Rafael Sobis. Perdido em campo, o Palmeiras não conseguia acertar três passes seguidos. E a pressão continuava. Após lindo passe de Deco, Mariano cruzou e a bola passou por Fred na frente do gol palmeirense. Na sequência da jogada, quase replay do primeiro gol. Carlinhos cruzou, mas dessa vez Thiago Heleno conseguiu cortar antes de Fred mandar para as redes.

O Palmeiras só conseguiu equilibrar as ações a partir dos 25 minutos. Ainda assim, sem levar perigo ao gol de Diego Cavalieri. A opção do técnico Abel Braga pela dupla de volantes Valencia e Fernando Bob se mostrava acertada, com uma boa proteção à defesa e saídas rápidas para o ataque. No meio, Deco também se destacava. Do lado palmeirense, nada dava certo. De volta ao time após defender a seleção chilena, Valdívia pouco tocava na bola, fazendo assim com que o trio Maikon Leite, Luan e Ricardo Bueno fosse pouco acionado.

No banco de reservas, a insatisfação do auxiliar Murtosa, substituto de Felipão, era visível. Tanto que ele fez a primeira alteração ainda aos 32 minutos do primeiro tempo, colocando o volante Rivaldo improvisado na lateral-direita na vaga de Paulo Henrique. A mudança fez o Palmeiras crescer, mas a melhor oportunidade, em uma cabeçada de Ricardo Bueno, parou em Cavalieri.

Pênalti mal marcado, empate e, sempre ele, Fred

A bronca de Murtosa no intervalo deve ter sido grande. Porque o Palmeiras voltou para o segundo tempo ligado e pressionando o Fluminense. Aos dez, o técnico Abel Braga foi obrigado a tirar Deco, que sentiu a panturrilha pesada, e optou pela entrada do volante Diogo. No minuto seguinte, quase foi castigado. Após cruzamento na área tricolor, a bola sobrou para Luan, que chutou rasteiro para defesa sensacional de Diego Cavalieri.

Com três volantes em campo, Abel chamou ainda mais o Palmeiras para o ataque. Mas tentou corrigir a escalação logo depois, com Martinuccio no lugar de Marquinho. O domínio alviverde continuou, mas quem quase ampliou foi o Fluminense. Martinuccio recebeu na cara do gol e tocou para fora. Em seguida, um erro grave do árbitro, que viu pênalti do atacante argentino do Flu em Luan, que, na realidade, caiu sem ser tocado. Valdívia cobrou com categoria e deixou tudo igual no Canindé.

O empate colocou fogo na partida. No minuto seguinte, Thiago Heleno acertou Fred por trás e gerou uma discussão entre os jogadores. O juiz deu apenas cartão amarelo ao zagueiro palmeirense. O Palmeiras se lançou com tudo ao ataque em busca da vitória e quase chegou ao gol em duas oportunidades, mas deixou defesa aberta. Depois de Lanzini perder boa chance em um contra-ataque, Fred decidiu de novo. Aos 40, Martinuccio se esforçou, evitou a saída da bola e cruzou para o camisa 9, outra vez livre, empurrar para as redes. Quatro dias, dois jogos e cinco gols. Fred pegou mais um. E manteve o Fluminense vivo na luta pelo tetracampeonato brasileiro.               Vídeo: youtube

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições