MENU

Carioca 2011: com Ronaldinho e Thiago Neves, Fla sobe a favorito

Carioca 2011: com Ronaldinho e Thiago Neves, Fla sobe a favorito

Atualizado: Quarta-feira, 19 Janeiro de 2011 as 9:02

Pedido de Ano Novo do torcedor do Flamengo: um time forte, vencedor e à prova de polêmicas. Pelo menos o primeiro quesito foi atendido pela presidente Patricia Amorim. O Rubro-Negro ganhou nomes expressivos para a nova temporada e surge como favorito ao título do Campeonato Carioca. No gol, Felipe. No meio, Thiago Neves. Nada, no entanto, se compara ao peso do acerto com Ronaldinho Gaúcho. Depois de uma novela de contornos dramáticos, a diretoria anunciou nos primeiros dias de janeiro a maior contratação do futebol brasileiro em 2011. O craque, ex-Milan, chega para "carregar o time", segundo o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Desenha-se uma equipe galáctica, capaz de fazer a maior torcida do país esquecer as polêmicas, a derrota do Império do Amor para o Botafogo de Loco Abreu, a queda na Libertadores, a prisão do goleiro Bruno, o retorno e a saída de Zico, e o risco constante de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Marcas de um 2010 para esquecer. Uma temporada de ebulição constante, decepções e pouco futebol.

Luxa rejuvenesceu o grupo e deixou fora dos planos nomes importantes como Petkovic e Kleberson. Além dos astros, o departamento de futebol decidiu fazer apostas. Os meias Darío Bottinelli e Vander e o atacante Wanderley são jogadores desconhecidos que têm o aval do treinador.

Na prática, o rosto do Flamengo ainda está escondido, mas, no imaginário do torcedor, já começou a empolgar. Prova disso foi o resultado da enquete promovida nas páginas dos clubes no GLOBOESPORTE.COM. Os rubro-negros foram os mais empolgados neste início de temporada: 93% acreditam que o time serão o campeão carioca (o Fluminense vem em segundo, com 89%; o Botafogo teve 80%, e o Vasco, 76%)

A formação tática:

No 4-2-3-1, Thiago Neves, Bottinelli e Ronaldinho se movimentam e encostam em Deivid, um atacante mais fixo. É uma das alternativas. Luxa chegou a trabalhar assim num coletivo em Londrina, durante a pré-temporada, mas sem os astros (Fierro, Renato e Vander foram testados). Ronaldinho poderia atuar aberto pela esquerda, Bottinelli seria o articulador central e Thiago Neves armaria pela direita, com o trio podendo trocar de posições constantemente. Maldonado e Willians continuariam à frente da zaga. Egídio ainda precisa mostrar que é o melhor nome para a lateral esquerda.

Os destaques da pré-temporada:

Foram apenas dois amistosos, mas Vander deixou boa impressão com o trabalho feito na pré-temporada em Londrina. Aos 20 anos, o meia, revelado pelo Bahia, chama a atenção pela ousadia. Tem o hábito de partir ao ataque com dribles e velocidade. Quem também começou bem foi o argentino Darío Bottinelli. O gol de falta marcado na vitória por 2 a 1 sobre o América-MG animou os rubro-negros.  

Quem chegou e quem saiu:

O Flamengo foi o responsável pela principal contratação do futebol brasileiro em 2011. Depois de uma árdua disputa com Grêmio e Palmeiras, o Rubro-Negro anunciou a chegada de Ronaldinho Gaúcho. Além do craque, chegaram os meias Thiago Neves, Darío Bottinelli e Vander, o goleiro Felipe e o atacante Wanderley. Antes da viagem a Londrina para a pré-temporada, Petkovic, Kleberson, Val Baiano, Diogo e Correa foram deixados fora dos planos de Luxemburgo. Confira o Vai e Vem do Mercado.

A expectativa de Thiago Neves:

"O Botafogo tem um grupo muito forte, comprovou isso no Campeonato Braslieiro todo. O Fluminense também. O Vasco vem por fora, mas sempre complica. O Flamengo não está à frente de ninguém. Claro que montou uma equipe forte, mas no Carioca é tudo muito igual."

A opinião do blogueiro do torcedor:

Arthur Muhlenberg: "No primeiro Campeonato Carioca sem o Maracanã desde 1992, o Flamengo será a única atração turística da temporada carioca de futebol. Isto é um fato. As estatísticas, a história e a nossa tradição no certame fazem com que todo rubro-negro, sempre na humildade máxima, encare a conquista de mais um Campeonato Carioca como uma obrigação do Flamengo. E mesmo que em 2009 não tivéssemos arrebatado das delicadas mãos tricolores a valiosa hegemonia regional, conquistar o Carioca 2011 é mais obrigação ainda, porque neste ano o estelar elenco do Flamengo simplesmente humilha, ofusca e relega ao ostracismo todas as outras equipes. Seria ótimo termos um Carioca equilibrado, mas Vasco, Botafogo, Fluminense e os outros amiguinhos pouco poderão fazer na hora em que o indomável esquadrão vermelho e preto começar a se impor. Chato, né?"

Por:Richard Souza

veja também