MENU

CBF só não reconhece título do Fla em 1987 por parecer jurídico

CBF só não reconhece título do Fla em 1987 por parecer jurídico

Atualizado: Quarta-feira, 22 Dezembro de 2010 as 3:28

Enquanto Santos, Palmeiras, Botafogo, Fluminense, Bahia e Cruzeiro ganharam títulos nesta quarta-feira, com a decisão da CBF de reconhecer a Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como conquistas nacionais, o Flamengo ficou no quase. Durante a cerimônia no Rio de Janeiro, a entidade apresentou um parecer jurídico que a impede de reconhecer o título de 1987 do Rubro-Negro.

- A ideia era reconhecer dois clubes campeões em 1987, o Flamengo e o Sport. Mas há uma decisão na Justiça que impede a CBF de fazer isso. O presidente (Ricardo Teixeira) poderia até ser preso se fizesse isso. Então o Flamengo para a CBF tem cinco títulos nacionais - explicou o diretor de comunicação da entidade, Rodrigo Paiva.  

O parecer jurídico da CBF cita uma ação que tramitou e foi julgada na 10ª Vara Federal de Pernambuco, sendo prolatada em 02 de maio de 1994.

Durante a cerimônia, nada foi comentado sobre o assunto. Depois da solenidade, Ricardo Teixeira, disse que seria impossível reconhecer dois campeões em 87.

Clique aqui e saiba mais sobre a confusão daquele ano

- Foi feita a consulta ao nosso departamento jurídico, e existe uma decisão transitada em julgado. Se for descumprida, pode resultar até em prisão. Se o Flamengo acha que merece o título, tem de recorrer à Justiça comum - afirmou, em entrevista ao SporTV.

Pivô de toda a confusão, o destino da "Taça das Bolinhas", troféu criado pela Caixa Econômica Federal que seria entregue ao primeiro pentacampeão brasileiro, segue um mistério. A CBF já havia batido o martelo de que o troféu iria para o São Paulo, mas acusou um funcionário da Caixa de se recusar a entregar o prêmio.

- A taça está com a Caixa e não sabemos muito - disse Rodrigo Paiva, que também acabou com qualquer possibilidade de uma nova discussão sobre o Santos - que com a unificação dos títulos de 1959 a 1970 virou o primeiro pentacampeão nacional - pleitear a taça.

- A taça foi criada para ser entregue ao primeiro pentacampeão depois de 1971.

veja também