Ceará e Coritiba duelam e tentam colocar freio na festa do adversário

Ceará e Coritiba duelam e tentam colocar freio na festa do adversário

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

É a partida da Carroça Desembestada contra o Interbairros Sem Freio. Enquanto os torcedores do Ceará brincam com a referência que nasceu após a classificação em cima do Flamengo, na capital paranaense o ônibus de cor verde que atravessa a cidade também se transformou em sinônimo de um time que tem atropelado os adversários. Ceará e Coritiba se encontram pela semifinal da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília).

O primeiro jogo é em Fortaleza, no Estádio Presidente Vargas, com os times em condições bem semelhantes neste início de temporada: ambos conquistaram o campeonato estadual vencendo os dois turnos. A diferença é que o Coritiba não perdeu jogo algum. Em compensação, o Ceará - que foi derrotado três vezes - levantou o troféu em grande estilo, após golear por 5 a 0 o Guarany.

O Coritiba também possui uma goleada em seu currículo recente e de que se orgulha muito: 6 a 0 sobre o Palmeiras, no Couto Pereira, pela Copa do Brasil. O jogo marcou o descobrimento do time para todo o país e o colocou como um dos favoritos ao título. Do outro lado, o Ceará também mostrou suas credenciais ao vencer o Flamengo por 2 a 1 no Rio de Janeiro e depois buscar em casa o empate por 2 a 2, suficiente para despachar Ronaldinho Gaúcho e Cia.

A Rede Globo transmite a partida para os estados do Ceará e do Paraná. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro deste duelo será o gaúcho Leandro Pedro Vuaden, que será auxiliado pelo pernambucano Erich Bandeira e pelo tocantinense Fábio Pereira.

Ceará: no Vovô, a grande esperança é fazer um bom resultado no Presidente Vargas, diante da torcida, e ir para Curitiba em boas condições de conseguir a classificação. Seria a segunda vez que o time alvinegro chegaria a uma decisão. Em 1994, depois de eliminar clubes como Palmeiras e Internacional, o Ceará mediu força com o Grêmio. Empatou por 0 a 0 no Castelão e viu os gaúchos ficarem com o título após vencerem por 1 a 0 no Olímpico.

Coritiba: é a chance de o Coritiba chegar à final da Copa do Brasil pela primeira vez na história. Em outras três ocasiões, o Alviverde foi eliminado justamente nesta fase. Em 1991 e 2001, caiu diante do Grêmio. Em 2009, perdeu para o Internacional. Além disso, a equipe pode conquistar o segundo título de 2011 - já foi campeão invicto do Campeonato Paranaense.

Ceará: o técnico Vagner Mancini fez um grande mistério sobre quem fará dupla com Iarley no ataque. Washington, que fez dois contra o Fla, deve ser mantido. Ele briga com Marcelo Nicácio, um dos destaques do time, mas que ficou fora contra os cariocas porque não havia renovado contrato. O restante da equipe só deve ter uma mudança em relação ao último jogo na Copa do Brasil: Diego Macedo no lugar de Boiadero. Desta forma, a provável escalação do Vovô é: Fernando Henrique, Diego Macedo, Erivelton, Fabrício e Vicente; Michel, João Marcos, Thiago Humberto (Eusébio) e Geraldo; Washington e Iarley.

Coritiba: o único desfalque em relação ao time que perdeu para o Palmeiras, na semana passada, é o atacante Bill, que cumpre suspensão. Por outro lado, Léo Gago e Rafinha voltam ao time, que deverá entrar em campo com Edson Bastos; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha e Davi; Anderson Aquino e Leonardo.

Ceará: depois dos dois gols marcados no jogo contra o Flamengo, a expectativa dos torcedores em cima do centroavante Washington aumentou. Se confirmado como titular, ele terá uma sombra e tanto no banco: Marcelo Nicácio.

Coritiba: o meia Rafinha, uma das armas do Coritiba, volta ao time após cumprir suspensão. Ele e Léo Gago, por não atuarem na derrota para o Palmeiras, são os únicos titulares invictos em 2011. Além de responsável pela criação das jogadas, Rafinha fez 22 gols nos 71 jogos que disputou com a camisa coxa-branca.

Vagner Mancini, técnico do Ceará: "Todo mundo espera que o Ceará tenha mais ímpeto jogando no PV, que estará lotado. A torcida joga junto com o time. Mas dentro de campo é que tudo se resolve. Espero que os jogadores estejam atentos a tudo que foi conversado durante a semana. Foram passadas as informações, os vídeos... Espero que meu time seja superior nos 180 minutos, e não só nesta quarta."

  Rafinha, meia do Coritiba : "A expectativa é grande. A gente sabe das nossas responsabilidades, sabe das dificuldades que vai ser. Mas faltam quatro jogos para a gente conquistar um objetivo importante na história do clube, então vamos em busca disso".

* No retrospecto geral, Ceará e Coritiba se enfrentaram 11 vezes. O Coxa tem cinco vitórias. Houve duas vitórias do Vozão e quatro empates. Nos gols marcados, nova vantagem paranaense: 18 a 10.

* As equipes se enfrentaram seis vezes na história da Série B do Campeonato Brasileiro. O Coritiba tem duas vitórias, e o Ceará, apenas uma. Houve três empates. Nos gols marcados, o Coxa leva vantagem: oito a seis.

* Ambos os times chegam à semifinal da Copa do Brasil depois de derrubarem favoritos ao título. Do lado do Ceará, a vitória sobre o Flamengo deixou a torcida mais empolgada. O Coritiba vem de uma derrota para o Palmeiras, mas foi o responsável pela maior goleada sofrida pelo time paulista no torneio: 6 a 0.

Ceará e Coritiba voltam a se enfrentar depois de quase quatro anos. O último confronto foi pela Série B de 2007, no dia 22 de setembro. O Coxa venceu por 2 a 0 no Couto Pereira, com gols de Keirrison e Pedro Ken. Os paranaenses do técnico René Simões entraram em campo com: Edson Bastos, Ânderson Lima, Henrique e Leandro; Pedro Ken, Veiga, Douglas Silva, Ricardinho e Diogo; Keirrison e Hugo. Heriberto Cunha escalou o Vovô com: Adílson, Erivélton, Fernando Lombardi e Luís Carlos; Arlindo Maracanã, Leanderson, Flávio, Mazinho Lima e Ademar; Sérgio Manoel e Rômulo.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições