Ceará x Flamengo: duelo aquece a disputa por vaga na Sul-Americana

Ceará x Flamengo: duelo aquece a disputa por vaga na Sul-Americana

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

A briga é na parte intermediária da tabela, mas o jogo ganhou clima de decisão. Ceará e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, com objetivos bem parecidos. O Vozão tem 43 pontos, em 11º, enquanto o Fla tem 39, em 13º. Ambos querem a classificação para a Copa Sul-Americana. Os rubro-negros, no entanto, sentem a ameaça de rebaixamento mais próxima. Estão apenas cinco à frente do Atlético-MG, o primeiro do Z-4.

As semelhanças não param por aí. As equipes não perdem desde a 25ª rodada. De lá para cá, o Vozão somou 13 pontos, ganhou fôlego. Com Vanderlei Luxemburgo, o Fla tem duas vitórias e três empates. A maior série invicta do time no Nacional (sete jogos) começou em 25 de setembro, quando foi derrotado pelo Palmeiras, no Rio. Desde então, somou 11 pontos. Promessa de equilíbrio e casa cheia. O Castelão deve receber cerca de 55 mil pessoas.

Clique aqui e confira os preços dos ingressos Paulo César Oliveira (Fifa-SP) apita a partida. Ele será auxiliado por Márcio Eustáquio Sousa Santiago (MG) e Anderson José de Moraes Coelho (SP). A Rede Globo transmite a partida para os estados do RJ, ES, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, RR, AC, AP e as cidades de Belo Horizonte/MG, Uberlândia/MG, Ituiutaba/MG, Araxá/MG, Petrolina/PE e Juazeiro do Norte/CE. O Premiere Esportes transmite o duelo para todo o Brasil. Você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.

O que está em jogo

Ceará: Um time com apetite. Embalado, o Ceará quer matar dois coelhos com um único golpe. Primeiro: eliminar de uma vez por todas o risco de rebaixamento. Segundo: consolidar-se na zona de classificação para a Copa Sul-Americana do ano que vem.

Flamengo: Em cinco partidas com Luxemburgo, o time voltou a ficar forte. Assim como o adversário, a primeira preocupação é assegurar a permanência na Primeira Divisão. A equipe carioca também quer a vaga na disputa continental.

As escalações

Ceará: O técnico Dimas Filgueiras perdeu o lateral-esquerdo Vicente, que fraturou o maxilar e está fora do campeonato. O jogador será substituído por Eusébio. Na zaga, Anderson perdeu a condição de titular para Diego Sacoman. No ataque, Magno Alves terá Washington como parceiro. A escalação: Michel Alves, Boiadeiro, Diego Sacoman, Fabrício e Eusébio; Michel, Heleno, João Marcos e Geraldo; Magno Alves e Washington.

Flamengo: O técnico Vanderlei Luxemburgo não desistiu do ataque 3D. A primeira experiência, contra o Corinthians, fracassou, mas Diogo, Deivid e Diego Maurício terão uma nova chance. No meio, Correa substitui Maldonado, que está suspenso. A escalação: Marcelo Lomba, Léo Moura, Ronaldo Angelim, Welinton e Juan; Willians, Correa, Renato Abreu e Diogo; Diego Maurício e Deivid.

Quem está fora

Ceará: Além do lateral-esquerdo Vicente, o goleiro Diego é desfalque.

Flamengo: Os meias Petkovic e Kleberson, ambos com lesão na coxa direita, estão fora.

Pendurados

Ceará: Fabrício, Ernandes, João Marcos e Kempes.

Flamengo: Marcelo Lomba, Fernando, Renato, Diogo, Deivid e Val Baiano.

Fique de olho

Ceará: Magno Alves é adversário antigo do Flamengo. Durante cinco temporadas, defendeu o Fluimenense e não esqueceu a rivalidade Fla-Flu.

Flamengo: Deivid avisou que só vai conseguir alcançar a plenitude física e técnica em 2011, mas é uma das armas mais perigosas de Luxemburgo.

O que eles disseram

Dimas Filgueiras (técnico do Ceará): "Tenho certeza que a torcida lotará o Castelão, pois será um jogo aberto e com muitas possibilidades. Trabalhamos bastante nos últimos dias e os jogadores estão prontos para fazer uma bela partida. O Flamengo também precisa do resultado e acredito que não ficará na defesa, já que terá três atacantes desde o início. Estamos confiantes".

Vanderlei Luxemburgo (técnico do Flamengo): "Os jogadores sabem que o foco é em 2010. O ano ainda não acabou. Só se fala em 2011 quando esse campeonato terminar, até porque 2011 depende muito dessa temporada também. O objetivo é a Sul-Americana. A última rodada foi ótima para nós, mas vamos continuar brigando para fazer nossa parte sem olhar para a parte de baixo da tabela".

Último confronto

- Com 15 empates em 32 jogos, o Flamengo é a equipe que mais empatou neste Campeonato Brasileiro, ao lado de Vasco e Botafogo.

- Com apenas 28 gols marcados, o Ceará tem o pior ataque deste Brasileiro. Ao lado de Guarani e Grêmio Prudente, a equipe é a única com média de gols inferior a um por partida. O time só conseguiu marcar mais de um gol por jogo em sete ocasiões e em nenhuma partida fez mais de dois gols.

- Se o Ceará tem o pior ataque do campeonato, consegue se manter no meio da tabela muito por conta da sua defesa, a melhor da competição, com 31 gols sofridos.

- Na história do Campeonato Brasileiro, o Ceará jamais derrotou o Flamengo. As duas equipes se enfrentaram seis vezes: três vitórias do Fla e três empates. Pelo Nacional, não se enfrentam em na capital cearense há 25 anos.

Em 14 de agosto, pela 14ª rodada, Flamengo e Ceará se enfrentaram no Maracanã. Num dia de estreias apagadas (de Leandro Amaral - que já deixou o clube - e Renato) e atuação fraca do time, a torcida do rubro-negra pôde comemorar pelo menos o fim do jejum de quatro jogos sem vitória e de três sem balançar as redes. Num gol de pênalti marcado por Petkovic no fim do primeiro tempo, o Rubro-Negro conseguiu três pontos.

Por: Richard Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições