MENU

Celtics freiam Lakers novamente e ficam a uma vitória do título

Celtics freiam Lakers novamente e ficam a uma vitória do título

Atualizado: Segunda-feira, 14 Junho de 2010 as 8:02

Na noite deste domingo, o Boston Celtics soube usar a experiência de seus atletas e venceu os Lakers, atuais campeões da NBA, por 92 a 86. Com o triunfo, os verdes ficam a uma vitória (pois abriram 3 a 2 na série melhor de sete) em Los Angeles para conquistar o título da temporada.

Jogando em casa pela última vez - as duas últimas partidas serão no ginásio do rival -, o Boston Celtics começou mais ligado e abriu, logo de cara, 6 a 0 no placar. O início sonolento dos Lakers teve influência e o primeiro quarto terminou 22 a 20 para os anfitriões.

Nos 12 minutos seguintes, os Celtics continuaram mais consistentes e chegaram a ter uma vantagem de oito pontos (30 a 22), no entanto, os talentos dos Lakers, sobretudo a facilidade de Kobe Bryant em se infiltrar pelo garrafão adversário, amenizaram o ímpeto dos donos da casa, que foram para os vestiários com seis pontos de lambuja (45 a 39).

No entanto, o início do terceiro quarto foi a concretização da tragédia que estava anunciada. Sob a batuta de Paul Pierce (27 acertos) e companhia, os 'trintões' da franquia de Massachusetts se impuseram e deixaram as estrelas da Flórida sem ver a cor da bola. Assim, os Celtics foram para o último período com uma vantagem considerável de 13 pontos.

Na última parte do duelo, os Lakers, na base do tudo ou nada tentaram um respiro nos arremessos da linha dos três, mas, poucas bolas entraram e a vitória dos verdes foi pouco ameçada. Garnett (double-double, com 18 pontos e dez rebotes) e Rondo (decisivo nos instantes derradeiros) também deram contribuições importantes e a equipe mais vencedora da história da Liga Norte-mericana fechou o embate em 92 a 86.

Atordoados, os Lakers pecaram mais uma vez na individualidade e na marcação do Boston. Apesar da atuação de Bryant - 38 pontos e cestinha disparado -, os pivôs Pau Gasol e Bynum, por exemplo, anotaram apenas 12 e seis tentos, respectivamente, em quase meia hora em quadra e prejudicaram, substancialmente, o sistema ofensivo do time do técnico Phil Jackson.

O próximo jogo, que poderá ser o do título dos Celtics, será na próxima terça-feira, às 22h (de Brasília).

veja também