MENU

Centro Internacional de Transmissão da Copa de 2014 vai ser no Rio

Centro Internacional de Transmissão da Copa de 2014 vai ser no Rio

Atualizado: Sexta-feira, 27 Maio de 2011 as 12:49

Ricardo Teixeira presidiu reunião do Comitê com Jerôme Valcke (Foto: Agência Estado)

  No encerramento da segunda reunião do Conselho de Administração da Fifa, em Zurique, nesta sexta, a entidade e o Comitê Organizador Local anunciaram que o Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo de 2014 terá sua sede no Rio de Janeiro. O local escolhido foi o Riocentro. A decisão do conselho foi baseada em um processo altamente competitivo, que contou com análises detalhadas de diversos especialistas em transmissão da Fifa avaliando os três candidatos (além do Rio, Brasília e São Paulo).

Segundo a Fifa, o Rio de Janeiro foi escolhido por diversas razões, incluindo a qualidade da infraestrutura, a diversidade de acomodações e atividades disponíveis na cidade,bem como pelo desejo manifestado com ênfase para fornecer todo apoio possível ao IBC e seus usuários.

- Posso afirmar que foi uma decisão difícil, todos os candidatos apresentaram alta qualidade e demonstraram um enorme compromisso. Mas infelizmente só podemos escolher uma sede e consideramos que, em geral, o melhor para a Fifa foi Rio de Janeiro. O IBC será um dos centros de informações mais avançados do mundo durante os meses de junho e julho de 2014. É um componente vital, que estabelece a ligação entre a Copa do Mundo e o resto do mundo e garante que as pessoas ao redor do planeta tenham a melhor e mais atualizada cobertura do nosso belo esporte - explicou o Secretário Geral da Fifa, Jérôme Valcke, que presidiu a reunião juntamente com o presidente do COL, Ricardo Teixeira.

Em 2010, 179 emissoras de televisão e rádio de mais de 70 países tinham equipes na África do Sul, envolvendo 13.000 funcionários no dia a dia do IBC. Outros tópicos discutidos na reunião do conselho incluíram as preparações para o Sorteio Preliminar da Copa do Mundo, que ocorrerá na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, no dia 30 de julho de 2011.

- Estamos muito contentes com o progresso alcançado e ansiosos para receber os times e a imprensa mundial para o primeiro grande evento a caminho de 2014. Prometemos um grande show para os convidados no local, e também para os que assistirão na TV. Fomos informados de que este Sorteio Preliminar quebrará um novo recorde em termos de transmissões ao vivo - explicou Ricardo Teixeira.

Alerta para a infraestrutura da cidade

O Conselho de Administração também recebeu relatórios detalhados sobre diversas áreas operacionais, incluindo o progresso na construção / melhorias dos estádios, com a maioria das atividades no rumo certo. Permanecem as questões relacionadas à operação e capacidade dos aeroportos, assim comoà infraestrutura de transporte, que foram tratadas com as mais altas autoridades brasileiras.

- É crucial que todos os locais que sediarão a Copa do Mundo tenham infraestrutura adequada, que atenda aos milhares de espectadores e possibilite que eles se movimentem pela cidade para irem a um jogo. Se esse não for o caso, não poderemos sediar jogos nessas cidades - enfatizou o Secretário Geral da FIFA no encerramento da reunião.

São Paulo e Natal fora da Copa das Confederações

O Conselho de Administração do COL/Fifa também recebeu relatórios detalhados sobre diversas áreas operacionais, incluindo o progresso na construção / melhorias dos estádios, com a maioria das atividades no rumo certo. Entretanto, foi determinado na reunião que apenas cidades com previsão de conclusão das obras nos estádios até o início de 2013 serão consideradas para sediar partidas da Copa das Confederações da FIFA. Consequentemente, São Paulo e Natal não são mais consideradas como potenciais sedes para a Copa das Confederações da Fifa.

A próxima reunião do Conselho de Administração está agendada para o dia 26 de julho, no início da semana das atividades do Sorteio Preliminar, no Rio de Janeiro. Os locais da Copa das Confederações e a programação dos jogos da Copa do Mundo da Fifa serão apresentados no dia 29 de julho de 2011, após a primeira reunião do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa no Rio de Janeiro.        

veja também