China perde medalha olímpica conquistada em 2000 na ginástica

China perde medalha olímpica conquistada em 2000 na ginástica

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que vai retirar a medalha de bronze conquistada pela equipe de ginástica artística da China em Sidney-2000 depois que foi descoberto que uma das atletas tinha apenas 14 anos na época.

O jornal "China Daily" informa que a decisão do COI aconteceu depois que a Federação Internacional de Ginástica pediu o cancelamento de todos os resultados obtidos pela atleta Dong Fangxiao.

A situação foi descoberta pelo fato de Dong ter se registrado para os Jogos de 2008, em Pequim, com data de nascimento - 23 de janeiro de 1986 - diferente da informada na inscrição para 2000 (20 de janeiro de 1986).

Com a certeza de que a atleta tinha menos de 16 anos (idade mínima para competir), o bronze passa para os Estados Unidos, que terminaram a competição no quarto lugar.

Também serão anulados os resultados individuais da atleta na ginástica e nos saltos em Sydney, onde conquistou a sexta e a sétima posição, respectivamente.

O COI pediu ao Comitê Olímpico Chinês para devolver a medalha e os diplomas de Dong para que sejam enviados às americanas. Além disso, foi recomendado que o país respeite as regras sobre a idade dos atletas nas próximas competições.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições