Circuito Nacional: elite feminina está confirmada na etapa de São Paulo

Circuito Nacional: elite feminina está confirmada na etapa de São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

As principais atletas do país confirmaram presença na sexta etapa do Circuito Nacional, neste domingo (18/7). A prova terá duas largadas distintas, ambas na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, às 7h, para a elite, e às 8h, para os amadores. A disputa do pelotão feminino promete ficar ainda mais acirrada. Edielza Guimarães, Maria Zeferina Baldaia e Marizete Moreira, respectivamente líder, vice-líder e terceira colocada no ranking brasileiro, vão puxar a briga pelo topo do pódio.

Com 179 pontos e uma temporada recheada de vitórias, Edielza Guimarães chega a São Paulo como líder isolada do ranking brasileiro. Seu principal desafio, num dos percursos mais difíceis do circuito, é vencer a si mesma e melhorar suas marcas.

- Ainda não consegui fazer o tempo que planejei para esta temporada - diz a fundista, vencedora da etapa de Campo Grande, terceira colocada em Goiânia e Belo Horizonte e vice-campeã em Porto Alegre.

Para enfrentá-la, Maria Zeferina Baldaia conta com sua experiência em provas na capital paulista, onde conseguiu alguns dos seus melhores resultados. Vice-líder do ranking com 142 pontos, a fundista venceu a Corrida de São Silvestre em 2001, conquistou o bicampeonato da Maratona de São Paulo (2002 e 2008) e foi a primeira na Meia Maratona de São Paulo (2008). Ainda ganhou o ouro na prova paulista do Circuito, em 2008.

Na briga pelas posições mais altas do ranking, Marizete Moreira volta à capital paulista como uma das favoritas, depois de ganhar a Maratona de São Paulo, em maio. A fundista, terceira do ranking com 137 pontos, que exibe grande forma física na temporada, também venceu a Meia Maratona de Brasília, em abril.

Vencedora da etapa de São Paulo em 2007, Maria Lúcia dos Santos Nascimento também sonha com um lugar no pódio. Nona do ranking, com 52 pontos, a fundista tem na prova paulista uma das suas preferidas.

- Eu gostava daquele percurso na hípica, por ser diferente dos outros, disputado em chão de terra batida. Quando o trajeto passou a ser o do Pacaembu, ficou mais difícil, mas também deixou a disputa mais interessante, com as variações de altitude e velocidade - analisa a atleta, sexta na etapa de Porto Alegre.

Outras três atletas entre as dez primeiras do ranking confirmaram presença na etapa de São Paulo: Elizabeth Esteves de Souza (6ª, com 96 pontos), Joelma de Jesus (7ª, com 72 pontos) e Roseli Mateus (10ª, com 49 pontos). Completando o pelotão feminino em São Paulo estarão na disputa Maria Silvânia de Araújo, Rosângela Figueiredo, Adeluci Moraes, Maureni Siqueira Tatehira e Eliane Costa de Jesus.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições