Circuito Nacional: elite feminina vai marcar presença em Fortaleza

Circuito Nacional: elite feminina vai marcar presença em Fortaleza

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

A etapa de Fortaleza do Circuito Nacional, neste domingo (8/8), terá a disputa mais acirrada da temporada até agora. Puxadas por Edielza Santos, Conceição Oliveira, Maria Zeferina Baldaia, Marizete Moreira e Elizabeth Esteves, 14 das 17 primeiras do ranking brasileiro de corredoras de rua vão lutar por um lugar no pódio. Com largada às 7h, na Av. Presidente Castelo Branco, a prova terá percursos de 5km e 10km, pela orla da Praia de Iracema.

A prova de domingo tem papel importante para a equilibrada elite feminina que chega à capital cearense. Menos de 30 pontos separam as quatro primeiras colocadas do ranking brasileiro, que terão de lutar para defender suas posições. A etapa também é a última na preparação das atletas que vão disputar a Meia Maratona do Rio de Janeiro, na próxima semana.

Para enfrentar o calor cearense e as fortes adversárias, Edielza dos Santos embarcou para Feira de Santana, Bahia, onde vai treinar até a véspera da prova.

- Será minha primeira prova em Fortaleza. Já sei que é uma disputa difícil e quero me preparar o melhor possível, treinando numa região bem parecida - diz a fundista, líder do ranking, com 209 pontos.

Conceição Oliveira está confiante

Com a vitória na Corrida Internacional 9 de Julho e a medalha de bronze na Maratona do Rio de Janeiro (18/7), superando uma gripe forte, Conceição Oliveira conquistou a vice-liderança do ranking brasileiro (183 pontos) e está confiante em manter sua posição em Fortaleza.

- A presença de quase todas as principais atletas brasileiras é muito importante, porque dá às fundistas a oportunidade de se ‘estudarem’. Uma poderá analisar a técnica da outra, comparar e ver em que precisa melhorar para as últimas provas da temporada - explica a atleta, que esteve no pódio em pelo menos quatro das seis edições do Circuito na capital cearense.

Vencedora da etapa de Fortaleza em 2008, Maria Zeferina Baldaia também elege a prova cearense  como uma das suas preferidas.

- Como o frio me incomoda, prefiro provas com o clima do nordeste. E o percurso, com subidas e descidas, é bem parecido com o de Sertãozinho (interior de São Paulo), onde treino - diz Baldaia.

Confira o pelotão feminino:

O pelotão feminino em Fortaleza terá outros nomes de peso, entre as 17 primeiras do ranking brasileiro: Marizete Moreira (4ª, com 159 pontos), Elizabeth Esteves (5ª, com 111 pontos), Joelma de Jesus (7ª, com 85 pontos), Eliane Costa de Jesus (8ª, com 71 pontos), Adriana Aparecida da Silva (9ª, com 70 pontos), Roseli Mateus (11ª, com 60 pontos), Maureni Siqueira Tatehira (12ª, com 59 pontos), Maria Silvânia Araújo (14ª, com 57 pontos), Rosângela Figueiredo Silva (15ª, com 53 pontos), Adeluci Moraes (16ª, com 49 pontos) e Antônia Bernadete Lins da Silva (17ª, com 42 pontos)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições