COI devolve medalhas a bielorrussos absolvidos em caso de doping

COI devolve medalhas a bielorrussos absolvidos em caso de doping

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

Os lançadores de martelo bielorrussos Vadim Devyatovsky e Ivan Tikhon, segundo e terceiro colocados nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, receberam de volta do Comitê Olímpico Internacional (COI) as medalhas que lhes foram tiradas devido a uma acusação de doping.

- Se estes rapazes fossem fracos, depois destes dois anos teriam desmoronado. Mas graças ao que lhes deu o esporte, a família olímpica, puderam superar este litígio e este sofrimento - afirmou Gennady Alexeyenko, vice-presidente do Comitê Olímpico Bielorrusso, durante uma cerimônia em Minsk, capital do país.

O COI retirou em dezembro de 2009 as medalhas dos atletas. Em agosto do ano anterior eles foram acusados de doping devido aos níveis excessivos de testosterona encontrados em seus exames, o que os dois sempre negaram. Devyatovsky, de 33 anos, e Tikhon, de 34, recorreram à Corte Arbitral do Esporte (CAS), que os absolveu e determinou que, além da devolução das medalhas, ambos fossem indenizados em US$ 50 mil. Segundo a imprensa bielorrussa, eles gastaram cerca de US$ 500 mil em despesas com advogados e análises médicas para mostrar sua inocência.

Devyatovsky, vice-campeão mundial em 2005 e bronze no Campeonato Europeu de 2006, já havia sido punido entre setembro de 2000 e 2002 por doping. Por isso, se o CAS não tivesse admitido seu recurso, teria sido banido do esporte por reincidência.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições