MENU

Colados na tabela, Ceará e Cruzeiro se enfrentam para fugir do Z-4

Colados na tabela, Ceará e Cruzeiro se enfrentam para fugir do Z-4

Atualizado: Domingo, 27 Novembro de 2011 as 10:31

Será mais uma decisão no Campeonato Brasileiro. Se cada rodada nesta reta final apresenta jogos decisivos na parte de cima e de baixo da tabela, o duelo entre Ceará e Cruzeiro - às 17h (de Brasília) deste domingo - fará do Estádio Presidente Vargas um autêntico palco de final de Copa do Mundo.

É assim que os jogadores dos dois times estão encarando o confronto direto para fugir da zona de rebaixamento. Na 17ª colocação com 38 pontos e há cinco partidas sem vencer em casa, o Ceará tem uma chance de ouro de sair do Z-4 e passar sua incômoda vaga para o adversário, que tem um ponto a mais e está uma colocação acima na tabela. Os mineiros podem garantir neste domingo a sua permanência na Série A, deixando de depender do resultado na última rodada, no clássico contra o Atlético-MG. Para isso, precisam ganhar em Fortaleza e contar com um tropeço do Atlético-PR, que tem 38 pontos (em 18º lugar) e encara o rebaixado América-MG fora de casa. Caso Ceará e Cruzeiro empatem, ficarão juntos na zona de rebaixamento se o Furacão ganhar.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos. A TV Globo Minas fará a transmissão ao vivo - e em alta definição para quem tem recepção digital - para todo o estado de Minas Gerais, exceto a região de Juiz de Fora. O Premiere 4, pelo sistema pay-per-view transmite o jogo para todo o país.

Ceará: Dimas Filgueiras começou os trabalhos na terça-feira e realizou dois coletivos oficiais. Durante os treinamentos, o treinador escalou a seguinte equipe no esquema 4-4-2: Fernando Henrique; Heleno, Fabrício, Daniel Marques e Eusébio; Michel, João Marcos, Juca e Thiago Humberto; Washington e Osvaldo. No entanto, Dimas Filgueiras não confirmou a entrada de Washington, podendo optar por Roger.

Cruzeiro: Vágner Mancini tem três dúvidas em relação ao time que empatou com o Atlético-PR. Não sabe se escala Léo, recuperado de estiramento na coxa direita, ao lado de Victorino na zaga. Naldo e Cribari estão de sobreaviso. No meio, Everton pode ganhar a vaga de Charles. E no ataque falta decidir o companheiro de Wellington Paulista. A disputa está entre Anselmo Ramon (o mais provável), Farías ou Ortigoza. O provável time: Fábio; Marquinhos Paraná, Léo (Cribari ou Naldo), Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Fabrício, Everton (Charles) e Montillo; Wellington Paulista e Anselmo Ramon (Farías ou Ortigoza).

Ceará: o atacante Felipe Azevedo levou o terceiro cartão amarelo na partida contra o Grêmio e cumpre suspensão. Não atuam também o goleiro Adílson, o lateral-esquerdo Vicente, o volante Rudnei e o meia Luizinho, todos lesionados. O zagueiro Diego Sacoman também está fora, em fase final de recuperação de uma contusão.

Cruzeiro: o atacante Wallyson, que se recupera de cirurgia no tornozelo esquerdo, não deverá ter condições de atuar nesta temporada.

Ceará: Anderson Luís, Boiadeiro, Daniel Marques, Edmilson, Erivélton, Eusébio, Fabrício, Fernando Henrique, Heleno, Roger, Thiago Humberto, Thiago Matias e Vicente.

Cruzeiro: Fábio, Naldo, Gabriel Araújo, Diego Renan, Fabrício, Marquinhos Paraná, Élber, Roger, Montillo e Anselmo Ramon.

Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP) apita a partida, auxiliado por Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP). Ao todo, Seneme participou de 14 jogos, aplicou 59 cartões amarelos (média de 4,2) e quatro vermelhos (média de 0,2), marcou 481 faltas (média de 34,3) e três pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,2 amarelos, 0,3 vermelho e 35,6 faltas. Destes amarelos, 21 foram para mandantes e 38 para visitantes. Ele apitou um jogo do Vozão e dois da Raposa na Série A deste ano: Ceará 1 x 1 Inter, pela 21ª rodada, Cruzeiro 2 x 0 Grêmio, pela oitava, e Cruzeiro 3 x 2 Atlético-GO, pela 31ª.

Ceará: com atuações importantes fora de casa, o meia Thiago Humberto declarou que está na hora de decidir as partidas também no PV. Nos dois últimos jogos do Ceará longe dos seus domínios, o meia foi decisivo nos triunfos contra Avaí e Grêmio.

Cruzeiro: o meia Montillo continua sendo o jogador mais perigoso do Cruzeiro e capaz de decidir uma partida. Mesmo não estando com 100% de suas condições físicas por conta de um estiramento na coxa esquerda, o artilheiro do time no Brasileiro (12 gols) treinou durante toda a semana.

Heleno, volante do Ceará: “Estamos no caminho certo e vamos continuar com a nossa luta. Devemos nos doar ao máximo. Um ajudando o outro dentro de campo. Só assim conseguiremos buscar o resultado que nos interessa”.

Vágner Mancini, técnico do Cruzeiro: “A gente vem em busca dessa vitória fora de casa há algum tempo. Vai ser uma final de Copa do Mundo para ambos os times. O Ceará, por mais que venha de cinco derrotas, é forte no PV”.

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Vágner Mancini, atual treinador do Cruzeiro, comandou o Ceará em 23 rodadas no atual Brasileiro. Deixou a equipe cearense com 27 pontos, na 15ª colocação.

* O atacante Osvaldo, do Ceará, é um dos nomes cogitados para defender o Cruzeiro em 2012.

* No estádio Presidente Vargas, Cruzeiro e Ceará se enfrentaram apenas três vezes, com uma vitória para cada equipe e um empate. Cada time marcou quatro gols.

Pela 18ª rodada do Brasileirão deste ano, o Cruzeiro fez o dever de casa e venceu o Ceará, por 1 a 0, em Uberlândia. O gol foi marcado por Montillo, num pênalti muito duvidoso. Na ocasião, o técnico Vágner Mancini, então treinador do Vovô, reclamou muito da arbitragem e lamentou o resultado, o qual considerou injusto.        

veja também