Com atrações internacionais, Mundial de Skate Vertical começa nesta sexta

Com atrações internacionais, Mundial de Skate Vertical começa nesta sexta

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

Em meio à folia do carnaval e à beleza da Lagoa Rodrigo de Freitas, grandes nomes do skate mundial vão abrir o circuito do Mundial de Skate Vertical 2011 neste fim de semana, no Rio de Janeiro. A etapa carioca, que chega à sua nona edição neste ano, contará com estrelas do esporte no Brasil, como Marcelo Bastos (atual campeão mundial), Sandro Dias e Bob Burnquist, além de destaques do exterior, casos dos americanos Andy Macdonald e Danny Mayer. O evento será transmitido pelo SporTV na sexta e no sábado, data em que acontecerão as eliminatórias e as semifinais, respectivamente, e, no domingo, a TV Globo transmite a grande decisão, a partir das 10h.   Nesse ano, a etapa chegará com algumas modificações em relação à edição passada. O half pipe, por exemplo, ganhou dois cânions (obstáculos) de 1,5m de largura, cada, no meio da pista, favorecendo assim os competidores mais rápidos. Já o formato de disputa será baseado no sistema de paredes. Com isso, o tempo da volta não será cronometrado, e os skatistas poderão fazer 13 passagens pelo alto do half pipe para realizar suas manobras.

- O formato de paredes depende mesmo da adaptação e estilo de cada skatista. Não temos tempo de ficar enrolando e esperar passar o tempo. É descer, fazer as manobras e, quem conseguir a "melhor volta", leva" - diz Sandro Dias, que há um mês teve uma contusão no ombro, mas já está recuperado para a competição.

De origem suíça, a rampa é uma das atrações do evento. Montado por oito skatistas, sendo que dois deles estarão na disputa, casos de Lécio Neguinho e Sérgio Negão, o half pipe, que roda o Brasil ao longo do ano, tem 8 metros de largura por 4,20 metros de altura. A estrutura chega com 96 partes separadas, que são montadas conforme o desejo dos competidores e da organização.     Grandes nomes em ação

O Brasil tem o predomínio das vitórias na etapa. Isso porque, das oito edições disputadas até agora, seis foram conquistadas por atletas brasucas, sendo que todos eles vão estar na briga em 2011. Com três triunfos no Rio, o bicampeão mundial Bob Burnquist terá os compatriotas Sandro Dias, que venceu duas vezes, e o atual campeão da prova Marcelo Bastos como “adversários internos”.

Os estrangeiros ganharam apenas duas das etapas cariocas: o dinamarquês Rune Glifberg, em 2003, e o australiano Renton Millar, que estará de volta neste fim de semana, em 2009. Além de Millar, Andy Macdonald (oito vezes campeão mundial) e Danny Mayer, a prova contará com outros nomes gabaritados, como os americanos Elliot Sloan, Alex Perelson, Rob Lorifice e Anthony Furlong, além do francês Jean Postec e dos britânicos Paul Luc Ronchetti e Sam Beckett.

Com 30 skatistas na disputa, as baterias eliminatórias estão marcadas para a tarde desta sexta-feira, começando por volta das 14h30m. Já as semifinais estão programadas para o sábado, a partir das 15h. E no domingo acontece, enfim, a grande decisão, às 10h, com transmissão ao vivo da TV Globo no Esporte Espetacular.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições