Com 'cara paulistana', Itaquerão é 'verde' e retangular

Com 'cara paulistana', Itaquerão é 'verde' e retangular

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:28

4 Uma visão detalhada do futuro estádio do Corinthians, o Itaquerão, a arena mais comentada do país, por dentro e por fora, com detalhes arquitetônicos e tecnológicos.

Leia o especial da Copa-2014 Confira as últimas notícias do Corinthians Veja o Itaquerão por dentro, por fora e no gramado em visão 360º Veja como será entrar, passear e assistir a um jogo no Itaquerão É essa a experiência que o infográfico nesta página propicia ao leitor, mais de dois anos antes de a arena ser concluída. Só de bater os olhos no projeto percebe-se o formato retangular, distinto dos ovais que predominam no país.

Outra característica que chama a atenção são os vãos livres, que, segundo Anibal Coutinho, autor do projeto, imprime à obra sua "cara paulistana", lembrando o Masp, de Lina Bo Bardi.

Pelo menos no papel, com tecnologia de última geração: quatro telões de 800 polegadas, de área equivalente a uma quadra de vôlei, ar-condicionado em todas as dependências e um painel de células fotovoltaicas que gerarão energia para o sistema.

Com 148.620 m² de área construída e prazo de entrega fixado para dezembro de 2013, o Itaquerão será um dos maiores estádios da Copa-14.

O cenário político indica que a arena tem grande possibilidade de abrir o Mundial, dada a proximidade entre o presidente corintiano, Andres Sanchez, e o homem forte do COL (Comitê Organizador Local), Ricardo Teixeira.

O anúncio oficial acontecerá em outubro e gera expectativa, pois a abertura é um evento mais caro e complexo que a própria final da competição, que será no Maracanã.

A capacidade do estádio de 48 mil lugares, então, aumentará em 20 mil, por meio de arquibancadas provisórias.

A concepção do futuro estádio corintiano, feita pelo escritório Coutinho, Diegues, Cordeiro/DDG, prevê um shopping center agregado à arena, com área para abrigar 59 concessões (lojas, lanchonetes, restaurantes, bares temáticos, espaço para exposições, auditório etc.).

Haverá ainda 89 camarotes, para 1.423 pessoas sentadas, quatro deles com área de 470 m, e 48 sanitários. O complexo terá sistema de reaproveitamento de águas pluviais para utilização em descargas e na irrigação do gramado.

No pico das obras, a previsão é que sejam utilizados, no mínimo, 1.500 homens.

O projeto prevê dois estacionamentos cobertos e dois a céu aberto, com cerca de 3.000 vagas. Durante a Copa, porém, o local será usado por caminhões de equipamentos.

  Robson Ventura - 03.set.2011/Folhapress     Marisa, Andres Sanchez e Lula posam para foto no terreno do Itaquerão; clique e veja galeria      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições