Com chuva de cartões, São Paulo vence Santa Cruz e fica com a vaga

Com chuva de cartões, São Paulo vence Santa Cruz e fica com a vaga

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

       O São Paulo chegou a deixar a torcida apreensiva, ainda mais após Rogério Ceni perder um pênalti. Mas conseguiu vencer o Santa Cruz por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena Barueri, e garantir a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Agora enfrentará o Goiás, que eliminou a Ponte Preta. Em um jogo marcado pelas faltas duras e pela chuva de cartões - onze amarelos e quatro vermelhos -, o visitante foi forte e lutou muito, mas não conseguiu segurar o anfitrião, que jogou a maior parte do duelo com um a mais. Mais dois do Santa foram expulsos quase no fim da partida. Um deles era Everton Sena, a sombra de Lucas, que também foi para o chuveiro mais cedo, com os olhos cheios de lágrimas e bastante chateado por ter se desentendido com seu marcador.

André Oliveira foi o destaque negativo para o time pernambucano por fazer a falta que originou o primeiro gol tricolor e cometer também um pênalti. Só que esta última oportunidade Ceni desperdiçou com uma cavadinha mal calculada.

Cambalhota e cavadinha frustrada

Assim como no Recife, o primeiro tempo do jogo na Arena Barueri já começou quente. Juan arriscou de longe e fez Tiago Cardoso se esticar todo, logo aos dois minutos. Everton Sena, que não deu mole para Lucas na primeira partida, começou a cumprir o que prometeu assim que o apito soou. Como um carrapato, colou no meia são-paulino.

Melhor para os outros jogadores do time paulista, que encontravam espaços. Mas o adversário abusava das faltas duras. André Oliveira acertou Fernandinho. E Dagoberto cobrou a falta de frente para o gol, mas bem longe, quase no círculo central. O atacante levantou com precisão e colocou a bola na cabeça de Rhodolfo, aos nove minutos. O zagueiro desviou para a rede e deu sua tradicional cambalhota no ar na comemoração: 1 a 0 para o São Paulo e festa grande na Arena Barueri (assista ao gol no vídeo acima).

O anfitrião queria mais tranquilidade. Levar a decisão para os pênaltis não era o plano. Aos 14, Lucas conseguiu escapar por segundos de Sena e driblou a defesa na área, mas acabou desarmado. Fernandinho não aguentou aquela pancada da falta que originou o gol, e precisou deixar o jogo aos 16 minutos, bastante frustrado. Marlos entrou.

A pressão era toda do São Paulo. Dagoberto, Juan, Rhodolfo e Lucas tiveram chances de marcar. O Santa Cruz estava gostando do empate e da decisão nas penalidades, tanto que só se preocupava em impedir os lances de ataque do time paulista. E Everton Sena seguia grudado em Lucas: acompanhou o meia até na hora de beber água...

A dupla também protagonizou um lance violento. Everton dividiu de forma dura a bola com Lucas, e acabou acertando o tornozelo direito do meia, que precisou ser atendido fora de campo. Mas o árbitro não viu falta no lance.

André Oliveira, que tinha feito a falta do primeiro gol do São Paulo, apareceu de forma negativa mais uma vez aos 41 minutos, ao esticar o braço e impedir a trajetória de Dagoberto para o gol: pênalti e cartão vermelho para ele. Na cobrança, Rogério Ceni decidiu tentar uma cavadinha e permitiu que Tiago Cardoso tivesse tempo de voltar e tirar a bola (assista ao vídeo). Decepção do torcedor são-paulino no estádio. O camisa 1, dono de cem gols, ainda foi xingado por Jeovânio quando voltava para o gol. E o São Paulo perdeu a oportunidade de ir para o intervalo com tranquilidade.

Chuva de cartões e desentendimento da dupla Everton Sena e Lucas

Com um a mais, mas um pouco desanimado por ter perdido a chance de ampliar o placar, o São Paulo voltou para o segundo tempo com a missão de fazer o segundo gol e garantir a vaga para as oitavas. E pressionou muito o Santa Cruz, que seguia se segurando como podia e abusando das faltas. Everton Sena, a sombra de Lucas, também levou um cartão amarelo por uma jogada mais dura.

Mas só dava São Paulo na área do Santa. Carpegiani colocou Ilsinho no lugar de Casemiro, com o objetivo de provocar mais descidas pela lateral direita. O jogador até que conseguiu algumas jogadas de linha de fundo, mas sem sucesso. Se a conclusão era ruim, era preciso um homem de área. E o comandante resolveu tentar com o garoto Willian José. Sobrou para Alex Silva, que foi sacrificado para a entrada do atacante.

A aposta deu certo. Aos 27, Ilsinho passou por dois marcadores e tabelou com Willian José. O menino devolveu para o lateral chutar no canto direito de Tiago Cardoso, que até então estava sendo decisivo a favor do Santa, mas não teve chances nesta bola: 2 a 0 e festa da torcida local, que respirou aliviada (assista ao vídeo acima).

Aliviada? Por poucos segundos, porque o Santa Cruz resolveu partir para cima do São Paulo com tudo. Zé Teodoro colocou o atacante Mário Lúcio e mandou o time todo tentar furar o bloqueio paulista. A torcida suspendia o ar cada vez que o time pernambucano chegava ao ataque. Mas Renatinho, em uma falta duríssima em cima de Ilsinho, ganhou também o vermelho, aos 38, e deixou a equipe com apenas nove em campo.

Lucas voltou a aparecer aos 40, em mais uma tentativa individual, e passou por Everton Sena, mas não conseguiu passar pelo goleiro. A dupla encerrou o jogo com uma cena feia. Os dois se desentenderam e levaram vermelho também. Lucas se irritou demais e teve que ser contido pelos companheiros. Até Carpegiani foi no campo buscar o meia, que saiu com os olhos marejados e bastante chateado. A vaga ficou na mão do São Paulo, mas a violência imperou para os dois lados.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições