Com Deco, Muricy tem o desafio de armar quinteto; veja 4 opções

Com Deco, Muricy tem o desafio de armar quinteto; veja 4 opções

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

As cartas estão na mesa, resta agora ao Fluminense organizá-las da melhor maneira para que o clube conquiste no dia 5 de dezembro o segundo título do Brasileirão de sua história. Com a chegada de Deco, apresentado oficialmente nesta segunda-feira, o presidente Roberto Horcades deu como encerrado o ciclo de contratações nas Laranjeiras e passou a bola para as mãos de Muricy Ramalho. A grande dúvida, porém, está em como o treinador conseguirá unir tantas estrelas em uma só equipe.

Ao todo, 31 jogadores compõem o grupo tricolor, a maioria deles com possibilidade de atuar em várias funções, o que amplia o leque de possibilidades para que o treinador escolha o esquema tático. Com Deco, Conca, Emerson, Fred e Washington, o setor ofensivo é o que reúne o maior número de estrelas. O desafio é definir os escolhidos e, ao mesmo tempo, evitar insatisfações como a que afastou o Coração Valente do São Paulo, por exemplo.

Atualmente, o 3-5-2 tem sido o esquema preferido de Muricy. Desta maneira, a equipe atuou em cinco dos seis jogos após a Copa do Mundo, conquistando quatro vitórias e um empate que a colocaram na primeira posição na competição. A chegada do luso-brasileiro, por sua vez, pode fazer com que o treinador abra mão de um jogador com características defensivas para atuar com dois meias-armadores.

Deco com a camisa 20 do Flu: chegada do meia

aumenta leque de opções de Muricy (Foto: Reuters)   - Não se pode ter um só esquema definido. Se tivermos a felicidade de contar com o Deco, vai ser um meia pelo lado direito e podemos mudar o esquema. Vai ser bom. Não tenho nada definido, faço de acordo com a característica do jogador – disse Muricy ainda após a vitória sobre o Cruzeiro, pela décima rodada, quando a negociação para a vinda do jogador se arrastava.

A profusão de opções ofensivas, por sua vez, fará com que a briga por vagas no meio-campo também se torne ainda mais acirrada. Titulares atualmente, Diogo e Diguinho veem suas posições ameaçadas por Valencia, que será regularizado ainda esta semana, de acordo com a diretoria, e Belletti.

Na defesa, André Luis, Leandro Euzébio e Gum são os preferidos de Muricy. A aparente tranquilidade, no entanto, também pode dar lugar a uma boa disputa caso o treinador opte por mandar para campo uma equipe somente com dois zagueiros.

De olho nessas inúmeras variações táticas possíveis e prováveis, conforme deu a entender o próprio Muricy Ramalho, o GLOBOESPORTE.COM convidou André Rocha, do Blog Olho Tático para analisar as opções do treinador para montar o Fluminense galáctico de 2010.

Entretanto, tudo ainda não passa de possibilidades. A tendência é que o mistério comece a ser desvendado no próximo dia 22, no Maracanã, contra o Vasco, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando espera-se que pela primeira vez todos os jogadores estejam à disposição do treinador.

      Por Cahê Mota Rio de Janeiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições