Com dois atletas a menos, Galo segura Avaí

Com dois atletas a menos, Galo segura Avaí

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:18

De um lado, um time em ascensão, invicto na retomada do Brasileiro depois da Copa do Mundo e em busca um lugar no G-4. E com dois jogadores a mais em campo a partir dos 34 minutos do segundo temipo. Do outro, uma equipe que perdeu os dois últimos jogos e em penúltimo lugar na tabela. Apesar das diferenças no campeonato e dentro de campo, Avaí e Atlético-MG não saíram do 0 a 0, neste sábado, na Ressacada, em jogo válido pela 11ª rodada do Nacional.

Com a igualdade, somente o Galo ganhou posições, passando da penúltima para a 17ª colocação, com dez pontos, ainda no Z-4. Mas poderá ser superado por Atlético-PR e Grêmio, que jogam neste domingo. O atual campeão catarinense segue em 6º lugar, com 15 pontos.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro

As duas equipes voltam a campo no próximo sábado. O Atlético-MG enfrenta o Botafogo, no Engenhão (Rio), às 18h30m (de Brasília). No mesmo horário, o Avaí encara o Guarani em Campinas.

Avaí domina a primeira etapa

Com o Galo possuindo a pior defesa do Brasileiro antes do início da rodada (21 gols sofridos em dez partidas), o treinador Vanderlei Luxemburgo decidiu alterar o sistema defensivo para o jogo em Florianópolis, escalando o time no 3-5-2, com o trio Jairo Campos, Cáceres e Werley na zaga. Uma novidade até para alguns jogadores. Caso de Diego Tardelli, que admitiu sua surpresa com a mudança. No meio-campo, João Pedro ganhou a vaga de Fabiano. E no ataque, Daniel Carvalhou estreou, com Neto Berola indo para a reserva.

Apesar da formação mais cautelosa, o time mineiro levou um susto logo com 40 segundos de jogo. Robinho dominou fora da área e tentou supreender Fábio Costa, mas chutou por cima da meta. E as ameaças do Avaí continuaram durante a primeira etapa. Explorando de forma eficiente as laterais, com Patrick, pela direita, e Eltinho, do lado esquerdo, a equipe da casa foi bem superior no período inicial.

Única novidade em relação ao time que iniciou a partida contra o Flamengo, na quarta, Rudnei, que estava suspenso, criou uma ótima chance para o anfitrão aos 12 minutos. O volante arrancou e lançou Roberto na entrada da área. O atacante invadiu a área e, diante de Fábio Costa, chutou cruzado para fora. Aos 16, o goleiro teve que trabalhar, saindo aos pés de Robinho para salvar o Galo. Seis minutos depois, o arqueiro, criticado pelas últimas atuações, voltou a aparecer bem. Eltinho cobrou falta com estilo, e o camisa 1 voou para espalmar.

O Atlético-MG também ameaçou em uma cobrança de falta. Aos 26, Daniel Carvalho mandou a bola, de curva, no canto direito, e Renan desviou para córner. Mas por pouco não sofreu o gol em seguida. Robinho se livrou de Werley na área e cruzou aos 28. Eltinho, livre, quase na risca da pequena área, completou por cima, perdendo a melhor oportunidade da partida ( veja no vídeo acima ).

O trio ofensivo do Galo - Diego Tardelli, Diego Souza e Daniel Carvalho - ainda precisa de mais entrosamento. Mas deu trabalho à defesa do time catarinense em determinados momentos. Na principal chance do time no jogo, aos 45, Diego Souza passou para Daniel Carvalho, que devolveu para o companheiro com um belo passe de letra. O ex-palmeirense dominou e chutou. Renan fez grande defesa. E por pouco, Tardelli não aproveitou o rebote ( assista no vídeo acima ).

Galo tem dois expulsos, e Avaí não aproveita

Para a segunda etapa, Luxemburgo decidiu abandonar o sistema 3-5-2. E partir para o 4-3-3, com o atacante Neto Berola no lugar do zagueiro Werley. Com um homem a mais na frente, o Alvinegro mineiro se tornou mais presente no campo adversário. E aos dois minutos, reclamou de um pênalti. Pela esquerda, Daniel Carvalho tentou cruzar, e a bola tocou no braço esquerdo de Patrick, que estava no chão. O árbitro Leandro Vuaden mandou o jogo seguir, apesar das reclamações do atacante.

E aos dez, o estreante voltou a protestar. Por um outro motivo. Em lance na intermediária, Daniel Carvalho deu um carrinho frontal sobre  Caio. O juiz aplicou o vermelho direto ( no vídeo acima ). O Alvinegro mineiro sentiu o impacto da expulsão. E o Avaí foi para cima. Fábio Costa evitou o gol do time da casa ao defender conclusão de Caio aos 15.

Para tentar ter mais a posse de bola, Luxemburgo trocou Diego Souza por Ricardinho. Já Antônio Lopes colocou mais um atacante de ofício (Vandinho) no lugar de um meia (Robinho).

A partir dos 20 minutos, o Avaí passou a ocupar o campo adversário. Caio, por pouco, não fez um golaço aos 21, quando aplicou quatro dribles em marcadores, mas o chute esbarrou na marcação. Quando se esperava uma maior pressão dos anfritiões, com um jogador a mais, a equipe da casa perdeu força. Mas ganhou novo ânimo aos 34, quando Neto Berola fez falta dura em Marcos na metade do campo. Leandro Vuaden foi rigoroso e aplicou mais um vermelho direto ( no vídeo ao lado ).

Com dois jogadores a menos e sem um atacante sequer em campo (Diego Tardelli foi substituído após a expulsão de Berola), o Galo se limitou a tentar garantir o empate. E conseguiu, até com certa tranquilidade, diante de um adversário aparentemente sem fôlego para pressionar um rival com apenas nove jogadores.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições