Com dois gols de Pratto, Grêmio perde em casa para o U.Católica

Com dois gols de Pratto, Grêmio perde em casa para o U.Católica

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:46

Apesar da mobilização gremista, motivada pelo sonho de conquistar a América pela terceira vez, a noite desta terça-feira foi de festa chilena no Estádio Olímpico. Diante dos mais de 35 mil atônitos tricolores ocupando boa parte das arquibancadas, o Universidad Católica derrotou o Grêmio por 2 a 1, na abertura das oitavas de final da Taça Libertadores 2011.

Agora, será preciso ao Grêmio vencer por dois gols de diferença fora de casa para chegar às quartas de final - ou então contar com vitória de um gol, a partir de 3 a 2, em função do saldo qualificado. A classificação será decidida às 21h50m (horário de Brasília) da próxima quarta-feira, dia 4 de maio, no Chile.

Lucas Pratto marcou os dois gols do Universidad Católica. Douglas descontou para o Grêmio. Borges foi expulso ainda no primeiro tempo, aos 34 minutos, por agressão.

Mantendo um hábito do técnico Juan Antônio Pizzi nesta edição da Libertadores, o Universidad Católica espelhou o sistema tático adversário. Os chilenos começaram a partida utilizando-se do mesmo 4-4-2 com meio-campo em losango do Grêmio.

De início o Grêmio ignorou o equilíbrio tático e foi para cima. Pela direita, com Leandro, Willian Magrão e Gabriel, conquistou sequência de escanteios. Borges quase marcou. De longe, Douglas acertou o poste direito. Logo depois, Borges enfileirou marcadores mas chutou para fora.

Pizzi encontrou, então, uma solução. Recorreu a outro sistema tático, entre os quatro por ele utilizados nos seis jogos anteriores: ligou o lateral-esquerdo Eluchans à marcação individual de Leandro, abriu o lateral-direito Valenzuela e o volante Silva pelos lados, pouco à frente, e criou um 3-4-2-1.

Deu resultado. Aos 28 minutos Gilson foi desarmado, Cañete recebeu, puxou o contra-ataque e encontrou o centroavante Lucas Pratto livre na área. Com categoria ele marcou 1 a 0, em jogada construída pela dupla de argentinos revelados pelo Boca Juniors.

Para piorar a situação tricolor, seis minutos depois o auxiliar Hernan Maidana observou uma cotovelada de Borges sobre o zagueiro Henríquez. E o árbitro Nestor Pitana não hesitou: cartão vermelho para o centroavante gremista.

Repetição de Pratto

Do intervalo, o Grêmio retornou a campo modificado. Renato Gaúcho substituiu o volante Willian Magrão pelo atacante Lins - que somou-se a Leandro no embate com os defensores chilenos.

Nada, entretanto, parecia abalar as estruturas do paredão formado por oito jogadores do Universidad Católica. Apesar da posse de bola, o Grêmio não conseguia criar oportunidades de gol.

Sem alternativas, o camisa 10 tricolor arriscou novamente. E, se no primeiro tempo acertou o poste, desta vez a mira foi perfeita. Com seu pé esquerdo magistral, à longa distância, lançou a bola com força, no ângulo superior direito do goleiro: 1 a 1, aos 14 do segundo tempo.

Mas não foi possível insistir na pressão ofensiva. O Universidad Católica seguiu organizado, com suas duas variações táticas em sincronia perfeita. Atento ao contra-ataque, o time chileno soube recuperar a vantagem no placar quinze minutos após o empate tricolor.

Na área, o centroavante Pratto recebeu cruzamento perfeito, e de cabeça acertou o ângulo: 2 a 1. Com seis gols, agora, Pratto é o vice artilheiro da competição.

Renato Gaúcho ainda recorreu ao banco de reservas, colocando Carlos Alberto e Escudero, mas não houve como superar a defesa adversária.

Próximo jogo

Na decisão do segundo turno do Campeonato Gaúcho, o Grêmio enfrenta o grande rival Inter às 16h do próximo domingo. A Taça Farroupilha será decidida no Estádio Beira-Rio. Se vencer, o Grêmio conquista o título estadual antecipado. Se perder, terá de enfrentar o Inter em mais dois Gre-Nais.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições