Com duelo de artilheiros, Flu e Bota se enfrentam de olho na liderança

Com duelo de artilheiros, Flu e Bota se enfrentam de olho na liderança

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:57

Depois de algumas partidas ainda em busca da forma ideal, chegou o dia do verdadeiro teste para Fluminense e Botafogo. Na primeira vez em que disputam um clássico em 2011, as duas equipes fazem um confronto direto pela liderança do Grupo B da Taça Guanabara. O duelo no Engenhão, que começa às 19h30m (de Brasília), reunirá os dois principais artilheiros do Campeonato Carioca: Fred, que lidera a corrida, com oito gols, e Loco Abreu, segundo colocado, que soma cinco.

O primeiro lugar do grupo não vale apenas por uma questão de orgulho. Quem terminar a fase de classificação na liderança enfrentará na semifinal uma equipe de menor porte – Resende ou Boavista – e, de quebra, evitará um confronto com o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho antes da decisão da Taça Guanabara. O Fluminense entra em campo tendo somado 15 pontos em cinco partidas, enquanto Botafogo, que empatou com o Bangu na última rodada, tem 13 pontos.

Fluminense: já classificado para a semifinal da Taça Guanabara, o Fluminense fica com a primeira colocação do Grupo B se vencer o Botafogo. A liderança da chave pode garantir um cruzamento com um time de menor expressão na próxima fase. O Flamengo lidera o Grupo A, seguido do Resende.

Botafogo: depois de um tropeço em dia de má atuação, o Botafogo precisa recuperar a moral vencendo um clássico. O empate garante a classificação para a semifinal da Taça Guanabara, mas os três pontos praticamente confirmam a liderança do Grupo B e, assim, um cruzamento teoricamente mais fácil na fase seguinte.

as escalações 2

Fluminense: o técnico Muricy Ramalho deve manter a equipe que venceu o Duque de Caxias por 3 a 1 na quinta-feira. O desfalque fica por conta do volante Diguinho, liberado para acompanhar o nascimento da filha em Porto Alegre. Fernando Bob e Valencia disputam a vaga, com vantagem para o segundo. No ataque, o treinador pode utilizar Rafael Moura durante a partida. Já regularizado, o He-Man precisa pegar ritmo, pois será o substituto de Fred, suspenso, na estreia da Libertadores. A provável escalação deve ser: Diego Cavalieri, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Valencia (Fernando Bob), Souza e Conca; Araújo e Fred.

Botafogo: o último treino tático da semana teve sua maior parte fechada. Assim, Joel Santana mantém em segredo a formação a ser adotada no clássico contra o Fluminense. O treinador não descartou uma nova improvisação de Somália na lateral esquerda para conter os avanços de Mariano. Caso isso aconteça, Arévalo e Bruno devem concorrer a uma vaga no meio-campo. O Botafogo deve atuar com a seguinte formação: Jefferson, Fahel, João Filipe e Antônio Carlos; Alessandro, Marcelo Mattos, Somália, Renato Cajá e Márcio Azevedo (Arévalo ou Bruno); Herrera e Loco Abreu.

fique de olho 2

Fluminense: três gols em uma só partida, artilharia do Estadual com oito gols e um adversário que traz boas lembranças. Esses são os ingredientes para o atacante Fred, que vive boa fase e está ainda mais motivado para o clássico. E vale lembrar que, desde que chegou ao Fluminense, o camisa 9 já marcou quatro vezes contra o Glorioso.

Botafogo: recuperado de uma lesão no pé direito, Marcelo Mattos volta ao time no clássico. O volante, que está invicto em 19 partidas pelo Alvinegro, é considerado o ponto de equilíbrio da equipe, seja na marcação ou na saída de bola.

o que eles disseram

Fred, atacante do Fluminense: “Realmente fiz muitos gols contra o Botafogo, mas é uma das equipes que eu sinto mais dificuldades. Vai ser o jogo mais difícil. Na verdade, cada jogo é o mais difícil. Mas clássico tem um peso maior, afeta o emocional, chama mais o torcedor, dá moral.”

Joel Santana, técnico do Botafogo: "O Botafogo ainda não mostrou uma postura que me dê a tranquilidade de dizer que a equipe é essa. A coisa ainda não está da maneira que eu gosto. Vai ser um duelo dos dois ataques mais positivos da competição, e a promessa é de muitos gols. Num clássico como esse não se pode errar."

números e curiosidades

* Fluminense e Botafogo se enfrentaram 216 vezes. O Tricolor leva vantagem no duelo, com 86 vitórias, 61 empates e 69 derrotas. O Fluminense marcou 344 gols e sofreu 302.

* Esta será o sexto clássico entre Fluminense e Botafogo no Engenhão. O Alvinegro foi o único vencedor, levando a melhor na inauguração do estádio, dia 30 de junho de 2007 (vitória por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro). As quatro partidas seguintes terminaram empatadas - duas vezes em 1 a 1 e outras duas em 0 a 0.

* Em partidas do Campeonato Carioca, o Clássico Vovô não termina empatado há cinco anos, ou oito partidas. Desde então, o Botafogo levou a melhor, vencendo seis confrontos e perdendo dois.

Fluminense e Botafogo se enfrentaram pela última vez no dia 17 de outubro de 2010, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto, realizado no Engenhão, terminou empatado em 0 a 0. No primeiro tempo, Jefferson apareceu bem em chutes de Diogo e Conca, enquanto Jobson e Loco Abreu levaram perigo ao Fluminense. Na segunda etapa as duas equipes criaram poucas oportunidades, construindo um justo resultado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições