Com febre, Nowitzki lidera mais uma reação do Dallas e iguala a série final

Com febre, Nowitzki lidera mais uma reação do Dallas e iguala a série final

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

Quando o Miami Heat abriu nove pontos no início do quarto período, a torcida engoliu seco no ginásio lotado em Dallas. Afinal, a derrota de domingo ainda assombrava a memória, e a possibilidade de ver o rival abrir 3 a 1 na final da NBA era assustadora. Para piorar, Dirk Nowitzki, o craque do time, jogava com febre. Cenário desolador, mas não para o time que vai ficando famoso pelas reações improváveis. Num piscar de olhos, os Mavericks apagaram a diferença no placar, passaram à frente e fizeram a arquibancada trocar a apreensão pela euforia. Em mais um capítulo dramático da série, o Dallas venceu por 88 a 86 e igualou o confronto em 2 a 2.

Febre? E daí? Dirk Nowitzki comandou a vitória do Dallas na noite desta terça-feira (Foto: Getty Images)

  O próximo episódio já tem dia, hora e local marcados: quinta-feira, 22h, de novo em Dallas. Haja o que houver, a disputa volta para Miami, palco do jogo 6 no domingo. Se até lá ninguém fechar com quatro vitórias, o campeão sai na sétima partida, também na Flórida, na próxima terça.

Mesmo com febre, Nowitzki foi para o jogo e, além de comandar o ataque dos Mavs com 21 pontos, ainda adicionou 11 rebotes e fez uma bandeja decisiva a 14 segundos do fim. Jason Terry, que vinha sendo criticado na série, saiu do banco e fez 17 pontos, incluindo os dois lances livres que ajudaram a selar a vitória com seis segundos no relógio. O pivô Tyson Chandler também fez bonito com 13 pontos e 16 rebotes.

Pelo lado do Miami, a decepção ficou novamente por conta de LeBron James. O ala fez apenas oito pontos, em atuação irreconhecível no ataque. Compensou um pouco com nove rebotes e sete assistências, mas ficou marcado pelo aproveitamento de 3/11 nos arremessos. O cestinha do Heat  mais uma vez foi Dwyane Wade, com 32 pontos, mas na hora da última bola ele deixou escapar um passe ruim de Mike Miller. Bosh ainda colaborou com 24 pontos, mas não foi o bastante para evitar a derrota.

Wade fez 32 pontos, mas não foi o bastante para

evitar a derrota do Miami Heat (Foto: Getty Images)

  Equilíbrio durante todo o jogo

Após a derrota no jogo 3, o técnico Rick Carlisle resolveu mexer no Dallas. Deixou DeShawn Stevenson no banco e mandou à quadra uma formação com dois armadores: Jason Kidd e JJ Barea. Mas quem botou o time nas costas nos primeiros minutos foi Nowitzki, que ignorou a febre e fez 6 a 0. O Miami logo se recuperou, pegou rebotes ofensivos importantes e equilibrou as ações. Com Terry saindo do banco e fazendo sete pontos, os Mavs não deixaram os visitantes virarem e fecharam o primeiro quarto com um empate: 21 a 21.

No início do segundo, o Heat abriu sete de vantagem, mas a montanha-russa continuou ativa. Logo o Dallas virou e abriu quatro, com a ajuda valiosa de Stevenson, que entrou na quadra e acertou seus três primeiros arremessos de três pontos. LeBron decepcionava com apenas quatro pontos antes do intervalo, mas Bosh (16) e Wade (13) compensavam. E o Heat foi para o vestiário vencendo por 47 a 45.

Na volta para o segundo tempo, os dois times continuaram se revezando na liderança. O Dallas chegou a abrir três, o Miami respondeu abrindo quatro. Jogando mal no fim do período, a equipe da casa saiu no lucro ao ficar apenas 69 a 65 atrás na virada para os últimos 12 minutos.

Começou o último quarto e o Miami já abriu nove, maior vantagem da partida. Mas não por muito tempo. Como de hábito, o Dallas foi buscar o placar e virou com uma bandeja de Jason Terry a cinco minutos do fim. O equilíbrio se arrastou até os segundos finais. Wade errou um lance livre a 30 segundos do fim, quando tinha a chance de empatar.

Se Wade vacilou, Nowitzki não perdoou. O alemão conseguiu vencer a forte marcação do Miami e partiu para a bandeja, abrindo três pontos a 14 segundos do fim. Em vez de tentar a bola de três, Wade foi para a enterrada e cortou para um com nove segundos no relógio. Terry recebeu a falta, foi para a linha de lances livres e converteu os dois.

O relógio marcava 6,7s, e veio a falha fatal. Wade recebeu um passe torto na reposição de Mike Miller e deixou a bola escapar. Ainda mergulhou para fazer um passe para Miller, mas o tiro saiu de longe, desequilibrado. Não deu nem aro. E a reação do Dallas estava completa. Tudo igual na decisão.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições