Com Fred, Flu vence a Lusa e está nas quartas

Com Fred, Flu vence a Lusa e está nas quartas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

A resposta para quem desconfiava da postura do Fluminense após a demissão de Cuca foi dada, mas apenas no primeiro tempo do duelo contra a Portuguesa, na noite desta quinta-feira, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Avassalador nos 45 minutos iniciais e sonolento no restante, o Tricolor derrotou a Lusa por 3 a 2, com três gols de Fred, no Maracanã, e garantiu a classificação à próxima fase da competição - no jogo de ida, no Canindé, a equipe das Laranjeiras venceu por 1 a 0, também pelos pés do camisa 9.

Com três gols nos primeiros 21 minutos da partida, o atacante foi o principal responsável pela vaga do Flu nas quartas de final, mas a pressão da Portuguesa no fim do jogo - quando Luis Ricardo e Paulo Sérgio descontaram - irritou e preocupou os torcedores. A mudança de atitude durante o jogo rendeu vaias ao apito final. À espera de Muricy Ramalho, que deve ser confirmado como treinador até o próximo sábado, o Tricolor carioca encara agora o Grêmio, que eliminou o Avaí. A primeira partida acontece na próxima semana, no Rio de Janeiro, com data e horário a serem confirmados pela CBF.

Fred marca três e garante vaga para o Flu

A Portuguesa não teve tempo nem para respirar. Lutando pela própria honra e contra as insinuações de represália após a demissão de Cuca, o Fluminense foi arrasador no primeiro tempo. Em apenas 20 minutos já tinha definido a sua classificação para a próxima fase, e com dose tripla de Fred. Tudo bem que, para abrir o placar, contou com a ajuda do goleiro Fábio, da Lusa. Logo aos dois minutos, Leandro Euzébio fez o cruzamento, o camisa 1 voou, fez a defesa e caiu sobre Domingos. A bola sobrou limpa para o atacante tricolor apenas empurrar para o fundo das redes.

Sem que a Lusa sequer tivesse passado do meio-campo, Fred já assustava novamente. Aos oito, ele arriscou em cobrança de falta de longe, mas Fábio, desta vez, segurou firme. Com uma verdadeira blitz no campo ofensivo, o Tricolor mandava em campo, e a Portuguesa, sem forças, se arriscava apenas nos contra-ataques. A primeira conclusão dos paulistas foi aos 15, em chute de longe de Acleisson que parou em Rafael. Porém, os visitantes não tiveram tempo para se empolgar. No minuto seguinte, Fred serviu a Alan dentro da área, o atacante gingou na frente de Domingos e foi derrubado. Pênalti que Fred cobrou, sem paradinha, para ampliar.

Assista aos gols da partida:

E o artilheiro estava impossível: quatro minutos depois, Julio Cesar partiu em velocidade pela esquerda e cruzou com força. A bola foi parar em Mariano, no lado oposto, e o lateral rolou com açúcar para Fred emendar e marcar o terceiro. Diante de tanta facilidade, o Fluminense tirou o pé do acelerador e deu campo para a Lusa. O time paulista, por sua vez, tropeçava nas próprias pernas e em momento algum deu trabalho a Rafael. O auge do mau poder ofensivo aconteceu aos 30, em péssimo chute de Heverton.

O jogo passou a ficar sonolento, e o responsável pelo despertar do bom futebol foi Wellington Silva. Aos 41, o jovem, que substituiu Alan, partiu para jogada individual, deixou três adversários para trás e foi derrubado na linha da área. Fred cobrou a falta sem direção no lance derradeiro do primeiro tempo.

Lusa aproveita desânimo tricolor e é melhor no segundo tempo

Se começou a mil por hora a primeira etapa, para dar uma resposta ao torcedor, que prestou homenagem a Cuca nas arquibancadas do Maracanã, o Fluminense, com a vaga assegurada, parecia carregar um fardo por ter que voltar ao gramado no segundo tempo. Visivelmente desanimado, o Tricolor observou a Lusa jogar e pressionar. Aos dois minutos, Wellington Silva até assustou em jogada individual e o chute na rede pelo lado de fora. Mas depois o domínio foi amplo do adversário. Mas o problema da Portuguesa continuava sendo um só: a falta de qualidade. Com mais posse de bola, criava muito pouco e ficava restrita às jogadas de bola parada.

A partir dos 20 minutos, a Lusa teve quatro escanteios consecutivos sem uma única conclusão ao gol. Mal na armação e nas bolas paradas, a solução foi apelar para os chutes de longe. Aos 28, Fabrício tirou tinta da trave esquerda de Rafael. No minuto seguinte, o próprio volante arriscou novamente, a bola desviou na zaga e sobrou para Luis Ricardo diminuir: 3 a 1.

Faltavam três gols para garantir a vaga, e a Portuguesa seguiu no campo ofensivo. Aos 32, Paulo Sérgio bateu cruzado para grande defesa de Rafael. Três minutos depois, não deu para o goleiro: em cobrança de falta, o mesmo Paulo Sérgio acertou o ângulo e diminuiu. Para piorar a situação tricolor, Conca fez falta dura em Thiago Gomes aos 40 e foi expulso. Melhor em campo e com um a mais, a Lusa partiu para o tudo ou nada, sempre na base dos chutes de longa distância, acreditando na "missão impossível".

Aos 41, 43 e 44, Paulo Sérgio e Rafael travaram um verdadeiro duelo. Todos vencidos pelo goleiro, que garantiu a vitória no momento em que a Lusa pressionou bastante. Entretanto, não evitou as vaias do torcedor ao apito final do árbitro Wilton Pereira Sampaio. Tivesse um pouco mais de qualidade técnica e capricho nas conclusões, a Portuguesa poderia ter surpreendido o Fluminense no Maracanã.

Por: Cahê Mota

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições