Com gol duvidoso e sofrimento, Bota se classifica nos pênaltis

Com gol duvidoso e sofrimento, Bota se classifica nos pênaltis

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

Foi o momento ideal para quebrar um tabu. Depois de quatro anos, o Botafogo voltou a vencer uma disputa de pênaltis. A da noite desta quarta-feira, no Engenhão, evitou que a equipe passasse seu maior vexame na Copa do Brasil. Após bater o River Plate-SE por 1 a 0 no tempo normal, graças a um gol duvidoso - e contra -, o Alvinegro garantiu a suada classificação para a segunda fase da competição ao vencer nas penalidades por 4 a 1.

Após cinco derrotas seguidas em disputas de pênaltis, o Alvinegro conseguiu sair vitorioso, e os jogadores foram festejar com o técnico Joel Santana, chamado de "burro" pela torcida quando tirou Renato Cajá para a entrada de Fabrício no segundo tempo. Na próxima etapa da competição, o adversário do Alvinegro será o Paraná Clube. O primeiro jogo, ainda sem data definida, será em Curitiba. A classificação nesta quarta-feira veio depois de uma derrota por 1 a 0 em Aracaju, e o Alvinegro esteve seriamente ameaçado de amargar sua pior campanha na Copa do Brasil, já que nunca foi eliminado na primeira fase.

Alvinegro começa ansioso

Mal começou a partida, foi possível notar um Botafogo com uma atitude bem diferente da apatia demonstrada em Aracaju há uma semana. A escalação com Lucas na lateral direita e Everton no meio – titular no jogo de ida, Somália sequer ficou no banco – apontava uma formação mais ofensiva. A equipe entrou em campo com maior ímpeto e pressionando a saída de bola adversária. E contava com a torcida como aliada. Os alvinegros mostraram um nível de paciência fora do normal, incentivando a equipe, mesmo nos primeiros minutos, quando havia muitos erros de passe, causados pela afobação.

Com o passar dos minutos, o Botafogo conseguiu controlar essa ansiedade e transformá-la em domínio. O River Plate mal tocava na bola, e a equipe da casa buscava espaços para criar oportunidades de gol. No entanto, ainda insistia muito nas bolas pelo alto, fundamento anulado pelo adversário no jogo de ida.

Quando passou a colocar a bola mais no chão, o Botafogo se viu mais perto da baliza de Max, que abusava do atraso nas reposições de bola e irritava os jogadores alvinegros. E quando já mostrava certa desorganização para atacar – deixando espaços que quase foram aproveitados pelo River – a equipe de Joel Santana abriu o placar, num lance polêmico.

Aos 40 minutos, Renato Cajá cruzou pelo lado direito, e Max saiu para cortar de soco. A bola tocou no zagueiro Bebeto e foi em direção ao gol. O próprio zagueiro e o capitão Valdson conseguiram tirá-la quando ela passava por cima da linha. O árbitro Emerson de Almeida Ferreira ficou na dúvida e somente assinalou o gol quando seu auxiliar Guilherme Dias Camilo assinalou, correndo em direção ao meio do campo.

Joel é chamado de 'burro' na etapa finalUma bola de Everton na trave logo a um minuto (no vídeo ao lado) foi o aviso do Botafogo sobre suas intenções no segundo tempo. A equipe manteve a postura ofensiva, mas ainda com muita dificuldade para concretizar as chances criadas. Quando Herrera perdeu mais um gol incrível, aos nove minutos, Joel Santana imediatamente chamou o atacante Alex, que entrou no lugar de Everton, machucado.

Mas a esperada ofensividade não foi notada. O Botafogo errava muitos passes e, principalmente, finalizações. Desorganizada, a equipe sofria com os contra-ataques do adversário e sua defesa muitas vezes batia cabeça. Além disso, a paciência da torcida diminuía a cada falha e até mesmo nas substituições. A troca de Renato Cajá pelo estreante Fabrício, por exemplo, rendeu coro de "burro" ao técnico Joel Santana. Apreensivos, os botafoguenses vaiavam jogadores como Márcio Azevedo e deixavam que a trilha sonora do Engenhão ficasse por conta da batucada da torcida do clube sergipano.

Assim, foi quase com silêncio que a arquibancada reagiu à defesa à queima-roupa de Max, aos 34 minutos, em cabeçada de Alex após cruzamento de Caio. E foi com disposição, mas sem qualquer objetividade, que o Botafogo insistiu no ataque até o árbitro apitar o fim do tempo regulamentar.

Assim, a decisão da vaga ficou para os pênaltis, e o Alvinegro finalmente pôde comemorar a vitória e a classificação. O Botafogo não desperdiçou uma cobrança sequer: marcaram Márcio Rosário, Herrera, Antônio Carlos e Lucas. No River Plate-SE, Bebeto Oliveira e Fábio Júnior isolaram a bola, e só Da Silva concluiu com precisão.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições