Com Hulk em alta, rivais buscam bater o Porto no Campeonato Português

Com Hulk em alta, rivais buscam bater o Porto no Campeonato Português

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:31

Depois de Hulk e companhia se destacarem no último ano, quando o Porto chegou ao 25º título de sua história, o Campeonato Português começa nesta sexta-feira. E quem entra em campo no primeiro jogo da competição é justamente o maior rival dos Dragões, o Benfica, que pega o Gil Vicente fora de casa. No entanto, o time mais temido na temporada é mesmo o Porto, que conta com a dupla Falcao Garcia e Hulk para conquistar o bicampeonato.

Sob o olhar de Fábio Coentrão, que deixou o Benfica e vai defender o

 Real Madrid, Hulk comemora gol sobre o rival em partida válida pela

Taça de Portugal na temporada passada (Foto: AFP)

  Cobiçado por grandes clubes como Manchester United, Manchester City, Chelsea, Tottenham e Milan, como noticiou a imprensa europeia, o brasileiro Hulk é a principal figura da liga lusitana, sobretudo do Porto. Com uma multa rescisória de € 100 milhões (R$ 229,6 milhões), o artilheiro, considerado o melhor jogador da última temporada, conta com a admiração do presidente do clube, Pinto da Costa, que recentemente disse preferir o atleta a Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.

- É gratificante. Quando cheguei aqui foi uma aposta muito grande do presidente, que me trouxe do Japão (atuava no Tokyo Verdy) como uma surpresa. Graças a Deus deu certo. Só tenho que agradecer. Vou retribuir (o elogio) dentro de campo – disse o atacante em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.

Falcao Garcia abraça Hulk: atacante brasileiro

elogiou jogador colombiano (Foto: Getty Images)

  Ao lado do colombiano Falcao Garcia, que também tem sido sondado por grandes clubes, Hulk levou o Porto ao título nacional e ao troféu da Liga Europa. O brasileiro sabe que a cobrança será grande, mas não foge da responsabilidade.

- Acho que a dupla funcionou porque o Falcao é um grande companheiro. É um excelente jogador e uma grande pessoa. A cada ano que passa a pressão é maior. Temos tudo para começar com o pé direito. Todo ano temos que ganhar títulos – avaliou.

O time de Hulk, no entanto, tem um caminho difícil pela frente. O Benfica, maior campeão português com 32 conquistas, promete fazer frente ao Porto. O técnico Jorge Jesus sabe das dificuldades do campeonato, mas acredita que os reforços podem contribuir para levar a equipe ao topo da tabela.

Jorge Jesus prevê dificuldade na estreia: 'Primeiro

jogo é sempre de muita tensão' (Foto: Reuters)

  - Quem se reforçou melhor é subjetivo. As equipes só vão ter essa certeza com o decorrer dos jogos. O Sporting está mais forte e o Porto tem a mesma equipe com que foi campeão no ano passado. Nós melhoramos na quantidade de jogadores e agora temos mais opções. Esperamos encontrar um adversário que quer começar bem o campeonato e vai estar muito motivado. O primeiro jogo é sempre de muita tensão – afirmou o treinador dos Encarnados na véspera do confronto contra o Gil Vicente, pela primeira rodada.

Apesar de ter segurado Hulk e Falcao, o Porto perdeu o técnico André Villas-Boas, que se transferiu para o Chelsea. Criticado pelo presidente do clube, que o chamou de medroso, o treinador deu lugar a Vítor Pereira.

O Benfica também sofreu grande perda. O lateral-esquerdo Fábio Coentrão, que é presença certa em todas as convocações para a seleção portuguesa, foi comprado pelo Real Madrid e vai defender o clube espanhol por seis anos. Além disso, o atacante Alan Kardec foi emprestado ao Santos e não participa desta temporada. A boa notícia é que, apesar de ter manifestado vontade de sair, o zagueiro brasileiro Luisão tem sido aproveitado e deve permanecer.

Villas-Boas e Fábio Coentrão deixaram o futebol português (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)  

Jeffren no Barcelona: atacante venezuelano reforça

o Sporting nesta temporada(Foto: agência Reuters)

  Terceiro maior vencedor da liga com 22 conquistas, o Sporting corre por fora na disputa pelo título e para voltar aos bons tempos – o último triunfo aconteceu na temporada 2001/2002 – conta com o atacante venezuelano Jeffren. Vindo do Barcelona, o reforço garantiu empenho para evoluir.

- Prometo trabalho, entusiasmo e ambição. O meu objetivo é crescer nesta equipe – declarou ao ser apresentado no início do mês.

O Porto acertou com duas jovens promessas do Santos: o lateral-direito Danilo, que também atua como meia, e o lateral-esquerdo Alex Sandro. O primeiro só chega no fim do ano e o segundo deve estrear ainda neste semestre, embora esteja lesionado.

- Sempre acompanho o futebol brasileiro. Foram duas boas apostas. São grandes jogadores novos e acho que o Porto fez certo em trazê-los - opinou Hulk sobre os novos contratados.

O lateral Capdevila vai defender o Benfica (Foto: AP)

  Entre as opções do Benfica, além do ex-corintiano Bruno César, o lateral-esquerdo espanhol Joan Capdevila, adquirido junto ao Villarreal, promete ajudar o grupo.

- Venho com muita ambição e o Benfica é um grande desafio. Apostou em mim e espero ter sorte. Trata-se de um dos maiores clubes da Europa e não podia deixar escapar esta oportunidade – disse o atleta, que se consagrou campeão mundial em 2010 pela Espanha na Copa da África do Sul.

Com destaque em sua passagem pelo Marítimo, o atacante Kleber, de 21 anos, foi contratado pelo Porto, junto ao Atlético-MG, e é apontado como uma boa opção para o setor ofensivo do time. O jogador participou de jogos de pré-temporada, marcou gols e teve suas atuações elogiadas.

Ao lado de Hulk, Kléber disputa amistoso contra o Peñarol em julho:

jogador recebeu elogios pelas

atuações nas partidas da pré-temporada

 e é promessa de gols do Porto (Foto: Agência EFE)

  Um olhar atento sobre o Braga também se faz pertinente. O clube terminou a temporada 2009/2010 na vice-liderança da competição e conta com motivação extra do goleiro Quim e do atacante Nuno Gomes que voltaram recentemente à seleção portuguesa.

Recheado de grandes jogadores, o Campeonato Português tem início nesta sexta-feira.

Confira abaixo as partidas válidas pela primeira rodada:

  Sexta-feira:

Gil Vicente x Benfica

Sábado:

Rio Ave x Braga

Sporting x Olhanense

Domingo:

Marítimo x Beira-Mar

Feirense x Nacional

Vitória de Setúbal x Paços de Ferreira

Vitória de Guimarães x Porto

Segunda-feira:

União de Leiria x Académica            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições