MENU

Com Kleber em campo, Palmeiras e Flamengo fazem 'duelo de visitantes'

Com Kleber em campo, Palmeiras e Flamengo fazem 'duelo de visitantes'

Atualizado: Quarta-feira, 20 Julho de 2011 as 9:08

Kleber foi alvo de polêmica entre Palmeiras e Fla:

agora, clima já é de paz (Foto: Ag. Estado)

  Nesta quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu, Palmeiras e Flamengo se encontram pela primeira vez na temporada – pelo menos dentro de campo. O duelo da décima rodada do Campeonato Brasileiro, que vale inclusive a briga pela vice-liderança, é apenas um novo capítulo na rivalidade acirrada fora dos gramados no último mês. Tudo graças a um personagem que, relacionado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, estará em campo: o atacante Kleber.

Com 19 pontos, o Fla pode recuperar a segunda posição em caso de vitória. O Verdão, com 18, só pode alcançar o terceiro lugar: igualaria o São Paulo, mas perderia nos critérios de desempate.

Sem valer pontos na tabela do Brasileirão, Palmeiras e Flamengo duelaram pelo Gladiador: a proposta de 3 milhões de euros (R$ 7 milhões) oferecida pelos cariocas foi prontamente recusada pelo clube paulista, dono de 50% dos direitos econômicos do jogador. O Fla estudou aumentar a proposta, manteve conversas com o empresário Giuseppe Dioguardi, mas desistiu oficialmente da contratação no último dia 12. No Verdão, a diretoria discute um reajuste salarial ao capitão da equipe.

Apesar de o foco estar voltado para Kleber, o duelo terá outros ingredientes bem interessantes. O principal deles é o histórico recente, que aponta larga vantagem para a equipe visitante. Desde 2003, no início da era dos pontos corridos, nenhum duelo teve tantas vitórias de quem jogou fora de casa. Em Palmeiras x Flamengo, isso já ocorreu oito vezes, com quatro triunfos para cada lado. O mandante não vence desde 2008, quando o Fla fez 5 a 2 no Verdão no Maracanã.

Em campo, ainda há a briga direta pela perseguição ao líder Corinthians, o reencontro entre Felipão e Ronaldinho Gaúcho, campeões do mundo em 2002 com a Seleção Brasileira... Sem contar o confronto entre o técnico e Vanderlei Luxemburgo, hoje amigos depois de tantas polêmicas. Fora de campo, os clubes reforçaram o setor defensivo - mas Henrique, do Palmeiras, e Alex Silva, do Flamengo, ainda não têm condições de estrear.     O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real a partir das 21h50m. A TV Globo transmite a partida ao vivo para toda a rede, exceto os estados de SP, RS e SC e a cidade de Recife-PE. Esses locais poderão acompanhar o jogo pelo PFC, que transmite para todo o país. O árbitro do jogo é Leandro Vuaden (Fifa-RS), auxiliado por Roberto Braatz (Fifa-PR) e Kleber Lucio Gil (SC).

Palmeiras: a perseguição ao líder Corinthians e a oportunidade de Felipão testar o time que considera praticamente ideal, com Kleber e Maikon Leite no ataque. Para a equipe ficar completa, faltam apenas a estreia de Henrique e o retorno de Valdivia. O técnico espera a vitória para selar o momento de paz no clube.

Flamengo: o Rubro-Negro tem três objetivos: recuperar a segunda posição, superar um concorrente direto na disputa por um lugar no G-4 e manter o Corinthians na mira. As quatro vitórias seguidas reforçaram a confiança do grupo.

Palmeiras: o time deve ter duas mudanças em relação ao da vitória por 3 a 0 sobre o Santos, há dez dias. Thiago Heleno volta de suspensão e compõe a zaga ao lado de Maurício Ramos. Na frente, Kleber joga pela primeira vez ao lado de Maikon Leite – dupla que deve ser titular na sequência da temporada. O time: Marcos, Cicinho, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik e Luan; Maikon Leite e Kleber.

Flamengo: Vanderlei Luxemburgo vai repetir a escalação pela terceira vez seguida. Assim como nas vitórias sobre São Paulo e Fluminense, o time vai a campo com Felipe, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Airton, Willians, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.

Palmeiras: desfalque, mesmo, apenas Valdivia, que voltou da Copa América e deve retomar os treinos nesta quarta-feira. Reforços, Henrique e Gerley ainda não têm data prevista para a estreia. Por outro lado, Lincoln e Wellington Paulista estão fora por opção técnica.

Flamengo: o volante Maldonado se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo e volta apenas em outubro. Já o meia Fierro ainda não retornou da seleção chilena, eliminada na Copa América. O atacante Negueba e o lateral-direito Rafael Galhardo estão com a Seleção Brasileira sub-20.

Palmeiras: Kleber, Patrik e Wellington Paulista. Flamengo: Airton, Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves.

Kleber, atacante do Palmeiras: o alvo da polêmica recente costuma dar sorte contra o Flamengo. Em cinco jogos contra o rival, ele fez quatro gols (três pelo Palmeiras e um pelo Cruzeiro) - dois deles no último encontro entre os times, no ano passado. Adversário melhor para o retorno do Gladiador, não há.

Ronaldinho Gaúcho, meia-atacante do Flamengo: R10 passou em branco contra São Paulo e Fluminense, mas é o vice-artilheiro do nacional, com cinco gols. Depois de um período de instabilidade, o craque voltou a jogar bem e a comandar a linha de frente da equipe.   

Luiz Felipe Scolari (técnico do Palmeiras) – “O Flamengo, neste momento, está à nossa frente. É isso que eu sei. E eles têm bons jogadores, o Ronaldinho que tem feito jogos decisivos, grandes gols e passes em determinados momentos. Vejo ele como um dos grandes jogadores desse time, está em boa fase”.

  Léo Moura (lateral-direito do Flamengo) – "No Brasileirão, todos jogos são finais. Todos os adversários querem tirar a invencibilidade do Flamengo. Ainda não perdemos no campeonato (cinco vitórias e quatro empates) e só perdemos um jogo no ano (para o Ceará, por 2 a 1, pelas quartas de final da Copa do Brasil) ".

* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Em 2011, o Verdão só perdeu uma vez jogando no Pacaembu em 11 jogos - foi contra o Corinthians, por 1 a 0, pela primeira fase do Campeonato Paulista. A equipe de Felipão venceu sete e empatou outros três jogos.

* Desde 2008 o mandante de Palmeiras x Flamengo não vence. Em 2009 e 2010, o Verdão venceu o Fla no Maracanã (2 x 1) e no Engenhão (3 x 1). Por outro lado, o time rubro-negro levou a melhor no Palestra Itália em 2009 (2 x 0) e no Pacaembu em 2010 (1 x 0).

* Empate tem sido raridade no duelo. O último ocorreu em 2005, uma igualdade sem gols pelo primeiro turno do Brasileirão. De lá para cá houve mais 11 jogos, com seis vitórias do Palmeiras e cinco do Flamengo.

Atual foco da polêmica entre os dois times, Kleber brilhou no último Palmeiras x Flamengo, pelo Brasileirão de 2010. Em 25 de setembro, o Gladiador marcou duas vezes e ajudou o Verdão a vencer por 3 a 1 dentro do Engenhão. Petkovic diminuiu para os donos da casa, enquanto Lincoln fez o terceiro dos alviverdes. Pet, aposentado, e Lincoln, afastado, não jogam nesta quarta.          

veja também