Com números de campeão, Timão realiza melhor campanha desde 1999

Com números de campeão, Timão realiza melhor campanha desde 1999

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:18

Vice-líder depois de 12 rodadas, o Corinthians desponta como um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro em 2010. Além de um elenco forte, o Timão conta também com os números para tentar se manter na briga pela taça. Com apenas uma derrota até o momento, o Alvinegro faz a melhor campanha no torneio desde 1999.

Depois de não conseguir realizar o sonho de conquistar a Libertadores, o Corinthians conseguiu embalar no Brasileirão. O clube tem sete vitórias, quatro empates e somente um revés (69,4% de aproveitamento), o que o coloca na segunda colocação, com 25 pontos, apenas um abaixo do Fluminense.

Os números impressionam e só não são melhores que os de 1999. O Alvinegro conseguiu nas 12 primeiras rodadas nove vitórias, um empate e só uma derrota (71,7% de aproveitamento). Na ocasião, o Timão atropelou. Depois de liderar a primeira fase, o clube eliminou o Guarani nas quartas, o São Paulo nas semifinais e levantou a taça ao bater o Atlético-MG na decisão.

O elenco, aliás, empolgava. O Timão contava com jogadores renomados, como o goleiro Dida, o lateral-esquerdo Kleber, o volante Vampeta, os meias Edu e Ricardinho, além dos atacantes Marcelinho Carioca e Edílson. O técnico era Oswaldo de Oliveira.

Um ano antes, em 1998, o Corinthians também começou o Brasileiro deixando a Fiel esperançosa. Foram nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota (80,5% de aproveitamento). O elenco, ainda comandado por Vanderlei Luxemburgo, era bastante parecido e, mais uma vez, comandou o torneio. Após a liderança na fase classificatória, a equipe eliminou Grêmio e Santos antes de derrotar o Cruzeiro na final.

Apesar de estar abaixo do rendimento do bicampeonato, o Corinthians 2009 tem números melhores que 1990 e 2005, outros anos de conquista do Brasileirão. No primeiro deles, em 12 rodadas, obteve seis vitórias, quatro empates e duas derrotas (61,1%). Já no ano em que tinha Tevez como ídolo, o Timão conseguiu sete vitórias, um empate e quatro derrotas (61,1%).

Depois de 99, a melhor campanha que o Corinthians havia realizado aconteceu em 2002, ano em que acabou com o vice-campeonato. O Timão teve sete vitórias, dois empates e três derrotas (63,8%). O clube ficou em terceiro na primeira fase, mas cresceu no mata-mata, passando por Atlético-MG e Fluminense, mas parando no Santos na decisão.

  Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições