MENU

Com 'transexual' entre os titulares, Samoa Americana empata em casa

Com 'transexual' entre os titulares, Samoa Americana empata em casa

Atualizado: Sexta-feira, 25 Novembro de 2011 as 3:14

Jogadores de Samoa Americana comemoram o gol

no duelo desta quinta-feira (Foto: Divulgação OFC) A seleção de Samoa Americana conquistou um importante resultado para seguir na luta por uma vaga na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Na madrugada de sexta-feira, a equipe, que conta com o "transexual" Johnny Saelua no elenco, empatou com as Ilhas Cook por 1 a 1 e se manteve na primeira colocação do grupo, com quatro pontos, ao lado de Samoa. Na próxima rodada, no sábado, as duas equipes se enfrentam em busca da classificação.

Saelua participou dos 90 minutos e foi advertido com um cartão amarelo. Samoa Americana abriu o marcador aos 24 minutos do primeiro tempo, com Shalom Luani. O empate dos rivais só aconteceu na etapa final, aos 17. Tala Luvu marcou contra. Por pouco a equipe não chegou à segunda vitória na histórias das eliminatórias. 

A seleção de Samoa Americana ganhou destaque após a revelação de que Saelua era "transexual". O jogador nasceu homem, mas pela cultura da polinésia, pôde ser criado como mulher (a espécie de terceiro gênero é chamada de "fa'afafine"). Ou seja, não se caracterizou uma mudança de sexo, comum nos casos em que a nova identidade é adqurida. A partir daí, o atleta ganhou notoriedade. Com o resultado, Samoa Americana e Samoa seguem na luta pela classificação. A chave única da primeira fase das eliminatórias da Oceania é disputada em turno único. O vencedor do grupo estará classificado para medir forças contra Vanuatu, Nova Caledônia e Taiti. Todos os jogos estão sendo disputados em Apia.        

veja também