Com três ippons, Mayra Aguiar avança à semifinal do Mundial de judô

Com três ippons, Mayra Aguiar avança à semifinal do Mundial de judô

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:29

Mayra Aguiar é a única esperança de medalha de ouro para o Brasil nesta sexta, no Mundial de judô, em Paris. A meio-pesado (-78 kg) venceu as três lutas nas eliminatórias por ippon e se classificou para as semifinais. Ela pega agora a japonesa Akami Ogata por uma vaga na final. O médio (-90 kg) Hugo Pessanha perdeu nas quartas, mas segue com chances de bronze na repescagem. A surpresa do dia foi a eliminação precoce do médio Tiago Camilo. A médio Maria Portela (-70 kg) também está fora.

Mayra Aguiar entrou para decidir desde a primeira luta. Ela atropelou a camaronesa Hortence Vanessa Atangana na estreia, em apenas 53 segundos. Na sequência, a brasileira derrotou a alemã Luise Malzahn a 2m57s, também por ippon. Para fechar, a atual vice-campeã mundial levou ao chão a húngara Abigel Joo a 1m29s de combate.

Mayra venceu todas as lutas das eliminatórias por ippon e está na semi (Foto: Márcio Rodrigues / Fotocom.net)

  Quem ainda respira na competição é Hugo Pessanha. Apesar de ter caído por ippon nas quartas de final diante do líder do ranking e campeão mundial, o grego Ilias Iliadis, ele vai disputar a repescagem. O brasileiro teve uma estreia equilibrada e venceu por yuko depois que o letão Aigars Milenbergs tomou duas punições. Com dois yukos - um por punições e outro por um golpe bem aplicado -, o brasileiro venceu o Alexandr Kassachev, do Cazaquistão. Na terceira luta, Hugo só precisou de 1m09s para aplicar um ippon em Dieudonne Dolassem, de Camarões.

A decepção desta manhã em Paris foi a eliminação de Tiago Camilo. Ele perdeu por wazari nas oitavas de final para Valentyn Grekov. O brasileiro até começou na frente com um yuko, mas foi surpreendido pelo ucraniano, que partiu para cima nos minutos finais e dominou o combate.

Na primeira luta, Tiago Camilo não tomou conhecimento do alemão Aaron Hildebrand, vencendo por ippon. A vitória no segundo combate foi ainda mais rápida: em 29 segundos, o brasileiro colocou o senegalês Tabane Paye de costas no chão, ganhando novamente por ippon. Na terceira luta, Tiago encontrou dificuldades diante do sul-coreano Dae-Nam Song e só venceu por yuko no ‘golden score’, quando o adversário tomou a segunda punição.

Maria Portela também está fora das finais. Na estreia, ela encaixou um golpe com dois minutos de luta, o suficiente para bater a canadense Kelita Zupancic por yuko. Mas, no segundo combate, a brasileira tomou duas punições e caiu diante da eslovaca Rasa Sraka por um yuko.

A repescagem e as finais serão disputadas a partir de 10h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições