Confira os possíveis cruzamentos mais quentes da Copa do Brasil

Confira os possíveis cruzamentos mais quentes da Copa do Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:15

Francisco De Laurentiis, iG São Paulo

Competição pode ter reencontro entre antigos ídolos e ex-ídolos, além de clássicos regionais

A Copa do Brasil 2012 começa nesta quarta-feira com os grandes atentos às possíveis zebras da competição. Depois da 1ª fase, porém, começam os mais esperados confrontos do torneio, famoso pelos mata-matas eletrizantes. Neste ano, por exemplo, pode haver o reencontro entre Palmeiras e o atacante Kleber / Grêmio e o técnico Luiz Felipe Scolari em uma grande semifinal.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Também existe a possibilidade de vários clássicos regionais decidirem a competição, como Vasco e Flamengo fizeram em 2006. Vale lembrar que esta será a última edição do torneio sem a presença dos times classificados para a Copa Libertadores. Confira os possíveis cruzamentos mais quentes da Copa do Brasil fase a fase:

FINANÇAS: São Paulo é o time mais valioso da edição 2012 da Copa do Brasil

SEGUNDA FASE:

- Atlético-MG x Santa Cruz: É difícil encontrar no Brasil duas torcidas tão apaixonadas quanto às dessas equipes. O time alvinegro vem sofrendo com a acanhada Arena do Jacaré, seu estádio desde o início da reforma do Mineirão, mas sempre é acompanhado por seus fanáticos. Já o Santa Cruz dispensa apresentações: é mais uma vez um dos líderes em média de público no país: cerca de 25,2 mil torcedores por jogo. Para que o confronto aconteça, o Atlético-MG terá que passar pelo Cene-MS, enquanto o clube tricolor duela contra o Penarol-AM.

- Botafogo x Guarani: Possível duelo entre equipes muito tradicionais. O time carioca vinha bem na temporada, mas ficou abalado por não chegar à final da Taça Guanabara. Caso não conquiste o Estadual, a Copa do Brasil vira prioridade. Já o Guarani é uma das maiores surpresas do Paulistão, e fez do Brinco de Ouro da Princesa uma verdadeira fortaleza. Na primeira rodada, o Botafogo pega o Treze-PB, enquanto o alviverde de Campinas enfrenta o Brasiliense-DF.

- Náutico x Fortaleza: Clássico nordestino que promete ser sucesso de público. Ambas as equipes têm boas médias de torcedores na temporada (cerca de 9,5 mil para os cearenses e 12,6 mil para os pernambucanos) e devem disputar uma verdadeira batalha pela vaga nas oitavas de final. Antes, porém, o Náutico precisa passar pelo Santa Cruz-RN, enquanto o Fortaleza tem que eliminar o Comercial-PI.

Clássico Ba-Vi é uma das possíveis finais da Copa do Brasil. Caso ocorra, o Pituaçu vai ficar pequeno

Foto: Gazeta Press

- Criciúma x Atlético-PR: Campeão de forma surpreendente em 1991, o Criciúma quer o bi da Copa do Brasil. Para isso, terá que vencer esse possível clássico estadual contra o Atlético-PR logo na segunda fase do torneio. O estádio Heriberto Hülse é uma das maiores armas da equipe tricolor, e costuma virar um caldeirão à moda argentina em competições de mata-mata. No entanto, o Madureira-RJ aguarda o Criciúma antes desta fase, enquanto o time rubro-negro pega o Sampaio Corrêa-MA.

- Bahia x Remo: Outro duelo valendo vaga nas oitavas de final que promete ter presença maciça das torcidas. A equipe paraense leva cerca de 9 mil torcedores por partida ao estádio, enquanto os baianos são acompanhados por praticamente 12 mil fiéis a cada duelo. Antes do confronto, o Bahia terá que passar pelo Auto Esporte-PB, e o Remo disputará a classificação contra o Real-RR.

- Sport x Paysandu: Mais uma partida entre equipes do Norte e Nordeste que promete ser decidida pela força das torcidas. Nesta temporada, o Sport tem levado incríveis 22.736 torcedores por partida à Ilha do Retiro, enquanto a equipe de Belém é acompanhada por cerca de 10 mil fanáticos em cada duelo. Antes, os pernambucanos terão que eliminar o 4 de Julho-PI, enquanto o Paysandu terá que passar pelo desconhecido Espigão-RO.

VEJA TAMBÉM: Copa do Brasil começa com times grandes atentos às zebras

OITAVAS DE FINAL:

- Palmeiras x Ceará: Equipes que já fizeram confrontos quentes em outras edições da Copa do Brasil (como em 1994, quando os alvinegros eliminaram o Palmeiras da Parmalat), vivem boa fase neste início de ano e vem ganhando apoio dos torcedores: ambos têm médias de público próximas de 12 mil torcedores por jogo. O alviverde tem em seu comando o técnico mais vezes campeão do torneio: Felipão, com três títulos (1991, 1994 e 1998). A conquista de 1994, inclusive, foi em cima do Ceará.

Clássico Ba-Vi é uma das possíveis finais da Copa do Brasil. Caso ocorra, o Pituaçu vai ficar pequeno

Foto: Gazeta Press

- Atlético-MG x América-MG: Logo nas oitavas de final, um clássico mineiro para fazer a Copa do Brasil pegar fogo. Recentemente, pelo Estadual, o time alvinegro virou sobre o rival e levou a melhor no primeiro confronto entre as equipes no ano. O América-MG vai buscar a vingança no mata-mata, esperança de sua torcida para esquecer a queda para a Série B do Brasileirão na última temporada.

- Cruzeiro x Atlético-PR: A equipe curitibana vem embalada em 2012 e já conquistou o primeiro turno do Campeonato Paranaense, deixando o rival Coritiba para trás. Além disso, tem um dos estádios mais "perigosos" do Brasil: a Arena da Baixada. Do outro lado, o Cruzeiro ainda busca a afirmação na temporada, após um começo bastante irregular no Campeonato Mineiro. A Copa do Brasil pode ser o caminho para voltar à Libertadores e apagar o 2011 sofrível.

E AINDA: Confira números e curiosidades sobre a Copa do Brasil

QUARTAS DE FINAL:

- São Paulo x Atlético-MG: O São Paulo tem chave relativamente tranquila até as quartas de final, quando pode encarar a equipe de Belo Horizonte - uma das que tem caminho mais difícil até essa fase. Após ficar fora de Libertadores em 2011, o clube tricolor vê com bons olhos a opção de tomar o "atalho" da Copa do Brasil para tentar o tetra continental. Já o Atlético-MG deve contar com a força de sua torcida para superar mais esse possível desafio no torneio.

- Sport x Santa Cruz: Um dos maiores clássicos do Brasil pode valer vaga nas semifinais do torneio. A Ilha do Retiro e o Arruda prometem ficar pequenos para este jogaço, já que as equipes lideram as médias de público do Campeonato Perambucano, além de terem duas das maiores médias de torcedores do Brasil. O Sport tem um título da competição, conquistado em 2008, sobre o Corinthians, enquanto o Santa Cruz nunca foi campeão.

- Palmeiras x Cruzeiro: É um dos maiores clássicos da Copa do Brasil, já que as equipes decidiram a competição em duas ocasiões: 1996, quando o time mineiro dobrou a forte equipe de Vanderlei Luxemburgo, comandada por Rivaldo, Djalminha e Luizão, e 1998, quando o alviverde, então sob a batuta de Felipão, deu o troco e ficou com o título em um gol espírita de Oséas. Além disso, Palmeiras x Cruzeiro foi uma das maiores rivalidades dos anos 90 e começo dos anos 2000. Promete pegar fogo.

\"Clássico

Clássico Ba-Vi é uma das possíveis finais da Copa do Brasil. Caso ocorra, o Pituaçu vai ficar pequeno

Foto: Gazeta Press

- Goiás x Atlético-GO: Mais um clássico estadual que pode dar vaga na semifinal da competição. O Atlético-GO vem bem nos últimos anos, segurando sua posição e se mantendo na Série A do Brasileirão. Já o Goiás caiu para a Série B, mas mostrou grande forma nos mata-matas da Sul-Americana 2010, eliminando o Palmeiras em pleno Pacaembu. Possível jogo interessante no Serra Dourada.

Entre para a torcida virtual do seu time e discuta tudo sobre a Copa do Brasil

SEMIFINAIS:

- Grêmio x Palmeiras: Um dos possíveis confrontos mais aguardados da Copa do Brasil 2012, terá vários reencontros. O Palmeiras terá o ex-ídolo Kleber, além do técnico Vanderlei Luxemburgo, do lado adversário, enquanto os gremista baterão de frente com Luiz Felipe Scolari, técnico multicampeão pela equipe gaúcha - inclusive da Copa do Brasil, em 1994. Valendo vaga na final do torneio, o jogo promete lotar tanto o estádio Olímpico quanto o Pacaembu.

- Cruzeiro x Grêmio: Outra grande rivalidade dos anos 90, é mais um grande confronto possível nas semifinais da competição. O "Gladiador" Kleber também terá a oportunidade de reencontrar a torcida cruzeirense, que viver relação de amor e ódio com o jogador em 2009 e 2010. Vanderlei Luxemburgo e o atacante Marcelo Moreno, outros com boas passagens pela equipe de Belo Horizonte, também estarão do outro lado. Promessa de confronto histórico.

\"Clássico

Clássico Ba-Vi é uma das possíveis finais da Copa do Brasil. Caso ocorra, o Pituaçu vai ficar pequeno

Foto: Gazeta Press

- Fortaleza x Ceará: Um dos maiores clássicos do país pode ficar ainda mais quente nas semifinais da Copa do Brasil. O estádio Presidente Vargas, na capital cearense, promete ficar pequeno para esse aguardado duelo. Nesta temporada, aliás, os times já duelaram pelo Estadual, com o Fortaleza levando a melhor sobre o rival por 2 a 1.

- Botafogo x São Paulo/Atlético-MG: Equipes acostumadas a se encontrarem em mata-matas importantes ao longo da história, São Paulo e Botafogo também podem fazer grande confronto na Copa do Brasil 2012. A equipe tricolor vai reencontrar o técnico Oswaldo de Oliveira, que passou pelo Morumbi entre 2002 e 2003. Caso o Atlético-MG elimine o time do Morumbi nas quartas, pode fazer um forte duelo alvinegro nas semis.

- Guarani x Ponte Preta: O derby campineiro é um dos clássicos mais importantes - e mais tensos - do futebol brasileiro. Caso as equipes surpreendam e eliminem os favoritos, podem se encontrar na semifinal da Copa do Brasil, promovendo duas partidas que prometem ficar na história da cidade. O Brinco de Ouro da Princesa e o Moisés Lucarelli prometem pegar fogo.

Confira a tabela completa da Copa do Brasil 2012

FINAL:

- Palmeiras/Grêmio/Cruzeiro x São Paulo: Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro caíram do mesmo lado da chave e apenas um deles têm chance de chegar à decisão. Em todo caso, a chance de encontrar o São Paulo na decisão é grande. O clássico paulista com certeza seria a final mais explosiva entre as três possibilidades, mas o confronto entre paulista e mineiros também promete pegar fogo, já que os tricolores até hoje não engolem a derrota na final da Copa do Brasil de 2000. O jogo entre Grêmio e São Paulo não tem tantas referências, mas sem dúvida também seria uma grande decisão para o torneio.

- Coritiba x Atlético-PR: Caso os paranaenses avancem por todas as fases, podem se encontrar na decisão do torneio e promover uma batalha nunca antes vista na história de Curitiba. A equipe alviverde bateu na trave em 2011, terminando a Copa do Brasil como vice na decisão contra o Vasco. Já para os atleticanos, vencer o rival é importante até no dominó, quanto mais em uma final de campeonato. Neste ano, as equipes ficaram no 0 a 0 pelo primeiro turno do Paranaense.

\"Clássico

Clássico Ba-Vi é uma das possíveis finais da Copa do Brasil. Caso ocorra, o Pituaçu vai ficar pequeno

Foto: Gazeta Press

- Atlético-MG x Cruzeiro: Apenas uma vez a Copa do Brasil foi decidida em um clássico municipal: 2006, quando o Flamengo derrotou o Vasco. Neste ano, Cruzeiro e Atlético-MG querem repetir a dose e parar Belo Horizonte na final da Copa do Brasil. As últimas finais de Campeonatos Mineiros entre as equipes sempre têm sido eletrizantes, com as goleadas e as provocações dos torcedores dando a tônica.

- Bahia x Vitória: Outro clássico que pode acontecer na final do torneio caso as equipes deixem os favoritos pelo caminho. O Ba-Vi deste ano, pelo primeiro turno do Campeonato Baiano, teve cerca de 30 mil torcedores e muita vibração nas arquibancadas. No banco, os técnicos e velhos parceiros Paulo Roberto Falcão (no time tricolor) e Toninho Cerezo (na equipe rubro-negra) são a atração.

- Remo x Paysandu: Mesmo com os times mal das pernas nos últimos anos, as torcida nunca abandonaram. Caso as equipes consigam a proeza de chegar à decisão da Copa do Brasil, a cidade de Belém verá talvez o maior clássico de sua história. Sorte dos que estiverem no Mangueirão nesta eletrizante final.

- Náutico x Sport/Santa Cruz: Também existe a possibilidade de um clássico pernambucano na final da Copa do Brasil 2012. O Náutico está em uma chave, enquanto Sport e Santa Cruz podem se encontrar nas quartas de final. Em caso de decisão entre as equipes, Ilha do Retiro, Arruda e Aflitos ficarão pequenos para tenta emoção.

\"Clássico

Clássico Ba-Vi é uma das possíveis finais da Copa do Brasil. Caso ocorra, o Pituaçu vai ficar pequeno

Foto: Gazeta Press


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições