Conquista histórica de Ketleyn Quadros no judô

Conquista histórica de Ketleyn Quadros no judô

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Conquista histórica de Ketleyn Quadros no judô

Por Myrian Rosário

Ao conquistar a medalha de bronze da categoria leve dos Jogos Olímpicos, a brasiliense Ketleyn Quadros não só foi responsável pelo primeiro pódio brasileiro em Pequim, como também entrou para a história como a primeira mulher a alcançar uma medalha olímpica em modalidade individual pelo Brasil e como a responsável pela primeira conquista do judô feminino do nosso país. O judô faz parte da programação das Olimpíadas desde Barcelona'92.  

No final da luta contra a australiana Maria Pekli, Ketleyn vibrou de alegria mas ainda não havia se dado conta da importância da sua vitória para o esporte brasileiro.

Aos 20 anos, a atleta do Minas Tênis Clube venceu a primeira luta contra  a sul-coreana Sin Young Kang, por yuko, mas perdeu a segunda para a holandesa Deborah Gravenstijn, que acabou ficando com a medalha de prata. Na repescagem, enfrentou ninguém menos que a atual campeã mundial e medalha de ouro em Sidney 2000, a espanhola Isabel Fernandez, e venceu no golden score. Antes da luta que decidiu o bronze, a brasileira também superou a japonesa Aiko Sato, por ipoon. Na disputa decisiva, Ketleyn Quadros derrubou a australiana por ippon, também no golden score.

"Ketleyn foi irrepreensível em todas as lutas", disse o campeão olímnpico Rogério Sampaio. "Ela pegou uma chave dificílima e se superou para alcançar essa conquista histórica".

Vale lembrar que primeira medalha do judô feminino em Campeonatos Mundiais também foi conquistada na categoria leve, quando a santista Danielle Zangrando ficou com o bronze, em Tókio, no Japão, em 1995.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições