Contra o Araguaia-MT, Grêmio inicia luta pelo penta e sonho de ir à Libertadores

Contra o Araguaia-MT, Grêmio inicia luta pelo penta e sonho de ir à Libertadores

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

O objetivo de uma temporada inteira. É o que significa a Copa do Brasil para o Grêmio. Nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), o Tricolor começa a caminhada em busca do quinto título da competição nacional (venceu em 89, 94, 97 e 2001). O famoso atalho para a Libertadores motiva um grupo qualificado, mas que ainda está em formação. Apesar do alto investimento, os gremistas estão longe do rendimento ideal. No Gauchão, mesmo depois de ter se classificado de forma antecipada para as quartas de final, a equipe gera desconfiança nos torcedores. Nada que não passe com uma vitória sobre o modesto Araguaia, do Mato Grosso. E se for por dois ou mais gols de diferença, o técnico Silas vai ter mais tempo para trabalhar, e dormir, tranquilo.

A partida começa às 19h30m (de Brasília), no estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis. O SporTV transmite ao vivo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances em Tempo Real.   

Para o Araguaia, um sonho possível

A motivação começou na temporada passada. O ano de 2009 entrou para a história do clube. Além do vice-campeonato estadual, fez grande campanha na Série D do Brasileirão. Mesmo depois de ter perdido seis pontos por escalar um jogador de forma irregular, ficou na sexta colocação. Caiu apenas nas quartas de final. Contra o Grêmio, a motivação é extra.

- A nossa preparação iniciou no dia 7 de janeiro. O Estadual é a nossa prioridade, mas a Copa do Brasil foi um presente que ganhamos no ano passado pelo vice-campeonato. Queremos fazer uma boa campanha, surpreender. O favoritismo é do Grêmio, mas queremos ser uma boa surpresa - disse o técnico Pedro Mendes.

Engana-se quem pensa que a única intenção é não perder por dois gols de diferença para evitar que o adversário elimine o jogo da volta.

- A intenção inicial é vencer o jogo. Claro que temos consciência do poder do Grêmio. Nosso time é jovem, com pouco investimento, humilde, com vários jogadores de 23, 24 anos. Mas temos de acreditar - comentou.

Ao mesmo tempo em que destaca a juventude do grupo, dois jogadores com mais de 30 anos formam o pilar do Araguaia. O goleiro Flávio Mendes, que tem passagem pelo Goiás, e o meia Verona, que jogou no Atlético-GO.

- Vamos fazer a nossa parte. Todos querem uma vitória e nós não somos diferentes. Dentro das quatro linhas, depende de cada um buscar aquilo que deseja. Podemos conseguir uma vitória. Que seja um empate. É um time que está em formação, não tem nem um mês, mas temos jogadores de qualidade, profissionais, bons. Espero que eu possa passar para eles o que já pude fazer na carreira. Jogar com time grande é bom porque deixa jogar. Vai ser bom, confio na minha equipe, diante da torcida que vai ver a partida - frisou o capitão Verona.

Hora de mostrar o que realmente pode

Silas não pode contar com quatro jogadores. O meia Hugo ficou em Porto Alegre para recuperar a forma física. O volante Adilson, que sente dores lombares, e o atacante Leandro, que tem um trauma no dedão do pé direito, não têm condições de jogo. O zagueiro Maurício cumpre suspensão pela briga com Obina, no Brasileirão do ano passado, quando ambos defendiam o Palmeiras.

O técnico deve manter a equipe do último jogo do Gauchão, quando goleou o Universidade por 5 a 1. A dúvida está entre Joílson e Saimon. O treinador pode colocar Mário Fernandes na zaga e lançar Joílson na lateral direita ou manter Mário como lateral e entrar com Saimon ao lado de Rafael Marques.

- O Joílson foi muito bem no Gre-Nal e, se tiver de colocar ele, não tem problema nenhum. Se colocar o Saimon na zaga, também não. O time me agradou muito no último jogo e é por esse caminho que a gente tem que seguir. A escolha de um ou de outro vai ser por questão de características do adversário - afirmou, em entrevista à "Rádio Gaúcha".

O meia Douglas terá a responsabilidade de criar as jogadas ofensivas. Será apenas a segunda partida dele como titular. Nada que assuste. Para Silas, apesar de ainda estar longe da melhor condição física, o jogador é de muita qualidade.

- O Douglas está aí, indo para o segundo jogo dele. É um atleta com características diferentes, que vai nos ajudar muito - frisou.  

Por: Richard Douza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições