Copa do Mundo de Natação volta ao RJ

Copa do Mundo de Natação volta ao RJ

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos anunciou nesta quarta-feira que o Circuito da Copa do Mundo de Natação da Federação Internacional voltará a ser disputado na cidade do Rio de Janeiro, e terá a primeira etapa deste ano de 10 a 12 de setembro, no Parque Aquático Maria Lenk.

A entrada do Brasil como país sede do circuito da Federação Internacional de Natação-FINA, em piscina de 25 metros, aconteceu em março de 1998. Foi a estréia de um país das Américas na organização do evento. O Circuito da FINA nasceu na capital japonesa, Tóquio, em 1979. A competição cresceu, ganhou importância e, nos últimos dez anos suas disputas são realizadas em cidades de todos os continentes.

Na temporada de 2004, a etapa brasileira se mudou para Belo Horizonte, no Minas Tênis Clube, e por lá ficou até 2008. Ano passado, com os recursos voltados para a participação no Mundial de Roma, o Brasil não organizou etapa da Copa, embora tenha enviado equipes para disputar as etapas no exterior.

O Campeonato Brasileiro Absoluto - Troféu José Finkel, inicialmente marcado para o mesmo final de semana, passou para o período de 20 a 26 de setembro, na piscina do Minas Tênis Clube. Nomes como os australianos Ian Thorpe e Geoff Huegill, os holandeses Peter van der Hoogeband e Inge de Bruijn já estiveram no Brasil, dentre outros.

''O Brasil entrou neste Circuito para encurtar as distâncias, ou seja, para aumentar as oportunidades de participação em eventos com os atletas de ponta. Com isso conseguimos dar aos nadadores desde muito cedo uma chance de intercâmbio, de participação em um evento de grande repercussão'', explicou o superintendente técnico da CBDA, Ricardo de Moura.

Confira a programação das etapas da Copa do Mundo de Natação em 2010:

- Rio de Janeiro (BRA) - 10/12 de setembro

- Pequim (CHN) - 12/13 de outubro

- Singapura (SIN) - 16/17 de outubro

- Tókio (JPN) - 20/21 de outubro

- Berlim (ALE) - 30/31 de outubro

- Moscou (RUS) - 2/3 de novembro

- Estocolmo (SUE) -  6/7 de novembro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições