Copa Mitsubishi mostra força da vela de São Paulo, em Ilhabela

Copa Mitsubishi mostra força da vela de São Paulo, em Ilhabela

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

Copa Mitsubishi mostra força da vela de São Paulo, em Ilhabela

Com a participação estimada de mais de 50 veleiros, começa neste sábado, a partir das 12h30, a quarta etapa do Circuito Ilhabela Copa Mitsubishi Motors, que também é o Campeonato Paulista de Oceano de 2008, em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. A competição, que tem sede, organização e realização do Yacht Club de Ilhabela (YC I), em cooperação com a Federação de Vela de São Paulo (Fevesp), prossegue neste domingo e termina nos dias 27 e 28, com a cerimônia de premiação após as provas do dia.

A expectativa é de grande competitividade nas regatas, inicialmente previstas para o Canal de São Sebastião. Afinal, vários destaques do esporte já confirmaram participação e estarão lutando pela vitória. Na ORC Internacional, por exemplo, que reúne os veleiros mais rápidos, terá uma boa disputa entre Touché/Safra, vice-campeão da Rolex Ilhabela Sailing Week; Handycam, líder e atual campeão do Circuito Ilhabela; Asa Alumínio, agora com nova equipe; Loyal/Red Nose, vice-líder do torneio; assim como barcos competitivos como Montecristo, Jazz, Orson, Triksu e Batuque.

Jazz, um Malbec 36 importado da Argentina, tem como comandante Valéria Ravani com uma tripulação predominante feminina. Neste final de semana, apenas dois homens vão ajudar nas tarefas que exigem mais força física no barco, já que é esperado vento forte.

?Ninguém vai entrar nesta competição esperando facilidades. Ao contrário, o nível técnico deve ser muito forte e só vamos torcer por bons ventos?, comentou Marcelo Massa, comandante do Loyal/Red Nose, um Jüdel Vrolijk de 48 pés, que terá o reforço do velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha.

Marcos Ferrari, do Handycam, um Bruce Farr de 42 pés, também está preparado para um grande equilíbrio. ?Vamos enfrentar adversários fortes e bem entrosados, que certamente exigirão muito. Temos de errar muito pouco?, lembrou o comandante, campeão da tradicional Regata Alcatrazes por Boreste ? Marinha do Brasil da Rolex Ilhabela Sailing Week.

Disputa acirrada - A mesma competitividade é aguarda nas outras classes. Na ORC Club 600, os quatro primeiros colocados na classificação geral - Realizado, Kawabunga, Asbar II e Fantasma, todos Delta 32 -, estão confirmados. Na ORC Club 700, devem brigar pelo título Tango II, Max e Corisco.

No HPE25, uma das atrações é o BlackBerry Bond Girl, campeão da Rolex. O veleiro é comandado pelo experiente Rique Wanderley, que tem vários titulos brasileiros, sul-americanos e participação na Olimpíada de Seul, na classe 470. Outros barcos dez veleiros devem comparecer nesta classe.

Na liderança da Copa Mitsubishi está o veleiro DasluHomem/Aventura, de José Octávio Mendes Vita, com 42 pontos. Participam da competição também o vice-líder Frattina, de Renato Frankenthal, o Black Jack, de Amadeu Bueno, o Verax/Sapeca, de Felipe Whitaker, o Brava, de Joca Sampaio Góes, e o Ginga, da família Chvaicer.

Estão previstas regatas também nas classes BRA RGS-SP, cujos líderes são Jambock, na ?A?, e Devaneiro, na ?B?, e na Bico de Proa, liderada por Devaneio.

Inscrições abertas

As inscrições poderão ser feitas nesta sexta-feira, das 18h30 às 22h30, e no sábado, das 8h30 às 11h30, na secretaria do YCI. Conforme definido para a etapa no regulamento do circuito, o valor da inscrição é de R$ 60,00 por tripulante. O tripulante mirim (menor de 15 anos ou com menos de 55 kg) é isento de pagamento de inscrição.

A Copa Mitsubishi Motors de 2008 ? 8ª. edição do Circuito Ilhabela de Vela de Oceano, que terá a última etapa disputada no final de novembro e início de dezembro, tem patrocínio da Mitsubishi Motors e Sony Handycam, com apoio do jornal O Ancoradouro, da Holt Nautos, Rádio Antena 1 e Mar&Vela.

Mais informações no site www.yci.com.br

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições