Coração de líder: Corinthians segura o Grêmio vence e respira aliviado

Coração de líder: Corinthians segura o Grêmio vence e respira aliviado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:29

O Corinthians vai comemorar seu 101º aniversário aliviado nesta quinta-feira - ganhou até canção de parabéns da torcida. Depois de duas derrotas consecutivas, o Timão reagiu ao vencer o Grêmio por 3 a 2, nesta quarta, no Pacaembu, e manteve a liderança do Campeonato Brasileiro pela 14ª rodada consecutiva. Pior para os gaúchos, que não conseguem se livrar do fantasma do rebaixamento para a Série B.

  Ramon comemora o terceiro gol do Corinthians contra o Grêmio (Foto: Ag. Estado)

O Grêmio, aliás, deixa São Paulo reclamando de um polêmico pênalti marcado pelo árbitro André Luiz de Freitas Castro (GO) de Adilson em Emerson no primeiro tempo. Os paulistas também esbravejaram bastante pelas expulsões do atacante Liedson, por cometer faltas em Fábio Rochemback e Edcarlos, e Edenílson, por atrasar o reinício do jogo. A equipe passou boa parte do segundo tempo sem dois atletas, mas mesmo assim segurou a pressão gremista.

A derrota não acaba com a instabilidade do Grêmio na competição e mantém o clube de Porto Alegre com apenas 21 pontos, entre os últimos colocados. Na próxima rodada, recebe o Atlético-PR, domingo, às 16h, no estádio Olímpico.

O triunfo faz o Corinthians respirar em meio a uma semana tumultuada, com direito a derrota para o arquirrival Palmeiras e muita cobrança da torcida. Agora, o Timão soma 40 pontos, ainda em primeiro. No domingo, pega o Coritiba, às 16h, no Couto Pereira. No duelo desta quarta-feira no Pacaembu, 15.468 pagantes geraram uma renda de R$ 439.924,00.

Apesar de toda pressão que o cercava, o Corinthians prestou solidariedade ao técnico Ricardo Gomes, do Vasco. Todos os atletas foram a campo com a mensagem “#FORÇARICARDOGOMES” na parte de trás do uniforme. O treinador teve um acidente vascular cerebral (AVC) durante o segundo tempo do clássico contra o Flamengo, domingo passado, no Engenhão, e segue internado.

Pênalti para o Timão; Grêmio iguala

A alteração tática proposta por Tite, trocando um atacante por um volante, deu maior movimentação e força para o Corinthians sufocar. O Timão criou bastante, controlou praticamente todo o primeiro tempo diante de um Grêmio cauteloso, mas faltou um pouco de capricho nas finalizações. Detalhe que sobrou para os gaúchos não ficarem atrás no placar.

Aberto pelo lado direito, o volante Edenílson formou com Alessandro a grande arma ofensiva do Alvinegro na etapa inicial. De lá, partiu o cruzamento para o lance mais polêmico do jogo, aos 16 minutos. Emerson disputou a bola com Adilson e caiu na área. O árbitro André Luiz de Freitas Castro (GO) marcou pênalti. Chicão fez 1 a 0 e, na comemoração, correu ao banco de reservas para abraçar Jorge Henrique, barrado pelo treinador.

O posicionamento adiantado de seus jogadores permitiu que o Corinthians segurasse a bola no campo de ataque e criasse mais oportunidades. Victor fez um milagre em chute de Alessandro que desviou na zaga. Mesmo sentado no gramado, o goleiro evitou com um soco que a bola o encobrisse. Ele voltou a aparecer em finalização cara a cara de Liedson.

Ao melhor estilo Celso Roth, o Grêmio mostrou suas armas para empatar. O Tricolor gaúcho se arriscou pouco, mas foi eficiente. O goleiro corintiano fez duas ótimas defesas espalmando uma bomba de Julio Cesar e parando Escudero sem marcação na área. A igualdade veio aos 40. Douglas, que já havia marcado outras duas vezes contra seu ex-clube, acertou uma linda cobrança de falta no ângulo direito da meta. Impossível pegar!

Expulsões, emoção e vitória do Corinthians

O Corinthians voltou para o segundo tempo com a mesma proposta de tentar encurralar o Grêmio nos primeiros minutos. A opção, porém, caiu por terra rapidamente. O Tricolor gaúcho encontrou espaços na marcação adversária e controlou a partida. Douglas quase fez o segundo com um belo chute de longe defendido por Julio Cesar. Vilson também perdeu boa chance furando uma cabeçada dentro da pequena área.

Com Danilo mal em campo, Tite apostou em Jorge Henrique para reagir. Não houve tempo para a alteração mostrar sua força. Aos 19, os paulistas recuperaram a vantagem. Paulinho roubou a bola de Fernando e disparou para a área para bater forte, no canto esquerdo de Victor. Empolgado, o Timão chegou ao terceiro dois minutos depois, com Ramon aproveitando confusão na área.

O jogo que parecia caminhar para um final tranquilo pegou fogo. O Grêmio respondeu logo em seguida. André Lima, aos 28, fez de cabeça e esquentou novamente a partida. Para piorar a situação do Corinthians, Liedson foi expulso por cometer duas faltas consecutivas em Fábio Rochemback e Edcarlos. Em seguida, Edenílson recebeu cartão vermelho por fazer “cera” - ele já tinha um amarelo e levou o segundo.

Os minutos finais ficaram dramáticos. O Grêmio foi para cima, mas não teve pernas para criar grandes chances. Ao Corinthians coube se defender de qualquer maneira. Julio Cesar, bastante exigido, brilhou. Empurrado pela torcida, o Timão não deu espaços, se fechou e recuperou a paz por mais alguns dias.                        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições