Corinthians empata no último lance com o Botafogo e segura liderança

Corinthians empata no último lance com o Botafogo e segura liderança

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

A torcida do Botafogo já comemorava a vitória de virada, mas no último lance da partida o Corinthians mostrou por que é um dos candidatos ao título. Com um gol de cabeça de Paulo André aos 47 minutos do segundo tempo, o Timão saiu do Engenhão, neste domingo, com um empate em 2 a 2 que o manteve invicto e líder do Campeonato Brasileiro, condição que terá por quase 40 dias, tempo que a competição ficará parada em virtude da disputa da Copa do Mundo  

O ponto conquistado no Rio de Janeiro foi suficiente para que o Corinthians seguisse no primeiro lugar do Brasileiro. No entanto, a equipe agora tem a companhia do Ceará, que venceu o Atlético-MG e também soma 17 pontos. Já o Botafogo chegou à quarta rodada sem conquistar uma vitória (dois empates e duas derrotas) e tem nove pontos em sete partidas. Por ironia, viu dois pontos voarem justamente na sua principal arma na temporada: a bola aérea.

A partida começou e logo ficou claro que o clima era de decisão para as duas equipes. O que se via era um confronto disputado, com forte marcação e poucas chances de gols de ambos os lados. E sem pode vibrar com lances de perigo, a torcida do Botafogo se levantou pela primeira vez para reclamar da arbitragem, aos 12 minutos, depois que o auxiliar Paulo Ricardo da Silva Conceição assinalou falta de Herrera em William, quando o argentino seguia em direção ao gol. Revoltado, o técnico Joel Santana esbravejou e jogou a famosa prancheta no chão. Mas não havia motivo: o argentino de fato puxara o rival pela camisa.

Embora bem posicionado defensivamente, o Botafogo pouco incomodava na parte ofensiva. Muito porque o atacante Caio foi designado para marcar Roberto Carlos e prendeu o lateral em seu campo, deixando Herrera com a função de correr para todos os lados. Mas aos poucos o primeiro tempo foi marcado pela diferença entre uma equipe com qualidade técnica e outra que limitava a dar chutões e tentar roubar bolas. Exemplo do primeiro caso, o Corinthians passou a dominar a partida, e abriu o placar num lance exemplar.

Aos 30 minutos, Renato tentou invadir a área e, com poucos recursos, foi desarmado, perdendo uma chance de gol para o Botafogo. O Corinthians armou o contra-ataque e, após receber lançamento de Elias, Bruno César avançou e, com um belo drible, deixou Alessandro no chão. Depois, chutou no canto direito de Jefferson, fazendo 1 a 0.

A partir de então, o Corinthians passou a valorizar a posse de bola, explorando os erros e o descontrole emocional do Botafogo. Enquanto Leandro Guerreiro e Lucio Flavio ficavam à beira do campo reclamando com o auxiliar sobre um possível toque de mão de um jogador corintiano dentro da área, Fábio Ferreira cruzava para Caio, que, frente a frente com o gol, chutava no travessão, aos 33 minutos.

Com Alessandro e Sandro Silva vaiados a cada toque na bola, o Botafogo não conseguia se articular. Já o Corinthians mostrava superioridade com sequências de toques de bola sem qualquer incômodo do adversário. E foi dessa forma que o time visitante apenas esperou o apito do intervalo.

O Corinthians voltou para o segundo tempo sem Dentinho, que sentiu dores na coxa esquerda no fim da primeira etapa. E antes que pudesse impedir a esperada pressão inicial do Botafogo, viu o time da casa empatar logo aos dois minutos. Graças à insistência de Herrera, que não se intimidou com a marcação e, numa posição supostamente desfavorável, arriscou um chute de perna esquerda. Felipe pulou em seu canto esquerdo e apenas espalmou. A bola sobrou para Renato, que encheu o pé, fazendo 1 a 1.

O gol do Botafogo teve como efeito imediato uma partida mais aberta. As duas equipes passaram a se preocupar mais com o ataque e alternaram jogadas ofensivas. No entanto, não mostravam qualidade no momento da conclusão. Aos 12 minutos o Alvinegro carioca perdeu o zagueiro Antônio Carlos, que deixou o campo sentindo dores na perna direita e foi substituído por Danny Morais.

E num confronto equilibrado, o gol poderia acontecer num lance de bola parada. Mas um momento favorável ao Corinthians em poucos segundos transformou-se na virada do Botafogo. Roberto Carlos cobrou falta na barreira, que se tornou um contra-ataque para o time carioca. Renato ganhou de Ralf e tocou para Marcelo Cordeiro, que avançou em velocidade e rolou para Lucio Flavio, que chutou, fazendo 2 a 1 aos 27 minutos.

A partir de então, o Botafogo passou a se fechar em sua defesa, esperando o Corinthians para tentar novamente marcar no contra-ataque. O time de Mano Menezes foi para cima e foi premiado com um gol aos 47 minutos, no último lance da partida. Defederico bateu escanteio, e Paulo André subiu para empatar.

Postado por: Cristiano Bitencourt

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições