Corinthians vence Lusa e lidera

Corinthians vence Lusa e lidera

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:15

No Pacaembu com maioria de corintianos nas arquibancadas, apesar de o mando ser da Portuguesa, a equipe do técnico Tite venceu por 2 a 0, gols de Willian e Ramirez, e assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato Paulista na noite desta quarta-feira, diante de 6.632 torcedores pelo menos até esta quinta-feira, quando a Fiel vai "secar" o rival Palmeiras diante do Oeste, também no Pacaembu.

No quesito aproveitamento, nota 10 para Willian. Depois de fazer o gol do triunfo sobre o São Caetano no último sábado, o atacante voltou a marcar e ainda criou a jogada do segundo, anotado por Ramírez, nesta quarta-feira. 

Relegado à reserva nos primeiros jogos da temporada, Willian coloca um trevo na cabeça de Tite com as boas atuações. O badalado e concorrido ataque alvinegro não deslanchou até o momento, sobretudo Liedson, em jejum há sete jogos – apenas Emerson e Elton também balançaram a rede. Na “meritocracia” criada pelo treinador, o “Cebolinha”, como é conhecido pelo cabelo espetado, começa a ganhar destaque.

A vantagem sobre a Lusa coloca o Corinthians em primeiro lugar momentaneamente e em boas condições para avançar à segunda fase. Com três vitórias seguidas, o Timão tem 23 pontos, mas ainda pode ser superado pelo arquirrival Palmeiras, adversário do Oeste, nesta quinta-feira, em São Paulo. Na próxima rodada, o Alvinegro enfrenta o Botafogo-SP, sábado, às 18h30m, novamente no Pacaembu.

A Portuguesa vê chegar ao fim sua série de dois resultados positivos e não consegue entrar no G-8. A Rubro-Verde está em nono lugar, com 12 pontos, e encara o São Caetano, domingo, às 18h30m, no estádio Anacleto Campanella, no ABC.

Portuguesa luta, Timão marca 

Visitante em sua própria casa, o Corinthians teve dificuldades para se encontrar nos primeiros minutos. Com três volantes e apenas Henrique, que completava seu centésimo jogo, na armação, a Portuguesa travou o setor de criação alvinegro. O problema foi criar. O máximo que a Lusa conseguiu na primeira etapa foi um perigoso chute de longa distância, ponto fraco de Julio Cesar.

O Timão cresceu quando seus meio-campistas passaram a trabalhar mais, segurando a bola na frente e permitindo a chegada dos laterais ao ataque. Weverton, criado na base do Timão, salvou a Rubro-Verde com duas grandes defesas em chutes de Liedson e Alex na entrada da grande área. Aos 29, na primeira vez que chegou à linha de fundo, Fábio Santos cruzou, Danilo desviou, e Willian bateu forte sem chances de defesa: 1 a 0.

A vantagem fez o Corinthians adotar um ritmo mais cadenciado para aproveitar os contra-ataques. Eles, porém, não apareceram. A Portuguesa esteve longe de mostrar reação. Wilson Júnior e Danilo pouco fizeram no ataque. De quebra, o Timão quase ampliou. Liedson, em jejum em 2012, assustou em cabeçada na pequena área que passou próxima ao travessão.

Jogo ganha velocidade

Jorginho percebeu nos vestiários a dificuldade da Portuguesa em finalizar. Por isso, trocou todo o ataque: saíram Wilson Júnior e Danilo para as entradas de Ananias e Ricardo Jesus. A Lusa, enfim, se recuperou diante de um Corinthians que errava bastante. O time ganhou velocidade, controlou o jogo no campo adversário, mas não conseguiu criar grandes chances. Na melhor delas, Raí bateu falta, e Julio Cesar espalmou.

Tite também notou a queda de produção do Timão e trocou Alex pelo peruano Ramírez, para dar mais qualidade ao meio de campo. A melhora não foi significativa, mas aconteceu. O segundo gol quase saiu, aos 31. Willian recebeu de Liedson pela liderança e soltou a bomba na trave esquerda. Dois minutos depois, em nova jogada do Cebolinha, o Corinthians ampliou. Weverton salvou em chute do Levezinho, mas Ramírez pegou o rebote na área e marcou.

O gol fez a Portuguesa abrir mão de buscar a reação. Nos minutos finais, o Corinthians gastou o tempo restante para vencer seu terceiro jogo seguido e assumir o primeiro lugar. A vaga no "mata-mata" está cada vez mais próxima, como sonhou Tite.

 

 

 

Com informações de Globo esporte e UOL

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições