Coritiba domina, vence o Palmeiras e deixa rival preocupado com degola

Coritiba domina, vence o Palmeiras e deixa rival preocupado com degola

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:22

O Coritiba não estava no Couto Pereira, mas se sentiu em casa na Arena Barueri. Jogou como e não tomou conhecimento do adversário, neste domingo. Diante de um Palmeiras cada vez mais perdido e sem reação, o Coxa teve pouco trabalho e só dependeu de dois contra-ataques certeiros para fazer 2 a 0, ficar tranquilo na tabela do Campeonato Brasileiro e deixar o rival em situação um pouco mais delicada – a zona de rebaixamento vai ficando cada vez mais próxima, a cinco rodadas do fim da competição.

Reeditando as boas atuações do primeiro semestre de 2011, o Coritiba mostrou um ataque insinuante e contou com ótima exibição de Everton Costa, o melhor em campo. Aos gritos de “olé” da revoltada torcida do Palmeiras, o Coxa chegou aos 48 pontos e está confortável no Brasileirão – os comandados de Marcelo Oliveira ainda têm remotas chances de classificação para a Taça Libertadores.

O Palmeiras até teve apoio da torcida (7.513 pagantes em Barueri, graças a uma promoção de ingressos), mas voltou a mostrar os erros dos últimos jogos e se manteve com 41 pontos na tabela. O Coxa, algoz da Copa do Brasil, deixou o time de Luiz Felipe Scolari a sete pontos da zona de rebaixamento. Em uma fase que nada dá certo, já são oito jogos sem vitórias e um risco cada vez mais real de viver novamente o pesadelo da Série B.     Na próxima rodada, o Coritiba recebe o Flamengo no Couto Pereira, domingo, às 17h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Palmeiras vai a Porto Alegre enfrentar o Grêmio - jogo duríssimo para quem precisa desesperadamente voltar a vencer.

  Davi comemora gol do Coxa: paranaenses foram absolutos na Arena Barueri (Foto: Ag. Estado)   Mais do mesmo...

O torcedor do Palmeiras só foi feliz nos momentos anteriores ao início da partida, quando o placar da Arena Barueri anunciou a vitória do América-MG por 2 a 1 sobre o Corinthians. Ao apito inicial de Alício Pena Júnior, o que se viu foi mais do mesmo.

Apesar do falso domínio nos primeiros dez minutos, o Verdão deixou transparecer sua falta de qualidade com a reação automática dos jogadores ao receberem a bola: todos procuravam Marcos Assunção, única fonte de criatividade no time.

Assunção voltava depois de três jogos fora, recuperando-se de uma luxação no ombro direito. E com ele voltou a mania de o Palmeiras depender excessivamente de cruzamentos e bolas paradas para ameaçar o adversário. Dos pés do capitão saiu a única jogada perigosa do time no primeiro tempo: um cruzamento perfeito para Luan, que cabeceou e viu a bola raspar a trave esquerda de Vanderlei.

O Coritiba, esperto, percebeu a desorientação palmeirense em campo. O técnico Marcelo Oliveira preparou a armadilha, chamou o Palmeiras para o jogo e deixou Everton Costa aberto pela esquerda e Marcos Aurélio pela direita, jogadores habilidosos e rápidos que dão dor de cabeça a qualquer defesa. A dupla ficou no mano a mano com Henrique e Thiago Heleno. Uma jogada perigosa era questão de tempo.

Aos 23 minutos, o contra-ataque certeiro apareceu. O “liso” Everton Costa não tomou conhecimento de Henrique e deixou Davi na cara do gol e sem goleiro para abrir o placar: 1 a 0 Coxa, em cima de um rival inoperante e com sérios problemas defensivos para resolver.

O tempo de bola que falta a Henrique sobra para os atacantes do Coritiba, que lembraram as ótimas atuações do início do ano – época em que o time somou 24 vitórias seguidas, incluindo um 6 a 0 no próprio Verdão. No intervalo, o torcedor que compareceu à Arena deu o aviso com muitas vaias: queria mudanças urgentes.

Reação por pouco tempo

Felipão entendeu a mensagem e resolveu arriscar lançando Maikon Leite na vaga de Rivaldo, que teve mais uma atuação ruim. Na base da pressão, do entusiasmo, o time conseguiu sufocar o Coritiba no início da segunda etapa e exigiu três boas defesas de Vanderlei, em duas finalizações de Luan e uma de Ricardo Bueno.

A torcida até que começou a se empolgar, mas o momento do Palmeiras não permite erros. Uma falha simples no ataque ocasionou outro contra-ataque muito bem aproveitado pelo Coxa. Marcos Aurélio e Leonardo trocaram passes como se estivessem num treino “fantasma”, sem adversário. Aos 11 minutos, Leonardo finalizou sem ser incomodado: 2 a 0 no placar.

Foi o estopim da revolta entre os palmeirenses. A saída de Tinga foi comemorada como um grito de gol engasgado – os mais desatentos pensariam que o time empatou a partida. O expulso João Vitor também recebeu "homenagens" da torcida. Os irônicos resolveram gritar “Luan é Seleção”, homenagem ao atacante, único que demonstrava algum poder de reação em campo.

Ainda é muito pouco para o Palmeiras, que vê a zona da degola cada vez mais próxima. Para o Coxa, a boa atuação dá alento: aquele time que encantou o Brasil no primeiro semestre ainda pode jogar muita bola.             Vídeo: Youtube

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições